Treino HIIT naked nuts

Introdução

O treino HIIT é uma trend mundial! 

Diversas pessoas ao redor do globo, hoje, praticam os diferentes exercícios disponíveis, online ou nas academias, dessa modalidade, onde alguns acreditam emagrecer mais, ter mais resultados ou se sentirem mais satisfeitos com a atividade em si.

Por sua curta duração, o HIIT ainda se tornou uma tendência para pessoas que têm pouco tempo na agenda e ainda querem “fazer render” o que lhes resta.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade de treinamento e conversar um pouquinho sobre algumas dúvidas comuns relacionadas ao “HIIT”.

O que é o exercício HIIT?

O treino HIIT ou High-Intensity Interval Training é um tipo de treino que consiste em blocos repetidos de exercícios de alta intensidade (aproximadamente 80%-95% do máximo que o coração de uma pessoa, em média, baterá por minuto) por um período de 5 segundos a 8 minutos, revezando esses blocos mais “pesados” com blocos de descanso ou de menor intensidade (40%-50% do mesmo parâmetro).

Esse método foi tradicionalmente muito usado no decorrer dos anos para preparar atletas que precisavam se adaptar especificamente a certas modalidades que exigem tanto resistência, quanto força.

Com o passar do tempo, esse tipo de treino passou a ser aplicado em pessoas comuns que gostariam de se preparar de uma maneira menos convencional do que a boa e velha musculação. Além disso, o HIIT pode ser facilmente moldado para pessoas com aptidões físicas diferentes e preferências de modalidades, como hidroginástica, ciclismo, corrida, etc.

kit baby de pastas da naked nuts para pós em treino hiit

Para que serve o exercício HIIT?

O HIIT é um treino de finalidade múltipla, mas o que quer dizer isso?

Por conta da intensidade de trabalho, o HIIT consegue estimular duas grandes vias de adaptação: força e resistência.

Por conta da continuidade da atividade, praticamente sem parar, com oscilações de intensidade, o HIIT trabalha muito com a nossa resistência cardíaca, respiratória e vascular. por outro lado, pela alta intensidade em certos períodos, esse tipo de exercício também acaba estimulando nossa força, ou seja, trabalhando duas variáveis em um só momento.

Os benefícios relacionados ao HIIT são alguns, como por exemplo:

  • Melhora da pressão sanguínea;
  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Aumento da sensibilidade à insulina;
  • Melhora do perfil de colesterol;
  • Manutenção da massa muscular, diminuindo a gordura corporal e peso geral.

Como fazer um HIIT?

Sempre, ao elaborar um treino HIIT, a primeira dica é procurar um profissional capacitado para te ajudar, afinal, educadores físicos também são formados para isso (além de averiguar se você pode ou não realizar um HIIT).

Algumas variáveis são sempre levadas em consideração, como frequência, duração, intensidades trabalhadas, modalidade escolhida e a proporção de trabalho intenso para trabalho leve/moderado. 

Para elaborar períodos mais intensos, pense que o exercício, de maneira pessoal, precisa ser “difícil” para “muito difícil”, onde conversar não é mais uma opção enquanto executar a atividade.

Períodos mais leves/moderados são aqueles de dificuldade média para baixa, onde conversar enquanto executa pode ser viável e o ritmo do seu coração acaba sendo mais “ameno”.

Trabalhar em proporções 1:1 (ex.: 3 minutos de alta intensidade para 3 minutos em baixa intensidade) pode ser eficaz para aprimorar a adesão e melhorar a recuperação entre blocos mais intensos.

Com isso, escolha a modalidade e bora pra cima!

Inclusive, se quiser saber como se alimentar após o treino, acesse o nosso artigo ou acesse o nosso site para produtos cheios de nutrientes para o exercício…

Pasta mix de nuts sabor leite em pós de pós treino hiit naked nuts

Dúvidas comuns sobre HIIT

Ao realizar um exercício novo, sempre pode ocorrer uma confusão e no HIIT, onde há uma alternância de intensidades, dúvidas costumam ser frequentes, então vamos tirar algumas das mais comuns?

HIIT emagrece?

Um exercício físico não ocasiona emagrecimento por si próprio, pois é necessário um cenário com balanço energético negativo, onde se gasta mais do que se consome, sendo que nisso, o exercício HIIT pode contribuir muito!

Durante o emagrecimento, é de suma relevância a prática de exercícios físicos, visto que nesse momento, a perda de peso pode vir acompanhada de uma flacidez muscular quando não realizamos treinos constantes.

Logo, o HIIT não emagrece diretamente, mas contribui para o balanço energético negativo e para evitar a flacidez.

O que pode auxiliar na perda de peso é o treino HIIT alinhado à uma boa dieta em déficit calórico. Nisso, a nossa Pasta Mix de Nuts sabor Avelã Branco pode ajudar a conseguir mais saciedade para sentir menos fome!

Qualquer pessoa pode fazer HIIT?

De certa forma, sim. No entanto, aconselhamos um precaução extra para pessoas sedentárias ou há um bom tempo sem atividade física constante que buscam o HIIT…

Pois as mesmas podem sentir o exercício como algo aversivo e se afastarem desse mundo ou até sofrerem complicações sérias.

Pessoas com histórico pessoal de fumo, hipertensão, diabetes, colesterol anormal ou obesidade ainda têm maiores riscos de saúde…

por isso procurar o auxílio médico para avaliar sua capacidade física pode ser um recurso preventivo necessário para começar um programa HIIT.

Qual a duração média de uma sessão de HIIT?

Um exercício HIIT pode durar o tempo que for preciso para você se adaptar!

No entanto, a quantidade de tempo investida costuma variar de 20 a 60 minutos totais, entre períodos intensos e mais tranquilos.

Conclusão

O HIIT é uma modalidade de treinamento cada vez mais procurada e conhecida, principalmente por aumentar efeitos de gasto de energia após o treino (assim como outros exercícios, rs), no entanto, muitos mitos são propagados por aí…

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a se informar um pouco mais sobre isso e, claro, te convidamos a conhecer um pouco mais de quem somos na seção abaixo, assim como te convidamos a entrar em nosso site.

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá! Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

Conheça a Naked Nuts
Conheça