Você acredita que pasta de amendoim integral engorda? Na verdade, a pasta de amendoim, por conta do seu principal e único ingrediente, possui diversos benefícios associados ao mesmo, como fibras, gorduras “boas”, proteínas, minerais e antioxidantes. Estes, auxiliam no processo do emagrecimento saudável e no processo de aumento da massa muscular, podendo ser inseridos em diversas receitas.

Quer conhecer mais sobre esse alimento que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro? Então, vem ver o conteúdo que separamos para você.

O que é pasta de amendoim integral?

A pasta de amendoim integral é uma preparação feita a partir do amendoim, onde o mesmo passa por alguns processos, até que esteja hábil para consumo no formato de pasta. O fato de ser integral, indica que durante o processo produtivo não existe adição de outros compostos, aditivos químicos ou ingredientes à sua preparação.

Em sua generalidade, a pasta de amendoim apresenta uma predominância de gorduras, especialmente insaturadas, além de uma boa quantidade de proteínas por porção, com uma média de 75 kcal a 100 kcal na maioria dos casos, sem açúcar ou aditivos.

Este produto oferece uma riqueza de nutrientes, que se encontram especialmente na composição do amendoim, que é um membro do grupo das “Leguminosas” (compostas por grãos vegetais, como feijão, soja, lentilha, etc). Classificando mais especificamente, o amendoim é uma leguminosa oleaginosa, ou seja, ele é composto por sementes aptas para consumo, ricas em compostos bioativos e gorduras, especialmente as insaturadas (que auxiliam em diversos processos corporais). Sendo assim, o amendoim pode auxiliar (e muito) na manutenção e melhora da nossa saúde.

Entretanto, a pasta de amendoim integral não é a única que possui vantagens na sua ingestão. As demais pastas de amendoim da Naked Nuts também apresentam essa capacidade, porém através dos mais variados e deliciosos sabores. Isso se deve ao fato de seu principal ingrediente, em maior concentração, ser o próprio amendoim.

5 Benefícios da Pasta de Amendoim Integral

Os benefícios da pasta de amendoim integral são grandes e hoje, citaremos 5 deles:

1. Proteínas 

O amendoim é um alimento que além de proporcionar uma ótima fonte de gorduras, também fornece uma alta gama de proteínas, com uma variedade grande e eficiente de aminoácidos. Além disso, ele também auxilia no aporte protéico diário de muitos consumidores, vegetarianos ou não. 

Por incrível que pareça, quando comparado a outros alimentos, como alguns cortes de carne animal, o amendoim possui um teor proteico semelhante ou até mesmo maior, mas quando comparado, ao queridinho da proteína, o ovo de galinha, possui praticamente o dobro de proteínas!

2. Vitaminas e minerais

Alta presença de Magnésio e Zinco, presentes em diversas reações metabólicas do organismo, auxiliando no funcionamento e integridade do mesmo. Também temos a presença de Niacina, a famosa vitamina B3, a qual auxilia no funcionamento cognitivo, mas sem deixar de lado o Resveratrol do amendoim, um composto bioativo, que possui ações benéficas ao corpo, por sua atividade antioxidante e pelos demais minerais de sua constituição. 

3. Absorção

A pasta de amendoim integral possui predominância de gorduras, o que possibilita a absorção de vitaminas chamadas de lipossolúveis, aquelas que possuem solubilidade em gorduras, sendo elas as vitaminas A, D, E e K, viabilizando sua passagem pelas células do intestino e seu transporte.

4. Gorduras

Por que a gordura conhecida como “boa” é considerada boa?

Bom, a gordura proporcionada pelo amendoim, constitui um tipo de nutriente benéfico com ação ativa em nosso corpo, auxiliando na redução do colesterol “ruim” (chamado na verdade de LDL-c) e no aumento do colesterol “bom” (chamado de HDL-c), além de promover a proteção/manutenção do sistema cardiovascular, melhorar o perfil lipídico do nosso organismo e auxiliar na integridade de nossa membrana celular, entre diversas outras funções. 

Sendo assim, as gorduras, muitas vezes vistas como vilãs, na verdade são heróis em nossa vida!

5. Fibras

As fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal, nutrindo bactérias benéficas à nossa microbiota, melhorando desde fatores de inflamação até de absorção de nutrientes, constituindo também, um fator adicional para a defesa do nosso organismo. Além disso, tem papel ativo nos níveis de colesterol e até no grau de absorção do mesmo em nosso intestino.

