saúde mental

Introdução – Saúde mental

A saúde mental é uma das pautas mais abordadas atualmente…

Na era da produtividade, o que possui maior comprometimento é a nossa saúde mental. São tantas informações, dizeres, opiniões, demandas, atividades e milhares de ações que nossa cabeça passa a se sentir, mesmo que de maneira inconsciente muitas vezes, sobrecarregada com o ambiente.

E hoje, saúde mental é um diferencial imenso para o dia a dia intrapessoal, interpessoal ou profissional.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, a definição de saúde mental, como cuidar dela, alguns transtornos comuns na atualidade e até como melhorar esse aspecto da nossa vida.

Fica com a gente!

O que é saúde mental?

Saúde mental é um assunto difícil de definir, isso porque a OMS (Organização Mundial da Saúde) defende que não há uma definição oficial para isso, visto que a mesma é muito individual…

No entanto, podemos associar saúde mental mais à palavra “como” do que à definição  “o que”, logo, pense em saúde mental como a maneira com a qual você responde às demandas, adversidades e cenários da vida, que promovem mudança, se adaptando, lidando e convivendo com o que surge, tanto fora, quanto dentro da sua mente.

Se fossemos resumir, saúde mental exprime a maneira com a qual você reage ao mundo à sua volta e o mundo dentro de você. Nisso, nossas emoções são resultados diante de pensamentos, que são os nossos processos mentais para o entendimento da realidade.

Com isso, a saúde mental pode ser influenciada por outras pessoas, nós mesmos, objetos, ações, contextos, escritos, comida… enfim, tudo! Por isso, cuidar dela é de suma importância para a manutenção da nossa saúde.

Pasta de Mix de Nuts Sabor avelã - Naked Nuts

Saúde mental e o século 21

A qualidade da nossa saúde mental está muito ligada com a maneira com que lidamos com as nossas emoções e no século 21, saúde mental nunca foi tão debatida e tantos casos demonstraram o quão baixa está a qualidade dela em muitas pessoas.

Com o advento da COVID-19, um assunto que já era crescente, se intensificou mais, afinal, muitas pessoas passaram por episódios de pânico, medo e incertezas, o que ao nosso ver o último fator é um dos mais influentes sobre saúde mental.

O século 21 é marcado por incertezas constantes e maiores do que no passado, pois a volatilidade da realidade é maior, logo, nossa saúde mental fica à mercê disso.

Uma nova tecnologia pode comprometer seu emprego, um novo projeto de lei pode limitar seu papel profissional e um novo vírus, por exemplo, pode colocar em risco a sua saúde física e sua saúde mental.

Muitas pessoas buscam refúgios imediatos, como “escravos do desejo”, achando que a liberdade pode ser a saída para o domínio da qualidade da sua saúde mental, no entanto,  Kant dizia: livre não é aquele que faz o que quer, mas aquele que faz o que não quer.

E ainda há aqueles que acreditam que a saída está em ser livre de qualquer sensação “ruim”, seja a emoção da raiva ou tristeza, saúde mental não sobre a ausência desses sentimentos, mas sim sobre saber lidar da maneira mais positiva com os conflitos pelos quais passamos.

Portanto, saúde mental no século 21 não é sobre estar livre de problemas e transtornos, mas sim sobre manejar isso, o que não é tão simples assim. Não é à toa que diagnósticos de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e TDM/TDP (Transtorno de Depressão Maior ou Profunda) aumentaram tanto, né?

Transtornos psicológicos

Quando pensamos no conceito de transtornos, somos levados a uma ideia mais ampla, na qual assimilamos com variedade e, no caso de transtornos psicológicos, possuímos diversas causas que nos levam a um cenário de comprometimento da saúde mental.

E por que temos diversas causas?

Bom, cada pessoa tem uma história de vida diferente e essa individualidade influencia diretamente a nossa saúde mental de maneira positiva e negativa, o que também influencia, quando em acompanhamento psicológico, a maneira mais eficaz de tratamento.

Com isso, vamos falar de maneira breve sobre alguns dos mais comuns?

Transtornos de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade são aqueles que apresentam uma característica de medo, ansiedade e perturbações à mente de forma compartilhada e sustentada, não apenas de maneira pontual, segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais V).

De acordo com um resumo, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25% no mundo, apenas no primeiro ano da pandemia. Com isso, diversos governos incluíram o apoio à saúde mental em seus programas de resposta à COVID-19.

Os transtornos de ansiedade podem ser vários, com os diagnósticos diferenciais sendo:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada
  • Transtorno de Pânico
  • Agorafobia
  • Transtorno de conduta
  • Transtorno de ansiedade social, entre outros.

Transtornos depressivos

Os transtornos depressivos podem afetar demasiadamente a saúde mental, classificados como transtorno disruptivo de desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, entre outros. 

