Nibs de cacau

O cacau tem uma grande história com a humanidade desde antes de Cristo, conforme o calendário cristão. Hoje, utilizado em larga escala pela indústria de alimentos, no Brasil e no mundo, o cacau passou a ser um dos principais ingredientes queridinhos pela galera nos mais variados produtos (em adição de outras opções em conjunto).

Com o passar do tempo, foram estabelecidos diferentes tipos de cacau para a utilização do público, com base nas etapas do seu processamento, inclusive o Nibs de Cacau.

Esse alimento é um parente muito próximo do cacau em sua versão natural, passando pelo mínimo de processos possíveis, conservando muitos nutrientes em sua composição e podendo beneficiar pessoas como eu e você, a longo prazo!

Quer descobrir os diferentes benefícios do Nibs de Cacau? Acompanhe o artigo!

O que são Nibs de Cacau?

Em sua forma mais pura, menos processado e em pedaços, o cacau torna-se conhecido como “Nib”, onde, devido a menos etapas de processamento, o mesmo conserva mais nutrientes em sua composição, além de mais compostos com papéis funcionais no organismo, podendo beneficiar a nossa saúde, desde que consumido de maneira regulada.

Quais são os benefícios que ele oferece?

Pela sua variedade de nutrientes, o Nibs de Cacau pode ter compostos relevantes para o nosso metabolismo, nos mais diferentes órgãos e tecidos do organismo, sendo esses os verdadeiros agentes promotores de saúde. Veja a seguir:

Saúde óssea

Magnésio, cobre e fósforo são alguns dos minerais da sua composição, atuantes diretamente no metabolismo ósseo, o que pode influenciar positivamente (ou negativamente, em caso de ausência) a estrutura dos ossos.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Seu maior teor de gorduras insaturadas e fibras pode agir diretamente sobre a nossa glicemia e perfil de gorduras no sangue, por atrasarem a chegada do açúcar no sangue (se consumido com alimentos fontes de carboidratos), assim como melhorar o transporte de colesterol pelo sistema vascular, evitando maiores conteúdos de LDL-c (o famoso “colesterol ruim” – se em excesso) nas artérias, promovendo a melhor circulação de sangue.

Controla radicais livres

Os Nibs de Cacau podem ter compostos antioxidantes, substâncias responsáveis por evitar que as células sejam feridas ou destruídas por agentes oxidantes (também conhecidos como radicais livres), provenientes da geração de energia à base de oxigênio.

Assim, os agentes antioxidantes têm o papel de prevenir o envelhecimento celular e até contribuir para o processo anti-inflamatório.

Humor e sono

Dependendo da quantidade administrada, os Nibs de Cacau podem ter uma quantidade relevante de proteínas, o que torna-se interessante para o organismo pela composição de triptofano.

Esse aminoácido (termo que designa compostos que formam as proteínas) é responsável por ser um predecessor da serotonina, hormônio relacionado com o relaxamento e sensação de bem-estar.

Além disso, a serotonina é a matéria prima da formação de melatonina, hormônio do escuro.

Como funciona o preparo do Nibs de Cacau?

Para a formação dos Nibs, o fruto é colhido e passa por cortes cuidadosos, visando não danificar a matéria prima, a semente. Esses grãos são fermentados e a acidez do cacau diminui, além de passar por um processo de secagem, por causa da sua umidade.

Após essa etapa, cada um deles é separado pelo seu tamanho e qualidade. Evitando a presença de qualquer composto estranho ao cacau, ocorre uma fase de limpeza, eliminando detritos, surgindo a separação da casca em relação aos Nibs de Cacau.

Em seguida, os mesmos podem ou não ser torrados, influenciando na qualidade dos Nibs!

Como consumir Nibs de Cacau?

Existem diversas maneiras, mas por ser um alimento com um teor mais amargo, consumi-lo através de chocolates de maior qualidade pode ser uma ótima opção.

Se você prefere diferentes criações, recomendamos brigadeiros, paçocas, mousses e até cookies.

No entanto, caso você queira algo que preserva os nutrientes dos Nibs, não deixe de experimentar a nossa Pasta de Castanha de Caju sabor Chocolate Belga, a qual tem Nibs de Cacau em sua composição!

Ficou com curiosidade? Então acesse o nosso site e garanta o seu!