beneficios das pastas de nuts

As tão famosas pastas de nuts, que tem como a mais popular a querida pasta de amendoim, vem ganhando cada vez mais espaço nas rotinas de alimentação saudável

Isso acontece, pois as oleaginosas, que são o ingrediente base das pastas, apresentam diversos benefícios para saúde, além de proporcionarem uma sensação de saciedade maior, por serem fonte de gordura de origem vegetal, as poli e monoinsaturadas, também conhecidas como gordura boa! 

Então, mesmo sendo ricas em gordura, as pastas de nuts podem ser consumidas em qualquer dieta, sendo uma grande aliada até para quem busca emagrecer, pois por proporcionar uma saciedade maior, ela colabora para o equilíbrio das refeições.

Além disso, muitos profissionais da saúde indicam a utilização das pastas de nut para driblar a vontade de doce.

Porém, é muito importante ressaltar que na hora de comprar a sua pasta de nut você deve olhar a tabela nutricional e os ingredientes, para garantir que aquele produto é realmente saudável. Nós da Naked Nuts prezamos por um processo de produção de pastas super puras que contêm 90% de puro nut, tendo poucos ingredientes complementares, o que torna sua composição super limpa e saudável.

Que tal descobrir mais sobre os benefícios das nuts?

Benefícios nutricionais das nuts

Além de todos os benefícios existentes por ser fonte de energia para o corpo e gerar sensação de saciedade, cada nut tem benefícios nutricionais específicos. Então vem com a gente saber mais sobre eles…

  • Gorduras insaturadas: esse tipo de gordura atua diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL), fazendo um bem danado para o coração
  • Fibras e Proteínas: gera sensação de saciedade e são essenciais para saúde do organismo como um todo
  • Magnésio: facilita praticamente todos os processos metabólicos do organismo, sendo essencial para os ossos e para a circulação
  • Vitaminas: regulam as nossas enzimas, os hormônios e auxiliam nas atividades do coração.

Benefícios das nuts para saúde

Combate doenças cardíacas

As nuts possuem nutrientes extremamente importantes para a sua saúde e, principalmente, para a sua imunidade

São compostas por poderosos antioxidantes e aliados no combate aos radicais livres, afastando o risco de contrair inúmeras doenças. 

Um desses componentes é a gordura do bem (monoinsaturada), que contribui com o aumento do colesterol bom, diminuição do colesterol ruim e redução dos níveis de triglicerídios.

Sistema Cardiovascular

O colesterol é uma das preocupações comuns entre as pessoas, principalmente entre aquelas que não seguem um plano alimentar tão equilibrado. Algumas pesquisas acompanharam grupos de pessoas que inseriram o pistache em suas dietas, e os testes comprovaram que o alimento pode contribuir com a redução do colesterol.

Além dessa contribuição, o pistache ainda é fonte de L-Arginina, nutriente funcional para a saúde das artérias, auxiliando na melhor coagulação do sangue e assim evitando ataques cardíacos. 

O Pistache também é importante para reduzir os níveis do colesterol LDL e elevar o índice de colesterol LDL. 

Além disso, as outras nuts como a castanha de caju e o amendoim também podem contribuir para o sistema cardiovascular por serem gorduras insaturas.

Fortalece o sistema imunológico

É impossível falar que a pasta de amendoim não impacta na nossa saúde! Os inúmeros nutrientes presentes na manteiga de amendoim beneficiam o nosso organismo de várias maneiras possíveis. 

Uma delas é através das vitaminas, em especial a B6, essencial para combater infecções e deixar nossas células de defesa fortes e saudáveis. 

linha completa pastas de nuts

Melhora o sistema imunológico

O ferro presente na pasta de castanha de caju é um mineral importantíssimo no fortalecimento do organismo contra doenças. O nutriente age diretamente na eliminação dos radicais livres, acusados como prejudiciais à saúde e bem estar.