Ainda segundo o DSM-V, o transtorno depressivo maior representa a condição clássica dessa classe de transtornos, sendo caracterizado por episódios distintos de pelo menos duas semanas de duração, mesmo que a maioria dos episódios dure um tempo maior, envolvendo alterações nítidas na forma de se portar para o mundo, no raciocínio, em funções neurovegetativas e a ausência de sintomas entre episódios, enganando sua percepção sobre a saúde mental.

Pasta de mix de nuts sabor leite em po - naked nuts auxiliar na saude mental

Como cuidar da sua saúde mental?

Quando o papo é sobre a manutenção da saúde mental, precisamos ter em mente que pequenas ações podem gerar grandes resultados e isso envolve completamente o autocuidado.

O autocuidado envolve áreas como nutrição, atividade física, práticas de mente e corpo, espiritualidade, relacionamentos e até o seu contato com o mundo.

Com isso, surgem abordagens como a medicina integrativa, onde surge a necessidade do tratamento do indivíduo em todos esses âmbitos do autocuidado.

Dessa forma, temos algumas sugestões para você aplicar no seu dia a dia e cuidar da sua saúde mental:

  • Meditação;
  • Prática esportiva do seu gosto;
  • Alimentação saudável, de forma nutritiva e saborosa como a Naked apoia;
  • Praticar a atenção plena;
  • Prezar por momento de saúde e bem-estar;
  • Ponderar o valor necessário para cada adversidade do dia a dia;
  • Manter uma rotina;
  • Dormir bem;
  • Fazer acompanhamento médico constante;
  • Controlar o estresse;
  • Desconectar-se do celular e permitir que o tédio faça parte do seu dia.

Como melhorar a saúde mental?

Para quem está enfrentando problemas, implementar as práticas de autocuidado mencionadas acima, pode ajudar, no entanto, isso não diminui ou substitui a necessidade de um acompanhamento profissional devido, como no caso do acompanhamento psicológico por um profissional de psicologia.

Todos os profissionais podem contribuir para atividades que influenciam a saúde mental, mas o (a) psicólogo (a) é o profissional com o papel mais essencial para a manutenção da saúde.

Com isso, profissionais como @eslendeanogare, @psi.alyssa, @jaquelinecorinthopsi e @alicementesaudavel são nomes dentro do Instagram os quais trazem conteúdos riquíssimos do assunto.

Além disso, a saúde mental não deve ser trabalhada com profissionais apenas em seu patamar menos saudável, mas também quando está em seu ápice afinal, o psicólogo tem um papel acima disso, conforme Alyssa Yasutake (@psi.alyssa) disse em entrevista para essa postagem:

“Muitas pessoas pensam que o papel do psicólogo e a busca pela terapia deve ser feita só quando a pessoa está no fundo do poço, passando por algo extremamente difícil ou em um conflito muito grande com as emoções. Mas a verdade é que quando chega nesse nível é porque já passou da hora de buscar ajuda.”

“A terapia não serve apenas pra te ajudar nos momentos ruins, mas pra fortalecer e potencializar os momentos bons, aquilo que você faz bem, que você gosta em si mesmo e que podemos trabalhar pra que seja melhor ainda. Terapia também é prevenção. Você não deixa pra ir no médico só quando está muito doente, você faz exames periódicos pra se certificar de que está tudo bem. Com a terapia é a mesma coisa, você pode aprender a lidar com as suas emoções antes que elas se tornem um problema.” – Alyssa Yasutake, psicóloga pós-graduanda com formação em TCC e DBT.

Saúde mental no trabalho

A saúde mental no trabalho acaba sendo um assunto cada vez mais discutido.

Principalmente no ambiente empresarial comum da atualidade, onde cargas horárias acabam sendo extrapoladas do ideal trabalhista.

Com isso, a saúde mental acaba sendo a mais atingida e, por antes nunca ter sido pensado, o acompanhamento psicológico do trabalhador se resume a poucas esferas, as quais quase nunca averiguam esse cenário.

Triste? Sim, contudo esse é um indicador para que mais políticas dentro das empresas sejam empregadas para a manutenção e prevenção de saúde do trabalhador.

Nós separamos algumas dicas para vocês a seguir:

  • Meditar em um ambiente reservado e calmo;
  • Separar horários de pausa, como almoço e café da manhã/tarde, para realmente descansar;
  • Realizar alongamentos das mãos e do corpo;
  • Andar pelo ambiente de trabalho a cada uma hora;
  • Se alimentar com qualidade, como com a pasta de mix de Nuts sabor avelã da Naked Nuts;
  • Não levar trabalho extra para casa;
  • Aderir a uma rotina de exercícios físicos;
  • Planejar suas atividades com antecedência;
  • Quebrá-las em “small-steps”.

Conclusão

A saúde mental necessita de cada vez mais atenção, por isso não podíamos deixar de lado essa pauta tão relevante!

Esperamos que somem algo produtivo dos textos e que deem a devida atenção à sua saúde mental.

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar, além disso, existimos para que as pessoas se alimentem melhor e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

Conheça a Naked Nuts
Conheça