embalagem economica

Reduzir os custos sem comprometer a qualidade dos produtos e a experiência do consumidor é o desejo de todo empresário. Nesse sentido, entra em pauta a embalagem econômica.

Mas, afinal, como elas são? Mais do que isso, será que realmente representam uma economia? 

Vamos descobrir tudo isso ao longo deste conteúdo. 

Então, boa leitura e aproveite todas as dicas! 

O que são embalagens econômicas

As embalagens econômicas são aquelas maiores, ou seja, com mais mercadorias. 

Alguns exemplos são os papéis higiênicos em conjunto de 12 ou 16 rolos, os fardos de iogurte ou refrigerante, os pacotes com shampoo e condicionador, entre tantos outros. 

Nesses casos, os consumidores precisam desembolsar uma quantia maior de dinheiro. 

Mas, apesar disso, ao calcular o valor por unidade de produto, as embalagens grandes representam o melhor negócio. 

De acordo com uma pesquisa da empresa Nielsen, a tendência de embalagens grandes vêm ganhando força. 

Tudo começou em 2016, época de crise financeira no Brasil. Então, para poupar o bolso, os brasileiros passaram a comprar mais produtos em pacotes grandes. 

Os empresários viram que a solução poderia virar uma nova tendência de negócios. Eles realmente estavam certos… Cada vez mais, é comum encontrar produtos de quaisquer tipos em embalagens econômicas. 

pasta de amendoim neaked nuts

Embalagem econômica e embalagem ecológica: são a mesma coisa?

Definitivamente não. 

O próprio exemplo de embalagem econômica (papel higiênico) que citamos anteriormente não é ecológico. Isso porque as marcas comercializam os rolos em sacos plásticos. 

Vale dizer que se entende por pacotes ecológicos aqueles que não degradam o meio ambiente. Além disso, que são produzidos a partir de recursos naturais ou provenientes de reciclagens. 

No Brasil, ainda estamos longe de investir majoritariamente nesses recursos biodegradáveis. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), divulgado em 2019, o nosso país é o 4º que mais gera lixo plástico no mundo — matéria-prima que leva em torno de 500 anos para se decompor. 

No dia a dia, é fácil notar essa realidade. Basta dar uma volta em um mercado para notar plástico em praticamente tudo: embalagens de produtos, sacos disponíveis na seção de frutas e verduras, sacolas no caixa, etc.  

Sem contar no tanto de plástico jogado pelas ruas, em rios, mares e muito mais. 

Ou seja, é certo que embalagem econômica e embalagem sustentável não são a mesma coisa, apesar disso, vale buscar uma solução que una os dois tipos. 

Alguns exemplos de materiais ecológicos para pacotes e recipientes são, por exemplo: papelão, vidro, papel reciclável, bagaço de cana-de-açúcar, entre tantos outros. 

embalagem economica mais barato

Embalagem econômica é sinônimo de menor preço?

Depende. 

Se você fizer um combo de 10 produtos, por exemplo, e o valor total da embalagem sair menor do que se o consumidor levasse 10 unidades soltas, sim, haverá a economia. 

O problema é que, em muitos casos, infelizmente, alguns empreendedores e comerciantes dão a falsa ideia de economia. 

Mas, claro, seja sempre honesto e transparente com o seu público! 

É importante destacar que, caso o cliente reclame de alguma incoerência e ela seja comprovada, o estabelecimento pode ser acusado de propaganda enganosa e abusiva. Isso de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. 

Para os clientes, vale sempre a dica de, antes de comprar qualquer embalagem, fazer o cálculo do quanto cada unidade sairá. 

Como dissemos, o resultado das embalagens econômicas precisa ser mais baixo do que o preço dos produtos avulsos. 

Vantagens e desvantagens das embalagens econômicas

Agora que já explicamos o que são as embalagens econômicas, precisamos mostrar as vantagens e desvantagens delas. 

Confira tudo e, em seguida, vamos ver qual a conclusão disso tudo. 

Vantagens 

  • maior custo benefício — a primeira vantagem, claro, é a possibilidade de agregar mais valor ao cliente sem que ele precise desembolsar mais dinheiro; 
  • personalização de combos — você pode, por exemplo, mesclar sabores de alimentos ou, ainda, aromas de cosméticos em uma só embalagem econômica;
  • fidelização dos consumidores — quando as pessoas veem, na sua marca, uma possibilidade de maior economia e adequação aos seus próprios gostos, sem dúvidas, elas se tornam clientes fiéis;
  • organização de estoque — apesar de as embalagens econômicas serem maiores, elas oferecem mais praticidade na hora de arrumar o estoque. 

Desvantagens

  • falta de praticidade para carregar — em alguns casos, a embalagem econômica é menos prática de ser carregada. De novo, podemos usar o caso do papel higiênico. São poucas marcas que fazem uma espécie de alça, mas, ainda assim, ela é de plástico; 
  • uso de materiais não-sustentáveis — se você não optar por pacotes e recipientes ecológicos, consequentemente, as embalagens maiores se tornam desvantajosas. 

O bom é que as duas desvantagens, na verdade, podem ser evitadas quando a marca toma os devidos cuidados e aposta em soluções e inovações para o varejo

acesse pasta de amendoim naked nuts

Afinal, devo optar por embalagens econômicas?

Já que as embalagens com economia possuem mais vantagens do que desvantagens, logo, elas valem a pena, certo? 

De qualquer forma, vale muito e sempre conhecer o seu público-alvo a fundo. 

Por isso, invista em pesquisas feitas virtualmente (por formulários) e, se possível, pessoalmente. Pergunte o que as pessoas desejam, o que elas evitam, como gostariam que os produtos fossem, entre outras questões interessantes. 

Todo feedback ajuda na hora de agradar o seus consumidores e, assim, sair à frente da concorrência! 

embalagem economica mercado

Conclusão 

As embalagens econômicas começaram a virar tendência em 2016, como uma alternativa à crise financeira da época. 

O fato é que muitas ideias ótimas também nascem em momentos delicados. 

Os pacotes que representam economia sobreviveram e ainda existem em todos os segmentos, como no de alimentos, cosméticos, beleza, moda e muito mais. 

Você também pode investir nessa solução, principalmente, porque ela desperta mais interesse e fidelidade dos consumidores. 

Mas, antes de colocar a ideia em prática, também é válido buscar um material de embalagem sustentável e prático. 

Com essas dicas, sem dúvidas, a sua marca estará no caminho certo para nascer ou crescer ainda mais. 

Não perca mais tempo e comece a agir o quanto antes! 

Boa sorte nos negócios!