Lembrando que o consumo diário de sementes oleaginosas, como a castanha de caju, ajuda na prevenção de diversas outras doenças. Alguns exemplos são a diabetes, mal de Alzheimer, problemas renais, doenças cardiovasculares, derrames e muitas outras.

Auxilia na saúde de quem pratica atividades físicas

Para aqueles que não deixam de cuidar do corpo seja na academia ou praticando esportes ao ar livre, a pasta de amendoim ou castanha de caju consegue oferecer uma mistura de calorias e proteínas que potencializa a hipertrofia muscular.

A concentração de magnésio e potássio ajudam a evitar as tão temidas câimbras e reduz o risco de desenvolver lesões. 

Mas, e as gorduras? Auxiliam de qual forma na hora de emagrecer?

Até pouco tempo, amendoins e nozes costumavam ter uma reputação ruim por conta da gordura presente em sua composição. 

Mas não se deixe enganar: as gorduras insaturadas presentes nessa leguminosa são “do bem”, capazes de proporcionar aquela sensação de saciedade da qual falamos. 

Inclusive, o amendoim possui em sua composição nutrientes, como por exemplo fitoesteróis, que ajudam a diminuir o LDL, também conhecido como “colesterol ruim”.  

Além dele, outro componente presente em grande quantidade e que impede a ação do colesterol LDL é o resveratrol – corante natural característico da cebola roxa e da uva. Com poder antioxidante, ele atua para evitar a formação de placas que, quando acumuladas nas artérias, podem levar a um infarto.

Demais, não?

Ossos fortes

Pera aí, além de todos os pontos anteriores, podemos falar que os nuts ajudam no fortalecimento dos ossos? Sim!

Contra a osteoporose, as pastas de amendoim, castanha de caju e pistache, estão entre os alimentos que fortalecem os nossos ossos. Mande ver no cálcio!

Quem consome castanha de caju estará ingerindo esse nutriente, que ajuda também na saúde dos nossos dentes! Além disso, o cálcio contribui no combate dos radicais livres e atuam na eliminação de células tumorais.

Ah, lembram do magnésio presente na pasta de castanha de caju e nas outras nuts? Ele ajuda no desenvolvimento muscular e é fundamental para a saúde dos ossos. 

Controle de pressão arterial

A castanha de caju e as outras nuts, são ricas em magnésio, conhecido pela sua incrível ação no controle da pressão arterial e fortalecimento dos ossos. 

A hipertensão é um forte fator de grande risco para sua saúde e uma ótima forma de prevenir-se é consumindo alimentos como os nuts que possuem magnésio. 

Além disso, para garantir uma envelhecimento e uma vida melhor, é essencial cuidar dos ossos, outro fator que o magnésio presente nos nuts pode colaborar.

Cabelos fortes

Cabelos fortes e saudáveis adoram cobre, que ajuda ainda a manter a pigmentação dos fios.  E, como dito anteriormente, a castanha de caju é rica em cobre, ou seja, pode colaborar muito para a pigmentação do seus cabelos.

Além disso, se você deseja cabelos saudáveis, precisa saber que o pistache tem muitos benefícios para seus fios. O fruto pode estimular o crescimento dos fios, além de deixá-los mais fortes e flexíveis. Esses efeitos positivos ocorrem através da ação direta dos nutrientes do pistache sobre as fibras dos fios. Se você sofre com pontas desidratadas e alteração de coloração, saiba que o alimento é um excelente aliado.

cookies com pasta de amendoim naked nuts

Conclusão

Percebeu como as nuts são alimentos ricos e que podem trazer muitos benefícios para sua saúde? 

Não deixe de consumi-las no seu dia a dia e lembre-se que uma forma muito simples e saborosa de inseri-las na sua rotina é por meio das pastas da Naked Nuts, que são extremamente saborosas e feitas com poucos e saudáveis ingredientes, tornando a mesma super limpa e nutritiva!

Conte para nós o que vocês acharam dos benefícios das pastas de nuts nos comentários!