Será que diabético pode comer pasta de amendoim? É importante saber essa resposta, pois quem sofre de diabetes precisa se atentar aos alimentos que consome para não gerar desequilíbrio em seu organismo.

Por exemplo, na dieta para diabetes é importante priorizar alimentos in natura e ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes e cereais integrais.

Também é necessário dar preferência a proteínas e gorduras saudáveis, como carnes brancas (peixes e frangos), azeites e óleo de coco. 

Mas, afinal, será que a pasta de amendoim se enquadra nesta categoria? Acompanhe o artigo que preparamos para você e descubra se diabético pode comer pasta de amendoim.

Confira: 10 alimentos para um café da manhã saudável

Diabético pode comer pasta de amendoim? 

Seguir uma dieta balanceada e realizar boas escolhas alimentares é essencial para quem possui diabetes. 

Isso porque a doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue.

Já a insulina é um hormônio que quebra as moléculas de glicose (açúcar) e a transforma em energia para o organismo.

Por essa razão, é crucial evitar o consumo de alimentos com carboidratos simples, como o açúcar refinado; ricos em farinha refinada, como pão e macarrão brancos; gorduras, como frituras; e proteínas como carnes, ovos e queijos.

Essa restrição alimentar é necessária pois o consumo excessivo desses alimentos pode estimular o aumento do açúcar no sangue, o que causa o desequilíbrio da diabetes.

Dito isso, podemos explicar que o diabético pode comer pasta de amendoim, pois ela é rica em gorduras insaturadas, que auxiliam no controle das diabetes. Contudo, é crucial optar por versões integrais e sem açúcar. 

amendoim com cookies

A pasta de amendoim é saudável?

É comum as pessoas terem receio de comer pasta de amendoim por ser um alimento bastante calórico. Uma colher de sopa (15 gramas) possui cerca de 84 calorias. 

É justamente esse ponto que gera a dúvida se diabético pode comer pasta de amendoim ou é melhor evitar.

A verdade é que, ainda que seja calórica, a pasta de amendoim é um alimento saudável. Ela possui gorduras boas para o organismo, além de ser rica em vitaminas, minerais e proteínas.

Dentre os benefícios nutricionais da pasta de amendoim, podemos destacar:

  • gorduras insaturadas:  tipo de gordura que auxilia no controle da diabetes, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL);
  • fibras e proteínas: são essenciais para o organismo, inclusive para diabéticos, e ainda geram a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a fome ao longo do dia;
  • magnésio: contribui com praticamente todos os processos metabólicos do organismo;
  • vitaminas: regulam as enzimas, os hormônios e auxiliam nas atividades do coração.

Já em relação às vitaminas e minerais presentes na pasta de amendoim podemos citar a vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio.

Índice glicêmico

A pasta de amendoim integral possui um índice glicêmico de 21. Um bom índice deve ter um valor igual ou abaixo de 55. 

Portanto, ela possui uma baixa pontuação glicêmica, o que é especialmente importante quando você tem diabetes.

Isso significa que comer pasta de amendoim — ou mesmo o amendoim puro — aumenta o açúcar no sangue muito lentamente em comparação com outros alimentos.

Como escolher pasta de amendoim para uma dieta?

A grande maioria das pastas de amendoim podem ter alto teor de açúcar, sódio ou aditivos. Por essa razão, é importante verificar a lista de ingredientes bem como o rótulo nutricional na hora de escolher.

A dica é: quanto menor a lista de ingredientes, melhor. Por isso, opte por fórmulas simples, sem adição de conservantes.

gravida pode comer pasta de amendoim beneficios

Quais os benefícios da pasta de amendoim para o diabético?

Agora que já sabe que diabético pode comer pasta de amendoim, é hora de conhecer os benefícios deste alimento e entender por que vale a pena adicioná-lo à dieta:

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Além disso, o alimento também é um grande aliado do sistema imunológico por ser rico em vitamina E, vitamina B6 e antioxidantes. 

Isso ocorre porque a vitamina E fortalece os glóbulos brancos (que realizam a defesa do organismo), enquanto a B6 fortalece os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio.

Já os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres que influenciam no desenvolvimento de doenças e envelhecimento precoce. 

Contribui com o emagrecimento

Sim, a pasta de amendoim também favorece o emagrecimento, mesmo sendo um alimento calórico.

Isso ocorre por ser rica em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que contribui para a queima da gordura localizada.

Outro fator que contribui com a perda de peso é seu alto teor de gordura e proteína, que gera mais saciedade e diminui a vontade de beliscar entre as refeições.

Além disso, ainda reduz a vontade de comer doces, o que não é indicado para diabéticos.

Afasta doenças cardíacas

Outro ponto positivo para os diabéticos é que o alimento também favorece a saúde do coração, pois é rico em ácido graxo monoinsaturado conhecido como “gordura do bem”.

Por essa razão, ajuda a controlar o colesterol ruim no organismo, que pode obstruir as veias, e contém gorduras poli-insaturadas, que ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos.

Já o fitosteróis, ácido cumárico, resveratrol e a vitamina E, substâncias presentes na pasta de amendoim, também ajudam a prevenir doenças cardíacas. 

Qual a quantidade para o consumo de pasta de amendoim por diabético?

Diabético pode comer pasta de amendoim, mas é importante se atentar a quantidade para não exagerar. O ideal é não passar de 30 a 40 gramas por dia, o que representa duas colheres de sopa.  

Qual a melhor pasta de amendoim para diabéticos?

As pasta de amendoim da Naked Nuts são naturais, sem conservantes, zero açúcar e sem glúten.

Além disso, possuem fórmulas simples, com poucos ingredientes. Por essa razão, são indicadas para diabéticos. E mais: não apenas são super saudáveis, como também são cheias de sabor para você se deliciar! 

Pasta de Amendoim sem Açúcar: Como Incorporar na Sua Dieta

Conclusão: Diabético pode comer pasta de amendoim?

Como vimos, diabético pode comer pasta de amendoim por ser um alimento rico em benefícios nutricionais, inclusive é capaz de auxiliar no controle do colesterol ruim do organismo.

Porém, é importante escolher pastas de amendoim sem açúcar e com fórmulas simples, como as da Naked Nuts, além de se atentar a quantidade de ingestão diária (cerca de 30g por dia).