Jovem desportista feliz bebendo whey protein enquanto relaxa no chão e navega na net no laptop

Se você é do ambiente das academias, então com certeza já viu algum marombeiro saindo da sala de pesos falando de whey protein, pegando uma coqueteleira na mala ou um pote pequeno, jogando num recipiente com água, agitando e bebendo o resultado dessa mistura logo em seguida como um bebê ganhando sua mamadeira no final do dia.

Brincadeiras à parte, caso já tenha visto algo parecido, estamos falando (muito provavelmente) de Whey Protein.

Para quem não conhece tanto assim, costuma associar esse suplemento com o ganho de massa muscular, dando ao mesmo o papel causador único desse processo.

No entanto, não é bem assim que a banda toca. Ele ajuda para que isso aconteça? Sim, no entanto, seu papel vai muito além. Desde o emagrecimento até no dia a dia, ele pode ser útil, porém, jamais será necessário para obter resultados.

Vem com a gente entender o porquê!

naked nuts - wafer com adição de whey protein

O que de fato é o Whey Protein?

O Whey Protein é, basicamente, uma parte do leite.

“Meu Deus, Naked! Como assim?” Isso mesmo que você leu. O whey é feito a partir do processamento do leite como conhecemos, isolando seu soro, por isso, o nome alternativo desse composto é “proteína do soro do leite”.

A partir da retirada das gorduras, e do máximo de carboidratos possíveis do soro, temos um composto proteico que passa por processos de secagem e atomização para constituir o tão conhecido pó que os marombeiros amam.

Basicamente, em linhas gerais, o Whey Protein é um complexo de aminoácidos (pequenas moléculas que formam as proteínas) muito rico, pois alguns desses pequenos compostos são essenciais para o organismo (ou seja, nós não produzimos) e encontram-se em quantidades apropriadas para sustentar o metabolismo proteico do nosso corpo.

Não só isso, mas essa fonte de proteínas de alto valor biológico tem alta capacidade e rápida taxa de absorção, por isso é amplamente utilizada pelos praticantes de musculação, em busca de otimizar seus ganhos e reparação muscular.

Pela sua praticidade, o whey é uma forma de facilitar o planejamento alimentar das pessoas, afinal, o dia a dia do trabalhador comum é extremamente corrido.

Todavia, é importante ressaltar que não é necessário utilizá-lo para obter esses aminoácidos essenciais ou para conseguir reparar sua musculatura de forma eficiente.

O composto não seria chamado de suplemento alimentar se fosse preciso tê-lo na alimentação de todo e qualquer ser humano.

Quais são os principais benefícios do Whey Protein?

O Whey Protein em si não faz milagre, claro, mas a sua utilização pode trazer certos benefícios para pessoas que têm uma rotina corrida, não desfrutam de diversas opções para manter a ingestão de proteínas constante durante o dia ou algo do gênero.

Logo, aqui vão alguns benefícios:

  • versatilidade: o whey vai com água ou leite e derivados, tudo depende do seu intuito;
  • praticidade: na rotina, parar e elaborar uma refeição intermediária ideal nem sempre é possível, por isso ele é uma ótima opção;
  • rapidez: por causa da configuração de suas moléculas, sua velocidade de absorção é maior em relação a um corte de carne ou uma colher de feijão, por exemplo;
  • alto valor biológico: esse benefício não é exclusivo do whey, mas ele tem toda a cadeia de aminoácidos, essenciais e não essenciais, propiciando um aporte de aminoácidos ideal para sustentar o nosso metabolismo proteico;
  • diversidade: além dos vários sabores que a indústria de suplementos propicia, esse suplemento tem variações de tipos, como o concentrado, hidrolisado e isolado, atingindo diferentes públicos, com ou sem complicações de saúde.
naked nuts - wafer com adição de whey protein

Além disso, o whey pode garantir uma série de outras vantagens, as quais não são exclusivas dele, mas são realçadas com o mesmo:

Nutrição

Uma proteína é como um trem com diversos vagões, sendo esses últimos, os aminoácidos. Os vagões podem ter diferentes tipos, formatos e cores, só que, dependendo da proteína, alguns desses pedaços da locomotiva (proteína) acabam faltando ou não encontrando-se na quantidade ideal.

O Whey Protein tem diversos aminoácidos em sua composição, entre eles, os essenciais (aqueles que não produzimos no nosso corpo), que sustentam diversos processos no organismo e, entre eles, a síntese de proteínas, a qual é extremamente importante para a sustentação da vida, uma vez que as proteínas possuem diversos papéis, como visto anteriormente.

