proteinas vegetais

Você já conhece as proteínas vegetais? Por muito tempo, acreditávamos que as únicas fontes de proteínas eram todas de origem animal, como é o caso das carnes e dos derivados do leite.

De fato, esses alimentos são proteicos. Porém, não são as únicas opções para consumir esse macronutriente.

Há uma série de alimentos vegetais que podem te surpreender quanto à quantidade de proteínas que contém. 

Então, se o seu objetivo é aumentar sua carga proteica, não deixe de conferir o artigo que nós, da Naked Nuts, preparamos para você.

Benefícios das proteínas vegetais

As proteínas são macronutrientes essenciais para a saúde do organismo e tem diversas funções dentro do nosso corpo. Ela é um componente dos ossos, tecidos, músculos, cartilagens, pele e sangue.

Portanto, não são apenas necessárias para o público fitness, que vão à academia e praticam atividades físicas, mas para todas as pessoas que buscam um estilo de vida saudável.

Inclusive, seus benefícios vão muito além do ganho de músculos e massa magra. Esse nutriente poderoso é importante para todas as células do corpo.

Dentre os benefícios das proteínas vegetais, podemos destacar:

  • acelera a recuperação muscular após a prática de exercícios físicos;
  • evita lesões;
  • produz anticorpos e as células de defesa do organismo;
  • constrói massa magra;
  • ajuda a manter um peso saudável;
  • regula a fome;
  • contribui para a recuperação de feridas e cirurgias;
  • fornece energia;
  • mantêm a saúde das articulações.

Além disso, as proteínas são responsáveis por formar colágeno, que dão firmeza para a pele, previne rugas e promove um cabelo mais saudável.

Por que incorporar proteínas vegetais em sua dieta?

As proteínas vegetais são alternativas mais sustentáveis do que as proteínas de origem animal.

Também são boas pedidas para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, pois ajudam a alcançar o aporte diário de proteínas recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS):  0,8 a 1,5g de proteína por quilo de peso. 

E, como vimos anteriormente, esse macronutriente deve fazer parte de uma alimentação saudável, pois é fundamental para o nosso organismo. Atua tanto nos tecidos do corpo, como até nas células de defesa.

Proteínas Vegetais: 8 Alimentos Ricos para Substituir

Já deu para perceber a importância de inserir mais proteínas vegetais em sua dieta, não é verdade? Agora, veja só quem serão seus aliados na busca por um estilo de vida mais saudável:

1. Amendoim

O amendoim possui 26g de proteína a cada 100g do alimento. Além de sua alta carga proteica, essa oleaginosa tem ação antioxidante, protege o sistema nervoso e a saúde dos ossos.

Já dentre os seus nutrientes, podemos citar as vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, magnésio e potássio.

Você pode tanto consumir em pequenas porções, como um petisco entre as refeições, como também comer a pasta de amendoim, com pães, crepiocas, frutas, em shakes e muito mais.

proteinas vegetais pasta de amendoim

2. Castanha de caju

Outra oleaginosa para a lista! A castanha de caju não é apenas um alimento proteico, como também é rico em minerais, vitaminas e gorduras boas que fazem bem para o coração.

Seu consumo evita o surgimento de doenças cerebrais degenerativas, previne o envelhecimento precoce e ainda faz bem para a saúde da pele e dos cabelos.

3. Amêndoa

Uma porção de 100 gramas de amêndoas contém cerca de 21,15g de proteínas. E, além disso, ainda possui um rico perfil nutricional, com vitamina E, vitamina B2 (riboflavina), manganês, magnésio e fósforo.

É uma aliada para manter a pressão arterial equilibrada, controlar o açúcar no sangue e diminuir o colesterol ruim. 

4. Grão de bico

O grão de bico é um vegetal leguminoso rico em proteínas, fibras e em outros nutrientes, por exemplo, ácido fólico, folato, ferro, fósforo e cobre.

Cada 100g possui de grão de bico cozido fornece 8.9g de proteínas. Não é à toa que o alimento gera saciedade e ajuda a controlar o peso.

Além disso, também previne algumas doenças, como câncer, doenças cardíacas e diabetes.

6. Lentilha

Um clássico das festas de Natal, a lentilha é muito nutritiva, rica em fibras e ácido fólico. 

Dentre seus benefícios estão o aumento da saciedade e o fortalecimento do sistema imune. Portanto, vale a pena comer o ano todo. 

Você pode consumir como sopa, em saladas e até usar na preparação de hambúrgueres vegetarianos. Em 100g, há 9g de proteína.

5. Ervilha

Mais uma boa fonte de proteína vegetal é a ervilha! Em 100g do alimento há 7,5g de proteína. Além de proteica, a ervilha também é rica em fibras, vitamina K, vitamina C, manganês, cobre e zinco.

Seu consumo previne anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro, como também mantém os olhos saudáveis por conta da luteína, pigmento carotenóide que diminui o risco de catarata e perda de visão na velhice.

7. Feijão

O feijão é um importante aliado da saúde por prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Mas, o que muitos não sabem é que esse alimento tão presente na mesa do brasileiro também marca presença na lista de proteínas vegetais.

Uma porção de 100g de feijão cozido fornece 8g de proteínas.

8. Tremoço

Dentre as proteínas vegetais, este é o alimento com maior carga proteica da lista, porém, ainda é pouco conhecido. São 36g de proteína em 100g de tremoço.

Da mesma família da ervilha, o alimento é low carb, antioxidante e atua como prebióticos que melhoram a saúde intestinal.

Também é considerado uma proteína completa, pois oferece nove aminoácidos essenciais: isoleucina, valina, histidina, leucina, treonina, lisina, fenilalanina, metionina, valina, triptofano e treonina.

proteinas vegetais tremoco

#Bônus

Nós ainda separamos mais algumas opções de proteínas vegetais para você adicionar à sua dieta:

  • sementes de gergelim: 21g de proteína a cada 100g;
  • sementes de chia: 17g de proteína a cada 100g;
  • noz: 14g de proteína a cada 100g;
  • soja: 17g de proteína a cada 100g
  • aveia: 13g a cada 100g.

Conclusão

Como vimos, a ingestão de proteínas são importantes não apenas para conquistar um corpo musculoso e tonificado, mas para manter um estilo de vida mais saudável.

Afinal, esse nutriente desenvolve um papel importante no nosso organismo e seu consumo está muito mais associado à proteção à saúde;

Então, agora que já conhece os benefícios das proteínas vegetais, é hora de aumentar o consumo desses tipos de alimentos.

E uma das maneiras de fazer isso é com as pasta de amendoim e castanha da Naked Nuts. Além de proteicas, nutritivas e irresistíveis, são livres de açúcar, glúten e aditivos químicos.

Acesse o nosso site e conheça as melhores pastas de nuts!