Brownies fit de chocolate com pasta de amendoim

Começo de ano é sinônimo de mudanças, expectativas e muitos desejos! Porém, para cumprir esses objetivos é muito importante manter uma organização desde o começo do ano para você atingir todos os seus objetivos. Nesse texto iremos te ajudar, com 10 dicas para começar o seu ano novo, a estabelecer uma vida mais saudável, equilibrada e organizada para esse novo ciclo que se inicia. 

Nessa matéria você  irá encontrar:

  • Dicas de Lifestyle 
  • Dicas de alimentação

Boa leitura!

Pasta de amendoim com chocolate branco Naked Nuts

Dicas de Lifestyle

Faça uma lista de metas

Todos nós temos objetivos e metas que sempre sonhamos em realizar, mas nunca encontramos tempo. 

Uma ótima maneira de começar o ano com o pé direito é escrevendo suas metas para aquele novo ano ou até mesmo para a vida. Dessa forma, será possível se organizar previamente e fazer com que seus objetivos se tornem realmente viáveis. 

Uma ótima maneira de organizá-los é estimado um tempo limite ou desejado, para que esses se tornem mais específicos e você tenha mais foco na hora da realização.

Você pode dividi-los em objetivos de curto, médio e longo prazo ou colocar datas mais específicas, como por exemplo, guardar x reais até seu aniversário para fazer aquela viagem tão desejada! 

Caso seu objetivo seja algo mais duradouro e semanal, como por exemplo fazer exercício, é interessante estipular quantas vezes na semana você deseja realizar essa atividade.

É muito importante que suas metas e objetivos sejam todas atingíveis e aplicáveis a sua realidade.

Comece um exercício novo 

Aproveitando sua lista de metas, inclua nela começar um novo exercício que você ache que pode se apaixonar. 

Ter uma rotina que inclua exercícios ajuda a manter uma vida mais equilibrada e saudável! E principalmente para quem gosta de uma rotina mais dinâmica, procurar um novo esporte pode ser uma ótima opção para movimentar o dia a dia!

Além disso, não ache que exercício precisa ser apenas para o corpo, muitas vezes nos esquecemos, mas exercitar a mente é de extrema importância para uma vida mais saudável e duradoura.

Procure encontrar livros que você tem vontade de ler, reciclar seu conhecimento ou até mesmo começar um novo estudo sobre algo que você quer aprimorar ou conhecer! Afinal, nada melhor que relaxar a mente com algo que te desperta interesse!

Sorvete fit de banana

Faça um Check-Up

É sempre muito importante fazer aquela check-up geral no começo do ano!

Isso te ajudará a identificar qual rotina você deve adotar, sempre buscando melhorar a sua saúde!

Para isso, procure um médico para te auxiliar e passar os exames necessários.

Encontre novos Hobbies

Aqui se encontra uma outra maneira de exercitar a mente com paixão! 

Procure explorar novos territórios e encontrar novos hobbies, isso te ajudará a tornar sua rotina mais leve!

Um Hobby pode ser qualquer atividade que te traga leveza e prazer, podendo ou não ter uma recompensa final, ou seja, pode ser ir ao pilates, ou pintar, escrever, qualquer coisa que te ajudará a desligar um pouco do mundo e curtir o momento!

Se organize 

Por fim, mas não mesmo importante, depois de ter estipulado todas as suas metas, buscando novos Hobbies e exercícios, se organize! 

Seus planos dificilmente sairão do papel se você não se organizar! Tire um tempo no começo do ano e organize todas as suas pendências!

Estabeleça uma rotina, pois isso irá te ajudar a otimizar seu tempo e vai com certeza te proporcionar mais tempo livre, deixando seu dia a dia mais flexível e gostoso!

Além disso, aproveite também e organize suas finanças e outras pendências que exigirão organização para que você consiga cumprir suas metas.

Vale lembrar que uma vez feito isso no final do ano, é importante que no restante dele haja manutenção e adequação a sua realidade. Essa deve ser feita semanalmente ou, dependendo do caso, mensalmente.

Dicas de alimentação

Aumente o consumo de água 

O corpo humano é composto 60% por água, o que explica a importância da ingestão constante da mesma. A água ajuda a equilibrar o funcionamento do nosso corpo, colaborando com a  hidratação corporal, contribuindo com a formação das células e favorece uma boa digestão.  

A ingestão de chás também é muito importante, como foi dito pela nutricionista Vitória Falcão na matéria sobre como manter o equilíbrio no final do ano (link da nossa matéria).

Invista nas fibras

Uma alimentação repleta de fibras vai ajudar a manter seu corpo mais equilibrado, uma vez que essa substância proporciona saciedade, redução do colesterol, ajudam a controlar os níveis de açúcar, atuam na prevenção do câncer e garantem um bem-estar intestinal.

As fibras podem ser encontradas em vários alimentos como frutas, legumes e vegetais.

Vale ressaltar que o efeito das fibras é potencializado com a ingestão de água, ou seja, é essencial seguir a dica dada anteriormente, de sempre ingerir bastante água, para que as fibras atinjam seu funcionamento. 

Aposte em alimentos que te deem energia

Principalmente no café da manhã, é de extrema importância fazer uma refeição que te dê energia para aguentar o restante do dia. Falamos um pouco mais sobre essa refeição em nossa matéria sobre 10 alimentos saudáveis para o seu café da manhã, vale a pena dar uma olhada!

Alimentos mais energéticos normalmente te trazem mais saciedade e assim mais disposição para encarar o cotidiano.

Faça escolhas saudáveis

Dieta não é sobre abrir mão de coisas que você gosta e sim passar por uma reeducação alimentar, que torne a sua alimentação mais equilibrada e saudável como um todo, se tornando um hábito prazeroso e duradouro. 

Para colaborar na criação desse hábito, é muito importante que haja uma conscientização de que todos os alimentos e receitas existentes podem ser feitos de uma forma mais saudável e equilibrada.

Para seguir essa dica, é muito válido fazer escolhas durante o seu cotidiano, ou seja, uma vida equilibrada não precisa abrir mão de nada, desde que o consumo seja feito de modo consciente e equilibrado!

 

Reduza ao máximo a ingestão de açúcar

Muitas vezes o açúcar é associado apenas a escapada da dieta, porém, o problema é bem mais fundo. A ingestão excessiva do açúcar pode trazer muitos malefícios para o corpo e causar doenças como diabetes, que hoje, infelizmente, segundo a Organização Mundial da saúde,  já está presente na vida de mais de 16 milhões de brasileiros, a OMS.

Saiba mais sobre os malefícios do açúcar em nossa matéria sobre o tema.

Conheça nossas pastas de castanha de caju
Pessoa com bebidas fit

Conclusão

Para esse novo ano, busque cuidar do seu corpo e da sua mente, isso irá te ajudar muito na construção de uma vida com mais qualidade e equilíbrio. 

Comece o ano com o pé direito!

Se gostou das nossas dicas, deixe o seu comentário…

sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.