Vale ressaltar que não é um benefício apenas do whey. Conseguimos esse aporte de diversas outras maneiras e muito mais prevalecentes no dia a dia.

Cicatrização

O processo de cicatrização do organismo precisa de diferentes sinalizações e processos para ocorrer de maneira eficiente, entre eles, a síntese (produção) de novos tecidos de um tipo específico, de modo a preencher aquele vago da pele ou do músculo, quando profundo.

A sinalização da coagulação é um processo muito importante, realizado por substâncias inflamatórias que são, basicamente, proteínas de regulação. A partir disso, na área afetada, mobilizam-se diversos fatores de coagulação, que também são proteínas.

Como se não bastasse, a produção de colágeno (proteína estrutural encontrada na pele, por exemplo) é dependente do aporte de aminoácidos que o nosso organismo recebe e da eficácia em produzir.

O whey é uma maneira, não exclusiva, de obter-se um aporte de aminoácidos ideal em quantidade e qualidade para sustentar a produção de todas essas proteínas envolvidas na cicatrização por um período do dia.

Whey Protein na prevenção de doenças cardíacas

Conforme um estudo clínico randomizado duplo-cego, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, indivíduos submetidos a altas dosagens de whey tiveram diminuição da sua pressão arterial geral e diminuição do colesterol total.

No entanto, por ser apenas um estudo, não é suficiente para tornar-se regra científica (até porque isso não existe), mas traz um forte apontamento para um possível embasamento futuro.

Além disso, com o aporte adequado de proteínas, a estrutura dos vasos sanguíneos torna-se mais resistente e capaz de suportar o fluxo sanguíneo, evitando quaisquer tipos de lesão ou complicações futuras.

Mix de nuts smores da naked nuts sem whey protein

Quais são os tipos de Whey?

Hoje, com o avanço da tecnologia industrial, foram criadas diversas variedades deste suplemento. Conheça alguns a seguir:

Whey Protein Concentrado

No formato concentrado, a proteína está compondo a maior parte do conteúdo geral (cerca de 80%) do produto.

Há um baixíssimo teor de carboidratos com mais ligações entre as moléculas de proteína, tornando sua junção mais resistente, necessitando de uma maior atividade de digestão.

No entanto, sem peculiaridades digestivas (intestinais ou estomacais), sua ingestão é a mais recomendada.

Whey Protein Hidrolisado

O modelo hidrolisado traz consigo um conjunto de proteínas que têm suas ligações mais quebradas possíveis, tornando sua absorção ainda mais rápida e não requisitando muito do trato gastrointestinal.

Normalmente, esse é o tipo recomendado para pessoas com complicações estomacais ou do intestino.

Whey Protein Isolado

Esse whey protein é perfeito para indivíduos com uma aversão digestiva à lactose (intolerância ou leve incômodo), por isolar o composto proteico da sua porção de carboidratos ou de gorduras, quase por um todo.

Sua velocidade de absorção é maior que o whey concentrado, mas menor que o hidrolisado, além de conter uma quantidade maior de proteínas numa única porção, atingindo cerca de 90% (no mínimo) do conteúdo total.

Como inserir o Whey Protein na alimentação de maneira saborosa?

O whey tem um encaixe muito prático e versátil na rotina, principalmente em refeições intermediárias ou no começo/fim do dia. Suas opções com sabores costumam ter mais adesão do que a versão neutra, possuindo adoçante na composição e viabilizando muitas receitas.

Alguns produtos têm uma interação melhor com outros ingredientes, no entanto, normalmente não há tantas ocorrências quanto a isso.

Numa receita com Naked Nuts, sugerimos adicionar o whey pela sua facilidade de interação com o nosso produto, realçando o sabor da sua preparação e enriquecendo suas proteínas, como cookies com pasta de amendoim, bolo de caneca ou até numa mistura de iogurte com Naked!

Agora que você já conhece esse suplemento e seus tipos mais conhecidos, assim como maneiras de inserir na rotina, apenas atente-se ao fato de você realmente precisar dele em seu planejamento alimentar.

Para pessoas com uma vida extremamente corrida, o whey protein pode ser uma ótima opção para não deixar passar a hora de ingerir proteínas!

Se você realmente está com foco em consumir esse produto, apenas consulte um(a) profissional habilitado(a) para receber instruções melhores sobre como suplementar esse “pó proteico”.

pasta de amendoim e avelã da marca com produtos com whey protein