como vender pela internet

Descobrir como vender pela internet é uma ótima oportunidade para iniciar seu próprio negócio, já que o setor movimenta bilhões de reais anualmente.

Em 2020, por exemplo, o e-commerce cresceu 68% e movimentou R$ 126,3 bilhões no Brasil, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Porém, ainda que tenha uma série de vantagens, aproveitar uma fatia desse mercado não é tão simples assim. Pensando em te ajudar a ganhar dinheiro com vendas online, preparamos este guia para você. Acompanhe!

Leia também: 5 Ideias de negócios lucrativos para você investir com sucesso

Dicas de como vender na internet [Para iniciantes]

O comércio online é um ambiente democrático e até mesmo iniciantes podem competir com grandes marcas na hora de vender online. 

Claro que não dá para ter sucesso do dia para noite. É preciso traçar estratégias e seguir algumas etapas para obter bons resultados.

Não sabe por onde começar? Descubra agora como vender pela internet: 

1. Escolha o produto ideal para vender

Antes de qualquer etapa, você precisa ter clareza do que irá vender online e especificar seu nicho para aumentar suas chances de sucesso.

Portanto, em vez de decidir apenas que irá comercializar alimentos, por exemplo, especifique os produtos e o seu nicho de atuação, como revenda de produtos naturais ou venda de produtos vegetarianos.

Uma boa dica é optar por segmentos pelos quais você tem interesse, assim será mais fácil compreender o seu negócio, encontrar fornecedores e se comunicar com seu público.

2. Estude o mercado

É possível comercializar praticamente tudo online, mas é necessário ter certeza de que haverá demanda.

Essa segunda etapa de como vender pela internet surge justamente para te proporcionar essa segurança.

Você deverá fazer uma pesquisa aprofundada sobre o nicho de mercado que você pretende ingressar, reunindo informações sobre a concorrência, o público-alvo e os fornecedores.

Zero waste: o futuro do mercado a granel

3. Determine o seu público-alvo

E por falar em público-alvo, defini-lo na fase inicial do seu projeto é outro ponto imprescindível quando o assunto é como vender pela internet.

A partir da sua pesquisa de mercado, você poderá responder alguns critérios sobre os seus potenciais clientes, como:

  • informações demográficas: gênero, idade, nível de escolaridade e estado civil;
  • dados geográficos: onde vivem, trabalham ou frequentam;
  • geração: Baby Boomer, Geração X, Millennial ou Geração Z;
  • características psicológicas e comportamentais;
  • ciclo de vida: por exemplo, se possuem filhos, se são recém-casados, etc.

Ao conhecer bem seu público, será possível traçar estratégias de vendas mais assertivas, como a escolha do canal de venda e divulgação.

4. Escolha seu canal de venda

Agora é hora de decidir onde você irá vender os seus produtos na internet. Existem diferentes opções para vendas online. Os principais são:

  • loja virtual: um site próprio onde você pode expor seus produtos, realizar transações comerciais e integrar sistemas que facilitam a gestão do negócio;
  • marketplace: são plataformas digitais que conectam vendedores e compradores, como o Mercado Livre, Americanas, Submarino, Amazon, etc. Por lá, basta publicar seus produtos e começar a vender, mas exige o pagamento de comissões de venda;
  • redes sociais: permite criar vitrines virtuais no Instagram Shop e Facebook Shop, mas para finalizar a venda, os clientes são direcionados ao seu site ou WhatsApp.
como vender pela internet escolha de canal de vendas

5. Crie o nome da sua loja 

Após descobrir o que irá vender e para quem, você precisará criar o nome da sua loja. É preciso escolher algo marcante, mas de grafia fácil. 

Pense em nomes relacionados ao nicho que escolheu e depois verifique a disponibilidade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Essa etapa de como vender pela internet é crucial para criar um e-commerce e até anunciar em marketplaces.

6. Precifique seus produtos

Definir corretamente o preço de venda dos produtos é fundamental para garantir sua lucratividade.

Neste processo, você deve considerar não apenas a concorrência, mas também os custos das suas operações para realizar a precificação correta.

7. Divulgue 

Para que as pessoas comecem a comprar de você, elas precisam chegar até a sua marca e seus produtos. Então, será preciso investir em divulgação.

Existem muitas formas de alcançar sua audiência com Marketing Digital. As técnicas mais simples para quem é iniciante no assunto são:

  • estratégias orgânicas nas redes sociais: consiste em realizar publicações aos seus seguidores. Foque em mostrar como seus produtos podem solucionar as dores dos potenciais clientes;
  • anúncios pagos nas redes sociais: no Instagram e Facebook é possível criar publicações e promovê-las para alcançar mais usuários;
  • anúncios no Google: você pagará para aparecer em destaque no Google quando um usuário pesquisar algo relacionado aos seus produtos.

Lembre-se que o mais importante é estar onde o seu público-alvo está. Por exemplo, se seus potenciais clientes usam o Instagram, lá será um excelente lugar para divulgação.

O assunto é bastante amplo, então você pode se aprofundar no tema ao ler nosso artigo sobre como divulgar produtos na internet.

Como vender pelo Instagram?

Uma forma prática de como vender pela internet é usar o Instagram, uma das redes sociais mais usadas no mundo.

Primeiro, crie um perfil comercial para a sua marca. Depois, faça publicações e explore as funcionalidades, como Feed, Stories e Reels.

O Instagram é uma rede social bastante visual. Então, você deve caprichar nas imagens e vídeos das suas postagens. Também use hashtags nas publicações para facilitar que seu público te encontre. 

E não esqueça que a interação é muito importante. Tire dúvidas dos seus clientes, informe preços e responda perguntas. Conversar com o público é indispensável para conquistar a confiança do cliente.

Como vender pela internet gratuitamente?

Muitas pessoas se perguntam se tem como vender pela internet sem precisar investir, já que criar uma loja virtual exige um certo investimento. 

A boa notícia é que é possível iniciar suas vendas sem gastar com anúncios. Neste caso, a dica é começar com estratégias orgânicas, como a postagem de informações interessantes nas redes sociais. 

Outra boa pedida são as vendas em marketplaces. Por lá, o lojista consegue aproveitar a popularidade de grandes sites para anunciar para um grande volume de visitantes. 

como vender pela internet o que mais vende

O que mais vende em e-commerce?

Escolher produtos que estão em alta para vender é uma forma segura de começar um negócio online, já que haverá uma alta demanda. Mas, lembre-se que com isso também existe uma competição mais acirrada.

Se você ainda não tem certeza do que comercializar no ambiente digital, veja só os produtos que mais vendem na internet:

  • notebook;
  • celular;
  • livros;
  • produtos para pets;
  • capinhas e acessórios para celular;
  • lâmpadas inteligentes;
  • itens de perfumaria e cosméticos;
  • roupas;
  • brinquedos;
  • alimentos e bebidas.

Confira também: Lista de Produtos Naturais mais Vendidos: Quais Vender em Sua Loja

Conclusão

No artigo de hoje, você descobriu como vender pela internet e percebeu que não é uma tarefa tão difícil assim, né?

Contudo, exige pesquisa de mercado, definição de público-alvo e divulgação online. Ao seguir as etapas descritas no conteúdo, maiores serão as chances de lucrar com suas vendas.

Zero waste: o futuro do mercado a granel