benefícios da castanha de caju

Você conhece os benefícios da castanha de caju? Esse alimento é muito nutritivo, rico em antioxidantes, vitaminas, gorduras boas e até proteínas.

Considerada uma oleaginosa, essa castanha é uma grande aliada da alimentação saudável e balanceada, pois, também, é repleta de minerais, como zinco, cobre, ferro e magnésio.

Quer conhecer mais sobre a castanha de caju e as vantagens de consumi-la? Acompanhe o artigo, que vamos te explicar tudinho!

Você vai se surpreender! Boa leitura!

Benefícios da castanha de caju: 10 imperdíveis para sua saúde

A castanha de caju vem do cajueiro, uma árvore originária do Nordeste brasileiro. 

Ela é uma ótima opção de lanche ou aperitivo e, ainda, pode ser adicionada a saladas, sanduíches e sobremesas.

Com a castanha, também é possível produzir deliciosas pastas, que podem ser consumidas com frutas, pães, tapioca e até vitaminas.

Além de ser deliciosa, você ainda aproveita os diversos benefícios da castanha de caju, como:

1. Melhora a memória

A castanha de caju possui vitamina E, que ajuda a prevenir doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer.

Também é rica em selênio, um micronutriente com potencial antioxidante que evita danos causados por radicais livres, que afetam as células do cérebro.

2. Protege a saúde do coração

Como fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, a castanha de caju ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Ou seja, aumenta o nível de HDL (colesterol bom) e reduz o nível de LDL (colesterol ruim). Portanto, ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

3. Promove uma pele saudável

A castanha de caju também é fonte de selênio, cobre, zinco e vitamina E. 

Esses nutrientes essenciais são para a proteção da pele, circulação sanguínea no couro cabeludo e crescimento saudável das unhas.

Ou seja, você fica com um aspecto (de pele, unhas e cabelos) mais saudável e bonito. 

4. Fortalece a imunidade

Comer castanha de caju pode ser uma boa maneira de aumentar a imunidade, pois ela contém zinco, vitamina E e A.

Basta comer apenas algumas castanhas, para ter acesso a uma variedade de nutrientes essenciais que ajudarão a manter o corpo mais protegido de doenças e infecções.

5. Previne o desgaste dos ossos

Dentre os minerais presentes na castanha de caju, ainda, estão o ferro e o cálcio. Esses dois componentes são essenciais para a resistência, densidade e rigidez dos ossos. 

E se você treina, a castanha de caju acaba sendo ainda mais interessante! Já que, junto à musculação, vai agir para o fortalecimento dos seus membros. 

benefícios da castanha de caju

6. Combate o envelhecimento precoce 

Mais um dos benefícios da castanha de caju é o combate ao envelhecimento precoce. Sabe por que esse bem é garantido? 

O fato é que a castanha de caju possui antioxidantes (vitaminas e minerais), que combatem os radicais livres. 

Dessa forma, você fica com um aspecto muito mais jovem (desde que, também, siga outros hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática de exercícios físicos e hidratação, todos os dias). 

7. Melhora a saúde mental 

Além de tudo, a castanha de caju é capaz de aumentar a sensação de bem-estar. A partir desse ponto, é possível ter mais saúde mental. 

Quem sofre de ansiedade e/ou depressão, por exemplo, pode sentir melhora, ao consumir a castanha em pauta. 

Ou seja, estamos falando de um alimento realmente completo, que faz bem para tudo! 

8. Trata e previne a anemia 

Também, podemos citar esses benefícios da castanha de caju: combate e prevenção da anemia. 

Isso acontece, porque a castanha é rica em ferro (componente que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e regulação da hemoglobina). 

Outros alimentos ricos em ferro são ovos e carnes. 

9. Ajuda no controle ou perda de peso 

Quem segue um plano alimentar, ainda, pode se beneficiar da castanha de caju. É que a oleaginosa, além de tudo, proporciona saciedade. 

Essa sensação é resultado da combinação entre: fibras, proteínas e gorduras saudáveis. Dessa forma, você fica bem saciado por mais tempo. 

10. Regula a quantidade de açúcar no sangue

Chegamos ao último dos benefícios da castanha de caju. A oleaginosa consegue regular o açúcar no sangue, sabia? 

Isso porque ela é rica em fibras, como já dito. Esses componentes conseguem: evitar altas de glicemia e, também, diminuir a secreção de insulina. 

Castanha de caju: benefícios para o intestino

Lembra que comentamos que a castanha de caju é rica em fibras? É exatamente esse ponto que melhora muito a função intestinal. 

As fibras aumentam a quantidade de bactérias intestinais. Com isso, a evacuação acontece de forma mais fácil e frequente. 

Componentes da castanha de caju

Os componentes da castanha de caju são: 

  • zinco;
  • magnésio;
  • fósforo;
  • cobre;
  • açúcares;
  • vitaminas.

Benefícios da castanha de caju na musculação

Quem faz musculação encontra, na castanha de caju, uma ótima aliada para o ganho de massa magra. 

Isso porque esse alimento estimula a produção de massa muscular, por conter proteínas e vitaminas do complexo B, em sua composição.

