corrida

Introdução

Você já ouviu falar e até praticou corrida de rua?

Isso mesmo! Não estamos falando de corrida armamentista, corrida F1 (Fórmula 1), corrida espacial ou corrida maluca (mesmo que às vezes pareça, rs)….

Hoje vamos conversar sobre esse tópico tão importante e relevante para diversas pessoas que já fazem parte e virão a fazer das corridas de rua por aí…

Quer saber mais?

Fique com a gente até o fim!

Qual o conceito de corrida?

Podemos definir corrida como um exercício que envolve o deslocamento do corpo através de um espaço, no entanto, corrida pode ser mais do que isso!

A corrida pode ser uma competição, disputa ou concorrência entre praticantes de corrida, o que implica em um deslocamento com uma velocidade acima daquela conhecida pela caminhada ou pela marcha, por exemplo.

A corrida envolve diferentes músculos, mas principalmente os nossos membros inferiores do tronco e pernas completas.

Esse tipo de prática sempre esteve presente na nossa história, desde que nos tornamos bípedes, sendo a corrida uma forma de fuga ou ataque.

O que é corrida de rua?

Corrida de rua é a maneira mais comum de se praticar esse esporte geral chamado corrida.

Nela, as pistas são as ruas comuns das cidades e vias de parques, onde usamos delas para percorrer curtas, médias e longas distâncias, sempre dependendo do seu nível de treinamento em corrida.

As duas principais provas de corrida de rua são a meia-maratona e a maratona, além de ultra-maratonas e provas como triatlon que envolvem essa modalidade.

Pasta de castanha de caju naked nuts

O que a corrida faz com o seu corpo?

A corrida possui diversos benefícios que serão mais abordados adiante!

Assim como qualquer outro exercício, a corrida torna seu físico mais ativo, podendo promover mudanças estéticas e de saúde positivas (ou não, em casos de pessoas com complicações cardiovasculares ou músculo-articulares específicas).

Dessa forma, praticar corrida mexe com os sistemas do seu corpo, elevando o batimento cardíaco, aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos e sua circulação, ampliando o estado de alerta, promovendo maiores taxas de suor e até da concentração da urina, pelo menor volume de líquidos.

Corrida é bom para que?

Ao que parece, a corrida possui diversos benefícios!

Através desse esporte, conseguimos melhorar nossa capacidade respiratória, nossa circulação de sangue e nosso vigor físico, aumentando nossa resistência para diversas atividades físicas.

De forma indireta a corrida ainda trabalha a nossa habilidade de foco, neuroplasticidade e outras adaptações da mente!

Devido a corrida, assim como em outros exercícios, os músculos liberam compostos químicos importantes para a saúde do corpo, chamados de “miocinas”, que atuam em diferentes tecidos, desde o próprio músculo até nos ossos e cérebro.

Corrida: como começar?

Começar com a corrida de rua é muito mais do que colocar uma roupa confortável e sair correndo.

Antes de mais nada, precisamos pensar em você hoje.

Se você está começando a correr, não adianta pegar uma via de 14km e tentar ser o mais rápido possível, afinal, você está iniciando e isso pode ser frustrante demais, o que poderia ocasionar em uma vazão da atividade.

Comece primeiro com seus equipamentos, porque vamos iniciar uma prática de impacto, onde leveza é o termo mais indicado para se objetivar em equipamentos e, para uma ótima escolha, tudo depende de quem você é, por isso, procure ajuda de um fisioterapeuta ou educador físico, como os profissionais do Instituto Olimpo.

Em seguida, como sugestão nas primeiras vezes, comece com uma caminhada lenta, alternando para uma velocidade moderada e, futuramente, para uma caminhada rápida ou o início de um “trote” (corrida de baixa intensidade), podendo alternar entre essas diferentes intensidades no decorrer das semanas.

Com o passar do tempo e o ganho de confiança, além de capacidade respiratória e muscular, desafie-se a percorrer maiores trajetos realmente correndo, não necessitando de muita velocidade, apenas da sustentação da atividade por maior volume de distância e tempo possível.

Com isso, a corrida se tornará cada vez mais real e próxima da sua realidade, mas lembre-se que tudo na vida requer prática e, quanto à corrida de rua, também…

Atente-se à sua postura e procure a ajuda de profissionais sempre que possível, como educadores físicos e fisioterapeutas da área de esportes de “endurance” (exercícios de longa duração, com foco na resistência muscular e aeróbica).

Além disso, tome cuidado para não se machucar durante a corrida!

Kit baby naked nuts

O que fazer para correr bem?

O segredo da corrida é apenas um: treino.

O treinamento leva ao que temos de mais próximo da perfeição naquilo que fazemos e, na corrida de rua, isso se repete.

Mantenha constância em seus treinos e trabalhe a biomecânica de movimento da sua corrida, sempre prezando por economizar o máximo de energia possível enquanto realiza o exercício.

Ademais, uma alimentação devidamente balanceada e periodizada para os seus treinos pode aprimorar MUITO a sua performance. Dependendo do caso, suplementos podem promover ainda uma melhora da performance.

Dúvidas comuns

Algumas dúvidas comuns sobre corrida:

Tipos de treino para corrida de rua

  • Base: Fortalecimento da base muscular.
  • Recuperação: Treino leve e confortável pós episódios de corrida intensos (ex.: provas).
  • Longo: Trabalho voltado para percorrer maiores distâncias, visando provas grandes.
  • Progressão: Um treino dividido em etapas com o aumento gradual da velocidade.
  • Outros: Fartlek, subida, tempo-run e areia.

Corrida ou caminhada?

Tudo depende da sua capacidade física atual, onde isso envolve seus parâmetros de saúde, por isso, consulte um médico esportivo.

Conclusão

A corrida de rua é um dos esportes mais praticados no mundo, com provas de maratona, meias e outras modalidades de extrema relevância!

Se você nunca praticou e tem capacidade para testar, sugerimos que tente, afinal, nunca é tarde para algo novo.

Obrigado por nos acompanhar até aqui!

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

Conheça a Naked Nuts
Conheça