Pasta de Castanha de Caju com Coco

Você já conhece a pasta de castanha de caju? Esse é um alimento delicioso e, o melhor, cheio de benefícios para sua saúde! 

Os benefícios da pasta de castanha de caju são muitos. Esse alimento está rapidamente se tornando um dos favoritos entre quem busca uma dieta mais saudável. E não é para menos: ela é simples, deliciosa e super nutritiva!

O melhor é que existem opções de diferentes sabores para você escolher. Por exemplo, as pastas de castanha de caju com coco, com chocolate e nibs e com chocolate branco!

Nesse artigo, você descobrirá os benefícios da pasta de Castanha de Caju e como incorporar esse alimento na sua dieta. Falaremos sobre:

  • 8 Benefícios da pasta de castanha de caju para a saúde
  • Quem pode consumir pasta de castanha de caju
  • Como comer pasta de castanha de caju?

Boa Leitura!

Pasta de Castanha de Caju com Cookies da Naked Nuts

8 Benefícios da pasta de castanha de caju para a saúde

Vamos direto ao que interessa? A seguir, você encontra os principais benefícios da castanha de caju. 

Certamente você vai se surpreender com a funcionalidade desse alimento. Confira: 

1. Emagrecimento

Falar que castanha de caju engorda é um equívoco, mesmo esse sendo um alimento calórico. Isso porque trata-se de um alimento rico em diversos nutrientes que contribuem com a queima calórica, além de conter gorduras insaturadas – também conhecidas como gorduras do bem. 

Essas características fazem com que a pasta de castanha de caju tenha o benefício de fazer com que você se sinta mais saciado. Ou seja, além de ajudar a queimar as calorias, também ajuda a reduzir o consumo. 

2. Desenvolvimento muscular

Você sabia que os benefícios da castanha de caju na musculação são enormes? Isso porque a pasta de castanha de caju contém cálcio e magnésio, dois minerais essenciais para o desenvolvimento muscular.

Sem o magnésio, inclusive, mesmo músculos bem desenvolvidos terão dificuldades e podem ter câimbras e espasmos.

Além disso, a castanha de caju também tem um aminoácido importante, a arginina. Ele ajuda a melhorar sua performance durante as atividades físicas e é importante na recuperação pós-treino.

Pessoa com bebida aproveitando os benefícios da pasta de castanha de caju

3. Contra a Anemia

Uma das principais causas da anemia é a deficiência de minerais como o zinco e o ferro na dieta. A pasta de castanha de caju pode ajudar, pois é rica tanto em ferro quanto em zinco.

E, enquanto estamos falando da saúde cardiovascular, é importante lembrar: A pasta de castanha de caju também reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e elevam o HDL (colesterol bom) no sangue. 

4. Prevenção do Câncer

A pasta de castanha de caju contém Proantocianidinas, compostos químicos encontrados comumente em frutas e conhecidos como flavonoides. Eles agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. 

Em especial na castanha de caju, esses flavonoides contam com a ajuda do cobre presente no alimento. A combinação potencializa a ação anticancerígena.

5. Controle da Pressão arterial

A pasta de castanha de caju oferece inúmeros benefícios para o sistema cardiovascular. Um deles é ajudar no controle da pressão arterial, devido ao magnésio presente na castanha.

Esse é um problema extremamente comum: a hipertensão é diagnosticada em 24,7% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde

6. Cabelos mais saudáveis

Cabelos mais fortes e saudáveis é o desejo de muita gente. Por sorte, é possível conquistar esse sonho apenas melhorando sua dieta. Isso porque vitaminas e minerais como a vitamina E e o cobre são fundamentais para manter a beleza em dia. 

O cobre, presente na pasta de castanha de caju, ajuda não só no fortalecimento dos fios. Ele também contribui para a produção de melanina, o que ajuda a retardar o aparecimento de fios brancos.

7. Ossos mais fortes

Lembra do magnésio presente na pasta de castanha de caju? Além de ajudar no desenvolvimento muscular, ele também é fundamental para a saúde dos ossos. 

Esse alimento também contém cálcio, outro mineral importantíssimo para manter os ossos fortes e saudáveis.

8. Melhora o sistema imunológico

O ferro presente na pasta de castanha de caju é um mineral importantíssimo no fortalecimento do organismo contra doenças. Isso porque ele age diretamente na eliminação dos radicais livres, apontados como prejudiciais à saúde e bem estar.

Além disso, o consumo diário de sementes oleaginosas como a castanha de caju ajuda na prevenção de diversas outras doenças. Alguns exemplos são a diabetes, mal de Alzheimer, problemas renais, doenças cardiovasculares, derrames e muitas outras.

Quem pode consumir pasta de castanha de caju

Agora você já conhece alguns dos principais benefícios da pasta de castanha de caju. Mas será que todo mundo pode consumir esse alimento? Castanha de caju faz mal? Existem contra indicações?

O mito de que a castanha de caju faz mal vem do consumo inadequado. Isso porque ela não pode ser consumida crua, devido a presença de urushiol.

Mas você não precisa se preocupar com isso ao consumir pasta de castanha de caju! O ingrediente é cuidadosamente tostado antes de virar as deliciosas pastas.

A castanha de caju só é contra indicada para quem tem problemas renais. E claro, não se esqueça de dosar o consumo se seu objetivo é perder peso.

Como comer pasta de castanha de caju?

Bebida de pasta de castanha de caju com banana

Existem muitas formas de consumir a pasta de castanha de caju. Ela pode até mesmo ser usada como recheio de sanduíches ou batida nas smoothies. 

Confira algumas receitas incríveis e saudáveis com pasta de castanha de caju e outras nuts que você pode preparar.

Muita gente se pergunta quantas castanhas de caju se deve comer por dia. Quando estamos falando de uma dieta restrita em calorias, o recomendado é que suas porções de nuts não passem das 100g diárias. 

Dica: Um ótimo momento para consumir a pasta de castanha de caju é logo depois do treino. Ela ajuda na recuperação do corpo, além de matar a fome pós-treino rapidinho.

Conclusão

Pasta de Castanha de Caju com Nibs da Naked Nuts

Agora você já conhece os benefícios da pasta de castanha de caju. Com tantas vantagens, não é de se espantar que ela tenha virado uma queridinha de quem treina ou busca uma alimentação mais saudável. 

E melhor ainda: se você é vegano ou possui restrições quanto a lactose, ainda tem Pastas Naked Nuts deliciosas esperando por você! Tudo isso com ingredientes 100% naturais, nada de conservantes e nada de açúcar!

Descubra mais receitas incríveis no nosso blog: 

Obrigado por ler e até a próxima!

Conheça nossas pastas de castanha de caju
sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.