Mesa de madeira com grãos de amêndoa e uma toalha pequena dobrada, apoiando uma tigela de farinha de amêndoas.

A farinha de amêndoas é uma alternativa àquelas farinhas tradicionais — como a farinha de trigo.

Esse alimento é proveniente da moagem da tão conhecida amêndoa, uma oleaginosa com alto conteúdo nutritivo e com uma predominância de gorduras do gênero insaturada. Sua farinha é produzida após a retirada do conteúdo oleoso da semente.

Quer saber mais sobre os benefícios desse alimento e como encaixá-lo na alimentação?
Confira a seguir!

Naked bites da naked nuts que possui ingredientes com farinha de amendoas na composição

O que é a farinha de amêndoas?

Resultante do processamento da amêndoa, essa farinha apresenta um alto conteúdo de gorduras para um baixo conteúdo de carboidratos, além de minerais diferentes da farinha de trigo comum.

Dentro de uma dieta low-carb — ou seja, com restrição de carboidratos ou sem a presença de glúten — a farinha de amêndoas atua como uma substituição interessante para diversas receitas. 

Em termos de valores nutricionais, em 15g (uma colher de sopa), a farinha de amêndoas confere por volta de 90 a 95 kcal, além de maiores porcentagens de gorduras e proteínas, contando com, aproximadamente, 10% de fibras e micronutrientes (vitaminas e minerais), como o Magnésio, o Cálcio e muitos outros!

Mesa de madeira com uma toalha redonda branca pequena. Apoiada nela está um prato de cerâmica com farinha de amêndoas, atrás está um pote de cerâmica com amêndoas e, ao lado, outro pode transparente com farinha de amêndoas.

Benefícios da farinha de amêndoas

Seus benefícios são diversos. Confira os principais abaixo:

Baixo carboidrato

Ter menos carboidratos não é, em si, um benefício, pois isso depende muito do usuário e da estrutura da sua dieta. Mas a farinha de amêndoas tem uma composição restrita em carboidratos, isso porque é derivada de uma oleaginosa, em que o conteúdo predominante são as gorduras.

Baixo índice glicêmico

Por ser uma farinha em que a presença de macronutrientes, como proteínas e gorduras (além da porcentagem de fibras), é alta, a velocidade com a qual o carboidrato chega na corrente sanguínea, é menor. 

Sendo assim, ao misturar em outras preparações culinárias, a farinha de amêndoas é capaz de retardar o índice glicêmico da refeição.

Auxilia no controle do colesterol

Suas gorduras são, predominantemente, insaturadas, o que ajuda na promoção de um melhor perfil lipídico no sangue, ou seja, eleva os níveis de HDL-c (o tal do “colesterol bom”) e auxilia a minimizar os patamares de LDL-c (o famoso “colesterol ruim”). 

Ademais, a presença de suas fibras ajuda a reduzir a absorção do colesterol no intestino, por serem do gênero “solúveis”, assim formando um gel que inibe a entrada do colesterol no sangue.

Excelente fonte de energia

Pela sua quantidade de calorias e distribuição de nutrientes, a farinha de amêndoas torna-se uma ótima fonte de energia para aqueles que precisam de um maior contingente calórico no dia — como as pessoas em fase de aumento muscular ou indivíduos de grande porte (na maior parte dos casos).

pasta de amendoim com chocolate branco para misturar com farinha de amendoas

Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

A amêndoa é uma ótima fonte de antioxidantes — no caso, vitamina E e compostos bioativos — atuando, de maneira indireta ou não, na ação anti-inflamatória do organismo

Isso porque ela promove maior proteção contra agentes oxidantes, formados por radicais livres que ocorrem durante a produção de energia à base de oxigênio.

Boa opção para celíacos

Por não apresentarem glúten em suas dietas, os celíacos perdem componentes base da alimentação brasileira, que são grandes fontes energéticas, além de micronutrientes essenciais para o organismo. 

Com a farinha de amêndoas, esses mesmos indivíduos conseguem ingerir um maior contingente calórico e mais nutrientes, em pequenas porções do alimento, variando em relação à rotina casual.

Ajuda no processo de emagrecimento

Por auxiliar na promoção da saciedade, ela ajuda no processo de emagrecimento, uma vez que esse tipo de sensação é importantíssima para viabilizar o menor volume de calorias durante o período de redução de peso. 

Além disso, enriquece os micronutrientes do planejamento alimentar.

Como produzir e consumir?

Agora você deve estar se perguntando: “e no meu caso que já consumo amêndoas, tenho um pacote fechado em casa e quero testar uma receita com essa farinha?

Simples! Para produzir a farinha de amêndoas, basta:

  • pegar a própria oleaginosa;
  • fervê-la para retirar sua pele;
  • passá-la pelo moedor, visando o farináceo baixo em carboidratos.

Após feito isso, sua aplicação dentro da cozinha é muito ampla, variando desde biscoitos, vitaminas, cupcakes, bolos, panquecas e saladas, ou até mesmo para empanar carnes, peixes e frango.

Sendo assim, a farinha de amêndoas possui uma riqueza em propriedades e utilidades no dia a dia da alimentação das pessoas.

E você, já conhecia esse alimento?

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

conheça a naked nuts, as melhores pastas de amendoim, castanha de caju e avelã