maça com pasta de amendoim

A combinação de maçã com pasta de amendoim é uma opção de snack bastante nutritiva e saborosa para incluir no seu dia a dia.

Além de simplesmente misturar esses dois alimentos para um lanchinho saudável e prático, também dá para preparar diferentes receitas com os ingredientes.

Então, acompanhe o artigo para explorar as possibilidades de snacks, além de descobrir os benefícios da pasta de amendoim e da maçã. 

Maçã com pasta de amendoim: benefícios

A maçã contém alto teor de fibras solúveis, vitaminas do complexo B, vitamina C e E e ácido fosfórico. Dentre seus benefícios pode-se destacar controle dos níveis de insulina no sangue, favorecimento de perda de peso, potencial antioxidante e efeito prebiótico.

A pasta de amendoim também traz efeitos benéficos sobre a nossa saúde. É um alimento rico em gorduras boas, proteínas e fibras, contém vitamina E, coenzima Q10, magnésio, zinco, potássio e fósforo.

Com isso, ajuda a reduzir a pressão arterial, diminui os riscos de diabetes, previne doenças cardiovasculares e ainda fortalece os músculos.

Portanto, ao combinar esses dois ingredientes, você consegue aproveitar ainda mais benefícios para o organismo.

Confira também: Benefícios da Castanha de Caju: 5 Essenciais para sua Saúde

Maçã com pasta de amendoim: calorias

Uma colher de sopa de pasta de amendoim tem aproximadamente 90 calorias. Já a maçã possui cerca de 60 calorias por unidade média de 110g. 

Ou seja, se você consumir uma fruta inteira com um pouco de pasta de amendoim, você terá um snack repleto de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, mas com baixo teor calórico (cerca de 120 calorias).

Como comer maçã com pasta de amendoim?

Com tantos benefícios para a saúde e de quebra com baixo teor calórico, já deu para perceber que vale a pena consumir maçã com pasta de amendoim, né?

Confira agora três receitas deliciosas para testar essa combinação em casa e se apaixonar:

Sanduíche de maçã com pasta de amendoim

Essa receita é perfeita para matar a fome entre as principais refeições, no pós-treino ou até para tomar um bom café da manhã acompanhado de iogurte natural ou copo de leite vegetal.

Ainda é uma boa pedida como lanche saudável para crianças, tanto para comerem em casa, quanto para levarem para a escola.

Ingredientes

  • 1 maçã inteira
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim (sem açúcar)

Modo de preparo

Lave bem a maçã e corte em oito fatias homogêneas. Em seguida, corte em círculo o interior da fruta para retirar as sementes.

Pegue duas fatias e recheie com pasta de amendoim e junte-as como se fosse um sanduíche. 

Dica: dá para diversificar a receita ao escolher diferentes sabores de pasta de amendoim, como de cookies de chocolate ou chocolate branco da Naked Nuts.

maça com pasta de amendoim snack

Snack de maçã, pasta de amendoim e nuts

Além de super fácil e prático de preparar, o sabor fica incrível e o snack fornece as energias necessárias para você começar bem o dia, ir treinar ou saciar a fome em qualquer momento do dia. 

Ingredientes

  • 1 maçã inteira
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • castanhas, nozes e amêndoas picadas a gosto
  • uvas passas a gosto
  • canela

Modo de preparo

Corte as maçãs em aproximadamente oito fatias e retire as sementes. Em seguida, espalhe uma camada de pasta de amendoim em cada fatia.

Por último, cubra com castanhas, nozes e amêndoas picadinhas, adicione as uvas passas ou o topping que preferir por cima e finalize com uma pitada de canela. Pronto! 

Dica: Você também pode inovar e salpicar outros ingredientes em cima da maçã, como coco ralado, nibs de cacau, gotas de chocolate sem açúcar ou granola. A criatividade que manda!

Crumble de maçã

E que tal um crumble de maçã com pasta de amendoim para aliviar a vontade de comer um docinho ou surpreender em ocasiões especiais com uma sobremesa saudável? O preparo leva em torno de 45 minutos e rende seis porções!

Ingredientes

Farofa

  • 100 gramas aveia
  • 4 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • 3 colheres de sopa de xilitol (ou adoçante de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Maçã

  • 5 maçãs
  • 3 colheres de sopa de xilitol (ou adoçante de sua preferência)
  • 1 1/2 colher de sopa de araruta ou amido de milho
  • canela em pó

Calda

  • 3 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de pasta amendoim

Modo de preparo

Farofa

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e reserve na geladeira enquanto você prepara o restante da receita.

Maçã

Na assadeira, espalhe o xilitol e pique a maçã sobre ele. Conforme for cortando, vá misturando para as maçãs não oxidarem. Acrescente os demais ingredientes e misture. 

Depois, adicione a farofa sobre as maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos.

Calda

Misture todos os ingredientes com ajuda de uma colher até a mistura ficar homogênea. Se necessário, você pode aquecer em fogo baixo ou no micro-ondas. Jogue por cima da sobremesa quando tirá-la do forno.

Perguntas frequentes sobre pasta de amendoim

Agora que já sabe como preparar receitas deliciosas e práticas, é hora de tirar todas suas dúvidas sobre a pasta de amendoim.

O que se come com pasta de amendoim?

Além de poder comer maçã com pasta de amendoim, você ainda pode consumir esse alimento de muitas outras formas:

  • com outras frutas, como banana, pêra, mamão e abacate;
  • shakes e vitaminas;
  • no café;
  • com pães, tapiocas e crepiocas;
  • no mingau de aveia;
  • bolos de caneca;
  • etc.
maça com pasta de amendoim como comer

Como comer pasta de amendoim no café da manhã?

A pasta de amendoim é uma opção interessante para complementar seu café da manhã e deixá-lo mais nutritivo. O ingrediente fornece bastante energia para você começar bem o dia! 

É possível, por exemplo, colocar a pasta de amendoim em panquecas e complementar com frutas ou bater o ingrediente com banana, leite vegetal e whey protein para fazer um shake proteico.

Para que serve pasta de amendoim para quem treina?

A pasta de amendoim é rica em proteínas, importante para o desenvolvimento muscular no treino. Também há potássio, mineral que contribui para a formação adequada dos músculos e que ajuda a evitar cãibras, dores musculares e fadiga.

Conclusão

Se você ama um snack saudável, delicioso e prático, já pode apostar na combinação de maçã com pasta de amendoim. Dá para simplesmente misturar os dois alimentos ou incrementá-los em outras receitas. 

Leia também: Biscoito com pasta de amendoim: confira 5 receitas imperdíveis