O cacau é um alimento presente na cultura humana há muitos anos, desde 400 a.C., conforme algumas literaturas.

Seu uso sempre foi de maneira ampla, pela sua característica de não ser tão palatável e muitas vezes gerar uma sensação de “ausência” de gosto, o cacau consegue encaixar-se muito bem em qualquer preparação.

Muitas pessoas falam que o cacau pode melhorar a pressão sanguínea, a qualidade da pele e até tentam avaliar a qualidade de vida . Será que realmente podemos concluir quanto ao cacau quando falamos de benefícios para a saúde?

Você gosta de um chocolate, mas tenho certeza de que não conhece tanto sobre o ingrediente principal desse produto, certo?

Então vem com a gente para não cair em nenhum mal entendido por aí.

Os supostos benefícios do cacau

Todo mundo tenta correlacionar o cacau com certos potenciais benefícios, muitas vezes pulando na hora da transcrição, uma palavra muito importante: possível.

Em uma revisão sistemática (o mais alto grau de evidência científica por correlacionar e analisar os dados presentes na literatura) com ampla população, uma variedade de ensaios clínicos randomizados de todos os tipos (o que acaba por ampliar muito a nossa população) e com análise do risco de viés.

Para cada parâmetro analisado, foi possível observar que para a maioria das observações sobre saúde cardiovascular, pele, glicose no sangue, performance cognitiva e diversos outros pontos, o risco de viés era moderado para alto e o grau de evidência moderado ou baixo.

Isso acontece porque durante o processo do estudo, não há o isolamento das variáveis científicas necessárias (dieta, exercício, sono, repouso, saúde mental, entre outros) para afirmar que aquele fator é o responsável.

Por isso, passamos a dizer que um estudo como esse, com viés e pouca evidência, aponta que há um indicativo de que o cacau possa ter alguma contribuição para esses fatores, no entanto, mais estudos são necessários.

Sendo assim, para não te deixar desamparada, vamos trazer o que realmente podemos sugerir como benefícios do cacau in natura.

Possui compostos bioativos

O cacau é rico em compostos que não fornecem energia ao nosso organismo mas, desempenham um papel muito importante na sua manutenção e funcionamento. 

Esses compostos bioativos do cacau são chamados de antocianinas, antocianidinas e proantocianidinas. Cada um desses nomes, são capazes de atuar em ações preventivas do organismo, com caráter antioxidante e estuda-se que até anti-inflamatório e anticancerígeno.

Pode diminuir os triglicerídeos no sangue

Alguns apontamentos sugerem que o cacau conseguiria diminuir o nível de triglicerídeos circulantes em pessoas que possuem esse marcador sanguíneo alterado. No entanto, devido ao curto tempo de duração dos estudos e um risco de viés não claro ou alto, ainda são necessárias outras análises.

É fonte de Vitamina C

A cada 100g de cacau in natura, encontramos uma medida de, aproximadamente, 13,6 mg de vitamina C, o que bota o cacau na casa dos alimentos fontes desse tipo de vitamina.

A vitamina C é muito importante para regular a atividade oxidante do nosso organismo, sem deixar com que o agente de oxigênio cause danos indesejados no nosso corpo.

Além disso, ela é muito importante na produção de colágeno, auxilia na absorção de ferro não heme (sem a estrutura heme, logo, de fonte vegetal) no intestino e ainda contribui para funcionamento do sistema imunológico.

Com o que o cacau tem sido associado?

Seu papel tem sido associado à melhora da performance cognitiva, no entanto, outras tentativas não encontraram tal conclusão.

O cacau ainda poderia estar envolvido com a melhora da sensação de bem-estar, associando à percepção da qualidade de vida. Quando avaliada essa percepção de qualidade de vida em um estudo, não foi observada nenhuma diferença significativa .

Vale salientar que os compostos do cacau podem participar da formação de serotonina, mas ter mais capacidade ou matéria-prima para produzir tal substância e, muitas vezes produzi-la, não resultará diretamente na melhora da qualidade de vida.

O cacau é um alimento muito versátil, de fácil inserção na dieta de alguém e com um futuro promissor no mundo da ciência. Mais variáveis precisam ser consideradas, no entanto, esse alimento vale de estar presente na sua rotina alimentar.

Se você quer saber como inseri-lo, seguem algumas dicas:

  • chocolate 70% cacau;
  • cupcake de banana com cacau;
  • torta de maçã com cobertura de creme de cacau;
  • bolo de caneca de cacau com abacate;
  • shake de Chocolate sem adição de açúcares com maior teor de cacau;
  • Naked Nuts de Castanha de Caju sabor Chocolate Belga.

Se você quer conhecer outros produtos com certo teor de cacau, recomendamos conhecer a nossa linha de pastas com chocolates escuros sem adição de açúcares.

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa onde a saúde vem antes da meta!

Nosso propósito está em promover qualidade de vida e longevidade por meio de novos hábitos, pois acreditamos que o mundo precisa disso…

Para criar novos hábitos, produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos!

Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Se você não conhece a gente no Instagram, acessa a nossa página!

Ou, se preferir, confira nossos produtos no site. Com certeza você vai achar algo que é a sua cara…

Conheça a Naked Nuts
Conheça