alimentos bons para como aumentar a imunidade naked nuts

A vida é sustentada por diversos fatores, mas o conjunto de mecanismos que protegem a nossa vida dos diferentes vírus, bactérias, fungos, cortes, dores e diversas outras ocasionalidades, é chamado de sistema imune.

O sistema imunológico, mais conhecido como imunidade, é o principal complexo de defesa do organismo e abrange todas as formas de barreira possíveis, desde a saliva ou da lágrima, até células brancas que sempre estão naquelas folhas de exame de sangue.

A imunidade é comumente dita como alta ou baixa, boa ou ruim, mas na linguagem nua e crua, o que isso quer dizer? O que é imunidade? Como posso aumentá-la?

Se você quer a resposta dessa e de outras perguntas, fique com a gente até o final!

O que é imunidade e qual o papel no nosso organismo?

A imunidade é o conjunto de mecanismos, substâncias e respostas que o nosso organismo tem a qualquer momento diante de uma possível ameaça, visando proteger e defender a integridade dos nossos sistemas.

O corpo é um maquinário complexo e muito evoluído, no entanto, há diferentes tipos de outros organismos e de situações em que ele acaba ficando em perigo. Quando treinamos ou nos cortamos, por exemplo, nosso corpo inflama para viabilizar a reparação daquele tecido. 

Em casos de incidência de vírus ou de bactérias, nosso corpo também tem uma reação de combate a esses agentes. Após essas situações de inflamação, o sistema imune se encarrega com a desinflamação do tecido alvo também.

Sendo assim, de forma resumida: a imunidade é um dos sistemas mais complexos do organismo, responsável por manter a integridade da vida.

pasta de castanha de caju sabor cocada que ajuda em como aumentar a imunidade

Como aumentar a imunidade?

A imunidade de algumas pessoas costuma andar “baixa”, sendo que, de forma mais clara, a imunidade dessas pessoas andam com um combate abaixo do ideal para um indivíduo saudável. No entanto, como podemos “aumentar” a sua ação?

Como dito anteriormente, o combate ideal contra microorganismos danosos ou situações de maior dano ao organismo (como após o treinamento), é referente a indivíduos saudáveis, com o sistema imunitário estabilizado, logo, fatores que influenciam o estilo de vida de alguém, influenciam sua capacidade imunitária, como a alimentação balanceada e diversificada (rica em nutrientes, com boa quantidade, harmônica e adequada para um indivíduo).

A prática regular de exercícios físicos (pontualmente, pode afetar a imunidade de forma negativa, mas cronicamente, fortalece seus mecanismos). Uma noite de sono regulada (sem interrupções, com horários fixos, pouca exposição à luz, sem a ingestão de estimulantes, por um tempo ideal e com um ambiente de clima ameno/confortável). 

Além de uma boa teia de relacionamentos e comunicação, assim como um equilíbrio emocional e saúde mental muito bem trabalhados!

Algumas dicas para manter a imunidade são:

  • reduza o consumo de alimentos ultra processados e aumente o de alimentos in natura e minimamente processados (no entanto, há certos alimentos processados que, no contexto certo, conseguem auxiliar);
  • beba água em quantidades ideais (se ainda não sabe o quanto seria o ideal, acesse o nosso artigo sobre beber água);
  • pratique exercícios físicos constantemente (pelo menos, 30 minutos por dia de caminhada, que podem ser fracionados no decorrer do seu tempo acordado);
  • preze pelo seu sono;
  • consuma entre 25-35g de fibras por dia (se for adulto), como a pasta de castanha de caju sabor cocada;
  • reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
  • aumente as porções de frutas durante o dia;
  • tome banho de sol;
  • higienize-se bem;
  • consuma vegetais diariamente;
  • cuide da sua saúde mental.
pasta de castanha de caju sabor chocolate branco que ajuda em como aumentar a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade e como inseri-los na alimentação

Uma das maiores falácias do mundo moderno é essa: “alimentos que aumentam a imunidade”. Entenda, com base no que expliquei anteriormente, um alimento apenas seria capaz de aumentar a imunidade?

Temos um jovem de 20 anos, que fica dentro do quarto 12h por dia, dorme 4h por noite e apenas sai para comer 3 vezes ao dia. Supondo que em 3 refeições ele consuma doses ideais de vitaminas e minerais (que sejam de fontes alimentares).

Além do suficiente de energia para o organismo, será que esse garoto poderia ter uma imunidade boa? Claro, de forma investigativa, com exames e a exposição desse indivíduo a diferentes tipos de situações no decorrer de algumas semanas, poderíamos avaliar sua imunidade e tirar nossas próprias conclusões.

No entanto, há uma maior probabilidade de esse indivíduo, pela ausência de exposição à luz solar, a falta de prática de exercícios físicos, o sedentarismo, a menor exposição ao ambiente externo e por diversos outros fatores, contrair doenças, possuir maior dificuldade de combatê-las e ainda despender de mais energia para um mesmo esforço de combate aos “malfeitores” presentes no organismo.

Mas se fossemos listar alguns alimentos importantes para “fortalecer” a imunidade, diria que seriam:

  • alimentos fontes e ricos em vitamina C;
  • fibras;
  • carboidratos em quantidades ideais;
  • proteínas de alto valor biológico (ou um misto das que possuem baixo);
  • água;
  • gorduras insaturadas (você encontra na pasta de castanha de caju sabor chocolate branco);
  • frutas.

Sendo assim, sugerimos que preste atenção no seu contexto de vida atual e implemente as atitudes mencionadas de forma gradativa!

Esperamos que tenha gostado!

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

Conheça a Naked Nuts
Conheça