Pasta de Amendoim Integral engorda?

Não! Nenhum alimento tem poder ou capacidade “engordativa” ou “emagrecedora” por si só, sendo que “a diferença entre o veneno e o remédio está na dose”, parafraseando a médica do esporte, Rafaella Sinisgalli.

O que acontece na verdade é que, por ser um alimento com uma maior densidade calórica, muitas vezes é confundido e transformado em vilão como engordativo, quando na verdade o que constitui o ganho ou perda de peso é o superávit ou déficit calórico, respectivamente. Logo, podemos concluir que o fator limitante para a mudança de peso encontra-se no consumo diário de energia e não em um alimento isolado.

A pasta de amendoim integral (ou não integral), possui uma grande versatilidade, por ser capaz de agir tanto a favor do emagrecimento, quanto da hipertrofia e do ganho de peso. Mas por quê?

Por possuir gorduras, fibras e proteínas de forma predominante em sua composição, a mesma é capaz de prover um maior poder sacietógeno (gera saciedade por conta das gorduras, fibras e proteínas presentes), o que contribui para déficit calórico (quando ingerimos menos do que gastamos) e, assim, auxilia na redução de peso de forma saudável, com diversos nutrientes que são oferecidos. No caso do ganho de peso e hipertrofia, por oferecer uma alta quantidade de energia em pequenas porções, a pasta de amendoim auxilia na constituição de um superávit calórico (quando ingerimos mais do que gastamos), fator limitante para o aumento de peso, ofertando também proteína e gorduras de qualidade, essenciais nesse processo.

Quando consumir pasta de amendoim integral?

Para a maior parte dos indivíduos, a pasta de amendoim integral pode ser encaixada em qualquer momento do dia, assim como as pastas de amendoim da Naked Nuts. Independente do indivíduo ser praticante de atividade física ou não, principalmente em refeições menores ou como um complemento às mesmas, sendo a quantidade variável para cada um.

Manhã

Durante a primeira fase do dia, a pasta de amendoim integral costuma ser consumida ou no café da manhã, ou no lanche intermediário da manhã, acompanhada de frutas ou outra fonte de carboidratos de sua escolha, proporcionando sabor apelativo aos sentidos, nutrientes essenciais ao corpo e a energia necessária para ser usada ao longo do dia, nesse momento de desjejum.

Tarde

Comumente é observado o consumo de pastas de amendoim integral no período da tarde, principalmente em “lanches”, proporcionando fibras, gorduras e proteína para manter a saciedade por mais tempo até a próxima refeição, interromper o catabolismo e manter a síntese de proteínas no corpo constante, além de auxiliar no transporte de vitaminas A, D, E e K.

Noite

Por ser uma ótima fonte de gorduras, a pasta de amendoim integral pode auxiliar durante uma refeição antes do jantar ou até numa ceia pela redução da velocidade do esvaziamento estomacal, tornando a digestão e absorção de nutrientes mais devagar, ideal para uma noite de sono profunda. 

Um exemplo dessa lentificação da absorção nutritiva, encontra-se no carboidrato, onde, quando essa gordura é combinada com o carboidrato, reduz drasticamente a velocidade de elevação da glicemia (glicose no sangue), reduzindo também o impacto na produção de insulina.

Além disso, sua constituição proteica com diferentes aminoácidos, pode auxiliar na indução ao sono, conforme a quantidade ingerida.

Receita com pasta de amendoim integral

Existem diversas receitas com pasta de amendoim integral, mas hoje traremos uma receita rápida, gostosa e prazerosa de ser feita para aquelas manhãs ou tardes depois de um exercício físico!

Confira aqui “Como Fazer Shake de Banana Com Pasta de Amendoim”

Conclusão

A pasta de amendoim integral pode ser consumida por indivíduos que não apresentem alergias ao amendoim ou qualquer limitação relacionada a esse produto, podendo ser encaixada em diferentes momentos e contextos ao longo do dia conforme a individualidade de cada um, oferecendo muitos nutrientes e benefícios à saúde. As pastas de amendoim da Naked Nuts, são ótimas apostas para a introdução desse superalimento em sua dieta/ rotina!

Corra para  aproveitar todos os benefícios que esse alimento tem a oferecer, em nosso site.