café com pasta de amendoim

Já pensou em tomar um café com pasta de amendoim? Pois deveria! Além de ser uma combinação deliciosa, a união desses dois ingredientes é capaz de trazer diversos benefícios para a sua saúde.

A pasta de amendoim é rica em proteínas, antioxidantes e gorduras saudáveis e fortalece o sistema imunológico. Já o café, por sua vez, acelera o metabolismo e ajuda na queima de calorias.

Quer aprender a preparar essa bebida incrível para começar bem o dia ou levar sua energia lá em cima antes do treino? Confira o artigo!

Confira: Pasta de Amendoim: Como Comer, Melhor Horário e Cuidados

Café com pasta de amendoim: conheça os benefícios

Muito mais que uma bebida irresistível, o café com pasta de amendoim traz diversos benefícios para a saúde. A seguir, conheça alguns deles:

Excelente como pré-treino

A pasta de amendoim é fonte de gorduras insaturadas (as gorduras boas!), que libera energia para o corpo de forma gradual.

Isso significa que consumi-la antes de treinar é uma ótima maneira de ter uma boa reserva de energia para se dedicar ao treino.

Além disso, o alimento é rico em proteínas, que contribuem para a formação de massa magra.

Já o café ajuda na queima de calorias e ainda age especificamente na queima de gordura por meio da ativação do sistema nervoso e oxidação lipídica.

Ou seja, café com pasta de amendoim é a opção perfeita para dar aquele gás antes do treino, melhorar a performance e queimar mais gordura!

amendoim com cookies

Ótimo energético

O café já é considerado um combustível de energia que ajuda a nos manter acordados por conta da cafeína. 

Somado a isso, ainda existe o fato de que a pasta de amendoim é rica em gorduras saudáveis, que fornece energia para o corpo de forma mais gradual e constante.

Fortalece o coração

O café ajuda a proteger contra a insuficiência cardíaca, enquanto a pasta de amendoim possui substâncias (como vitaminas E, resveratrol e fitoesteróis) que previnem doenças cardíacas.

Diminui a diabetes

Junto com uma alimentação saudável, o café com pasta de amendoim ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes. Isso é possível devido às propriedades antioxidantes dos dois ingredientes!

Protege o cérebro

O consumo regular de café e de pasta de amendoim ainda protege o cérebro contra a doença de Alzheimer e comprometimento da memória. 

Esse benefício ocorre pois a cafeína e a niacina (presente no amendoim) ajudam a diminuir a probabilidade da doença.

Contribui para o emagrecimento

O café com pasta de amendoim ajuda no emagrecimento pois possui ácido oleico, que ajuda na queima de gordura localizada e ainda é um bebida que gera saciedade. Ou seja, você irá comer menos ao longo do dia.

Além disso, o café é responsável por aumentar os níveis de adrenalina no sangue, o que acelera o metabolismo e quebra as células de gordura.

café com pasta de amendoim receitas

3 receitas de café com pasta de amendoim

Agora que já percebeu que vale a pena incluir o café com pasta de amendoim em sua dieta, é hora de descobrir como preparar essa bebida incrível. Vamos lá?

Café com pasta de amendoim cremoso

Rápido e prático de fazer! É perfeito para aqueles dias em que você não está com muito tempo livre para preparar um café da manhã saudável e fica suscetível a comprar um salgado por aí.

Não caia nessa cilada. Nesta receita, você pode usar café solúvel e nem precisará esperar a água ferver.

Tempo de preparo: 3 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim sem açúcar
  • 1 colher de sopa de xilitol (ou adoçante de sua preferência)
  • meia colher de chá de gengibre ralado
  • 4 colheres de sopa do leite de sua preferência
  • 1 colher de sopa de café solúvel
  • 3 colheres de sopa de água quente
  • 1 e meia xícara de chá de água quente

Modo de preparo

Primeiro, dilua o café solúvel nas três colheres de sopa de água quente. Em seguida, misture bem a pasta de amendoim, o xilitol, o gengibre e o leite e o café dissolvido.

Quando formar uma pasta cremosa e homogênea, acrescente uma e meia xícara de água quente. Pronto!

Café gelado com pasta de amendoim

Em dias quentes, uma bebida gelada sempre cai bem, não é mesmo? Então, para variar, você pode preparar um café gelado com pasta de amendoim. 

Tempo de preparo: 3 minutos

Rendimento: 1 porção

Ingredientes

  • 1/3 de xícara de leite de sua preferência
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim 
  • 1 banana congelada
  • 150 ml de café coado 
  • adoçante à gosto

Modo de preparo

Não existe receita de café mais prática que essa. É só bater todos os ingredientes no liquidificador ou em um mixer por 30 segundos. Despeje em um copo e se delicie!

Cappuccino low carb com pasta de amendoim

E que tal incrementar a receita com alguns ingredientes e fazer um cappuccino low carb? Se você está restringindo o consumo de carboidratos, esta opção é para você!

Tempo de preparo: 5 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

Modo de preparo

Bata no liquidificador ou mixer o café, o creme de leite, o adoçante e a pasta de amendoim até obter uma textura cremosa. Despeje em uma xícara e salpique canela por cima!

Café com pasta de amendoim faz mal?

Se consumido com moderação, você poderá aproveitar todos os benefícios da bebida, sem nenhum risco à saúde. 

Isso porque é indicado comer 60g de pasta de amendoim por dia, o que equivale a duas colheres de sopa. 

Já o consumo de cafeína para um adulto saudável deve se limitar a 400 miligramas diários, o correspondente a três xícaras de 150 ml de café.

café com pasta de amendoim cafe

Conclusão

Além de ser delicioso e super fácil de fazer, o café com pasta de amendoim traz diversos benefícios para a saúde, como acelerar o metabolismo, favorecer a perda de peso e queima de gordura, proteger o coração e o cérebro.

Por essa razão, preparar essa bebida é uma excelente pedida para o seu café da manhã ou pré-treino!

Leia também: Pasta de Amendoim Engorda? Calorias e Como Escolher a Sua