benefícios da castanha do pará

Você já conhece os benefícios da Castanha do Pará? Quem consome essa fruta oleaginosa, muitas vezes, nem imagina o quão poderoso é o seu quadro nutricional.

Também conhecida como Castanha do Brasil (Brazil Nuts, no exterior), ela é rica em proteínas, fibras, magnésio, selênio, vitaminas do complexo B e E, e muito mais! 

Inclui-la em sua alimentação pode trazer diversas vantagens para você, como conquistar cabelos e unhas mais saudáveis e até ter uma aliada na perda de peso.

Neste artigo, você irá conhecer mais sobre os benefícios de consumir esse superalimento e as recomendações diárias de consumo. Boa leitura!

Quais os 8 benefícios da Castanha do Pará?

A Castanha do Pará é originária de uma árvore da Amazônia, chamada de Bertholletia, nativa do Brasil e de outras regiões com florestas virgens na América do Sul, como Venezuela e leste da Bolívia. 

Essa oleaginosa possui alto valor proteico e é rica em vitaminas e minerais, como o selênio, responsável por combater os radicais livres presentes no organismo e por grande parte dos benefícios da Castanha do Pará.

Agora, conheça oito vantagens de incluir essa semente na sua rotina e conquiste uma alimentação mais saudável:

1. Ajuda na perda de peso

A Castanha do Pará possui alto valor calórico, mas ainda assim é indicada para quem quer emagrecer

Isso porque ela é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por estimular o metabolismo e a queima de gordura, além de gerar a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos. 

2. Promove a saúde do coração

Assim como a castanha de caju, a Castanha do Pará também é uma grande aliada para cuidar da saúde do coração.

Ela é rica em antioxidantes, selênio, vitamina E, magnésio e ômega-3, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Com isso, diminui os riscos de infartos e aterosclerose, além de facilitar a circulação sanguínea e prevenir trombose.

benefícios da castanha do pará protege cerebro

3. Protege o cérebro

Dentre os benefícios da Castanha do Pará, podemos destacar a melhora do humor e da depressão, que podem estar relacionadas ao baixo teor de zinco e selênio no organismo. 

Por ser rica em selênio e vitamina E, componentes que possuem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, também ajudam a melhorar a função cognitiva e prevenir doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

4. Promove cabelos, pele e unhas mais saudáveis

O consumo regular dessa semente também traz benefícios para a saúde dos cabelos, das unhas e da pele. 

Isso graças ao selênio, zinco, vitamina B, ômega-3 e vitamina E, nutrientes abundantes na Castanha do Pará que são essenciais para fortalecer os cabelos e prevenir a queda.

Também promovem a cicatrização da pele, previnem o envelhecimento precoce e a formação de rugas, além de fortalecerem as unhas.

5. Ajuda a regular a tireoide

O selênio e o zinco são componentes essenciais para a síntese dos hormônios tireoidianos. Já a falta desses minerais pode levar ao hipotireoidismo e outras doenças relacionadas à tireoide.

O hipotireoidismo pode causar cansaço, fadiga, prisão de ventre, ganho de peso, depressão, entre outras complicações. 

6. Melhora a saúde óssea e muscular

Esse é mais um dos benefícios da Castanha do Pará por ser fonte de fósforo e magnésio, nutrientes que ajudam a melhorar a fixação do cálcio nos ossos, garantir a saúde e prevenir a osteoporose.

7. Controla a pressão alta

Arginina, magnésio, potássio e propriedades antioxidantes estão presentes nessa semente. Por essa razão, seu consumo favorece a circulação do sangue e o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial. 

8. Fortalece o sistema imune

Devido ao seu poderoso quadro nutricional, essa semente também é capaz de fortalecer o sistema imunológico.

O selênio, por exemplo, ajuda a reduzir a inflamação e tem propriedades antioxidantes. Já o zinco e a vitamina E podem prevenir infecções e doenças, como gripes e resfriados. 

Perguntas frequentes sobre os benefícios da Castanha do Pará

Após conhecer os benefícios da Castanha do Pará, já deu para perceber que vale a pena adicioná-la em sua dieta, não é mesmo?

Agora, para que você não tenha dúvidas sobre como consumí-la em seu dia a dia, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre seu consumo. Vamos lá?

Quantas Castanhas do Pará podem ser consumidas por dia?

Uma unidade por dia já basta para você aproveitar todos os benefícios da Castanha do Pará! 

Afinal, apesar de ser boa para a saúde, ela deve ser consumida na medida certa. Esse controle é necessário devido ao selênio.

Cada unidade dessa oleaginosa concentra cerca de 200 a 400 microgramas de selênio.   Para um adulto, a recomendação de ingestão diária de selênio é de 55 microgramas, sendo o limite máximo de 400 microgramas por dia. 

Além disso, também é importante ressaltar que a quantidade de selênio por unidade depende da origem da castanha, pois varia de acordo com o volume de mineral que há no solo.

Castanhas da região Norte são as que possuem mais selênio, enquanto as do Sudeste possuem menos. Então, se for consumidor da Castanha do Pará do Sudeste, está liberado comer até duas por dia.

O que acontece se comer muita Castanha do Pará?

O consumo de até 400 microgramas de selênio não apresenta efeitos adversos. Porém,  acima desse limite, o selênio pode ser tóxico ao organismo.

Quando o consumo ultrapassa os 800 microgramas por dia, pode provocar dores de estômago, enjoo, dores de cabeça e diarreia. 

Se o consumo excessivo continuar, a pessoa pode apresentar quedas de cabelos, alterações na pele e unhas fracas e quebradiças – quadro clínico conhecido como selenose.

Claro que não há problema se você comer três ou quatro castanhas, uma vez ou outra. Seu organismo saberá lidar com excesso e se recuperar. O problema é repetir esse hábito sempre!

Qual é o melhor horário para comer Castanha do Pará?

Não existe horário recomendado para comer Castanha do Pará. Porém, é uma boa opção como lanche entre as refeições.

Além disso, por ser rica em proteínas e potássio, pode fazer parte da alimentação de quem faz academia. Comer uma unidade antes ou depois da atividade física favorece o crescimento e a recuperação do músculo.

Quantas castanhas comer por dia para emagrecer?

Como vimos, o ideal é comer apenas uma unidade por dia (no máximo, duas, dependendo da origem da castanha).

Assim, você evita excesso de selênio no organismo e também não precisa se preocupar com o alto teor calórico da castanha. Cada unidade possui entre 30 e 50 calorias. 

benefícios da castanha do pará quantas comer por dia

Conclusão

O consumo de Castanha do Pará é bastante benéfico para a saúde devido a quantidade de vitaminas, minerais, fibras e proteínas que essa semente possui. 

Porém, como possui alto teor de selênio, é importante comer com moderação. Apenas uma unidade basta para aproveitar todos os benefícios da Castanha do Pará!