E mais… As gorduras das castanhas ainda atuam como anti-inflamatórios, por isso, ajudam a diminuir as inflamações do corpo e dores musculares.

Benefícios da castanha de caju na gravidez

A castanha de caju está entre as melhores oleaginosas para as grávidas. 

Ela fornece ótima quantidade de gordura boa, magnésio e zinco, o que ajuda a fortalecer as defesas do organismo e promover a saúde óssea.

Também dão mais energia durante esse período de tantas mudanças e ajudam a evitar a prisão de ventre e diarreia, pois é rica em fibras.

Além disso, possui muitas das vitaminas necessárias para o crescimento e desenvolvimento do bebê. 

Castanha de caju: benefícios para o intestino

Lembra que comentamos que a castanha de caju é rica em fibras? É exatamente esse ponto que melhora muito a função intestinal. 

As fibras aumentam a quantidade de bactérias intestinais. Com isso, a evacuação acontece de forma mais fácil e frequente. 

Como consumir castanha de caju na dieta?

A castanha de caju é uma ótima aliada da dieta, especialmente planos alimentares do tipo low carbs (redução de carboidratos). 

Você pode consumi-la como snack, entre as refeições, ou adicioná-la a saladas, iogurtes e frutas.

Se o foco da dieta é emagrecer, lembre-se de ter moderação!

benefícios da castanha de caju emagrece

Perguntas frequentes sobre castanha de caju

Já deu para perceber que, de fato, existem muitos benefícios nas castanhas de caju. Elas são ótimas aliadas para a sua saúde, não é? 

Agora, vamos tirar mais algumas dúvidas sobre a oleaginosa em questão. Veja!

Quanto de castanha de caju posso comer por dia?

O indicado, na maioria das vezes, é consumir em pequenas quantidades, que já são suficientes para se aproveitar todos os benefícios da castanha de caju. 

Muitos nutricionistas recomendam dose diária de 30g, o que equivale a um punhado. Mas, de qualquer modo, consulte um profissional de sua confiança! 

É preciso analisar outras particularidades do seu biotipo, necessidades e estilo de vida. 

O que acontece se comer muita castanha de caju?

Comer muita castanha faz mal! O excesso pode causar alergia, especialmente para quem sofre com problemas respiratórios ou de pele.

Por isso, é bom maneirar na quantidade, ainda que a oleaginosa seja irresistível.

Quais as vitaminas da castanha de caju?

Dentre os benefícios da castanha de caju, está a grande quantidade de vitaminas. Esse alimento é rico em:

  • vitamina C: é antioxidante e benéfica para a cicatrização e reparação muscular;
  • vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9): benéficas para o sistema nervoso, digestivo, para pele e também para a função cerebral;
  • vitamina E: é antioxidante e promove o fortalecimento do sistema imunológico;
  • vitamina K: tem ação anti-hemorrágica.

Quantas calorias têm 3 castanhas de caju?

Três castanhas de caju equivalem a 100g, nessa quantidade, há cerca de 500 calorias. 

Aqui, então, temos um ponto de observação muito importante: a castanha de caju é nutritiva e saudável, mas, para quem quer perder peso, é preciso moderação. 

O que é melhor: castanha do Pará ou castanha de caju?

Ambas trazem diversos benefícios para a saúde e contribuem para uma alimentação saudável

Porém, cada uma possui suas vantagens. 

A castanha de caju tem mais proteínas, ferro e é menos calórica. Já a castanha do Pará tem mais fibras e minerais, além de selênio e vitamina E.

Castanha de caju emagrece?

A castanha de caju pode ajudar a emagrecer, sim. O auxílio vem, sobretudo, pelo fator da saciedade. 

Mas, como dissemos no tópico anterior, é preciso consumir as castanhas com moderação — já que elas têm bastante calorias. 

O ideal é conversar com um nutricionista, para que ele possa analisar seus objetivos e necessidades. Depois disso, elaborar o melhor plano de alimentação. 

Além disso, é importante sempre lembrar que o emagrecimento é resultado de vários fatores. 

A alimentação precisa ser bem balanceada e saudável, claro. Fora a prática de atividades físicas, que ajuda a queimar gordura. 

Então, se você ainda não se exercita, procure uma atividade física do seu gosto, e mantenha a prática! 

O bom é que o leque de opções é bem grande, dá para fazer: musculação, corrida, funcional, andar de bike, dentre outros exercícios físicos. 

Conclusão 

Além de ser uma delícia, as castanhas são superalimentos, que fazem muito bem para a saúde. 

Por isso, serão suas aliadas na busca por uma dieta saudável, tanto na gravidez, quanto na busca pelo emagrecimento e, até, para ganhar massa muscular.

Basta comer uma pequena quantidade por dia, para aproveitar todos os benefícios da castanha de caju, como fortalecimento da imunidade e promoção de uma pele mais saudável.

Gostou das nossas dicas? Continue aqui pelo blog da Naked Nuts, para saber mais sobre alimentos que aumentam a saúde e o bem-estar! 

Confira as melhores pastas de castanha de caju da Naked Nuts!