como organizar estoque de supermercado

Melhores preços e excelente atendimento — esses são os pontos-chave para atrair muitos clientes e aumentar o seu faturamento. E para que isso seja possível, os cuidados começam bem antes, no que dá para chamar de “bastidores”. Neste conteúdo, vamos mostrar como organizar um estoque de supermercado. 

Sim, a organização dos produtos é muito mais significativa do que as pessoas imaginam. Para simplificar o assunto e facilitar o seu trabalho, aproveite as dicas que separamos!  

Por que é importante organizar o estoque de um supermercado?

A gestão de estoque é extremamente importante para o lucro da sua empresa. Quando tudo está organizado, você tem ciência de quais produtos mais saem e quando, exatamente, precisará providenciar outras unidades para não deixar as prateleiras vazias. 

Além disso, é possível saber quais são as mercadorias com menor fluxo de vendas e, assim, aplicar ofertas para vendê-las mais rápido. Caso contrário, o capital de giro fica prejudicado. 

Aliás, por falar em promoções, o controle de estoque também atua nesse ponto. Imagine que você queira adotar a estratégia da Black Friday. Ou seja, na última sexta-feira de novembro, os seus produtos estarão com descontos imperdíveis, certo? 

Mas, antes, é preciso checar o estoque e, dependendo, fazer mais compras. 

Quando há a gestão eficiente, já dá até para saber, por exemplo, quais marcas têm maior procura. Dessa forma, você se antecipa e compra os produtos carros-chefe. 

Tudo isso, também, para evitar rupturas e frustração dos clientes. Afinal, é muito desagradável saber que um mercado vai baixar os preços, mas, ao chegar no estabelecimento, ver que muito itens acabaram em minutos. 

Entender como organizar o estoque de supermercado também garante o cuidado maior com o prazo de validade das mercadorias. 

Os funcionários conseguem ter a noção de até quando podem colocar os produtos em exposição. 

Leia mais: Como Impulsionar as Vendas de Produtos Naturais

Como funciona o controle de estoque de um supermercado?

Agora que você já sabe porque é necessário fazer a gestão de estoque, chegou a hora de entender a parte mais prática. 

Independentemente do porte do supermercado, é preciso ter um depósito com tamanho adequado. 

Ou seja, nada de deixar os produtos amontoados, pois isso, além de comprometer a qualidade, ainda atrapalha o trabalho dos funcionários. 

Tudo o que entrar e sair do estoque também deve ficar registrado de uma forma clara, fácil de ter acesso e segura. 

Você pode fazer isso por meio de um software específico ou com o uso de planilhas na nuvem. 

Também tenha a certeza de que todos os colaboradores passaram por treinamentos e que dispõem de roupas e equipamentos de proteção. 

Desse modo, é mais fácil evitar que, por exemplo, uma caixa caia de uma grande prateleira e machuque alguém. 

Gestão e controle de estoque: 4 indicadores importantes 

Como dito antes, todos os produtos que chegam e saem do galpão precisam ser acompanhados. 

Com isso, a empresa consegue ter mais clareza sobre os indicadores. Veja quais são eles: 

1. Índice de perdas

Saber como organizar um estoque de supermercado evita perdas de mercadorias, o prejuízo pode acontecer por conta da validade vencida. 

Mas há um risco maior ainda… O furto ou o roubo. Por isso, vale reforçar a segurança do estoque com câmeras, vigias, alarmes, etc. Além de contratar um seguro. 

2. Custo de estoque

O custo de estoque é referente ao valor total investido nos produtos. Dentro desse preço, há vários outros elementos que correspondem a: 

  • armazenagem;
  • processamento;
  • falta;
  • carregamento.

3. Elaboração de inventário 

Esse documento nada mais é do que a inspeção do estoque. Funciona assim: tudo o que chega, você anota… Item por item. E quando há saída de mercadorias, é preciso revisar tudo e anotar também, inclusive as datas de fluxo. 

 A checagem evita possíveis enganos e mantém o equilíbrio… Prateleiras do supermercado cheias e sem excesso de produtos no estoque. 

4. Tempo de reposição 

É o indicador que mostra quanto tempo é gasto desde o momento que você solicita novos produtos até a colocação deles nos corredores da loja. 

Tenha em mente que, esse período, precisa ser o menor possível. Assim, antes de escolher um fornecedor, verifique se ele realmente é organizado e como faz os transportes. 

Como organizar um estoque de supermercado em 4 passos

Além de ter um espaço grande, é claro que ainda existem outros cuidados sobre como organizar um estoque de supermercado. Você deve adotar o seguinte: 

1. Anote todas as características dos produtos 

Assim que um fornecedor realiza a entrega, confira produto por produto. Você precisa não só, claro, ver se tudo está no padrão, mas também anotar as características. 

Então, por exemplo, se você recebeu um pacote com escovas de dente, registre: 

  • quantidade;
  • marca;
  • medidas;
  • cores;
  • material de fabricação;
  • entre outros. 

Todo detalhe é importante para a identificação correta.

2. Divida os produtos por categorias e subcategorias

Mais uma dica é separar tudo por níveis importantes. Por exemplo: leites de vaca; leites integrais, semidesnatados e desnatados; leites zero lactose, etc. 

Categorizar auxilia os colaboradores a encontrarem os produtos e, também, a ter a noção de quais mais são vendidos ou não. 

3. Tenha atenção com a validade das mercadorias 

Colocar um produto fora da validade na prateleira pode gerar problemas sérios. Além dos danos à saúde do consumidor, a sua marca acaba respondendo por um crime. 

Sendo assim, quando as mercadorias chegarem ao estoque, já anote o prazo de validade. No inventário, confira o que ficou e até quando é possível vender. 

Algum item vai vencer em breve? Uma boa ideia é fazer queima de estoque, mas deixe claro, aos clientes, qual é o prazo de validade. 

4. Deixe o local sempre limpo e arejado 

Por fim, mas não menos importante, é preciso usar um galpão muito bem arejado e deixá-lo sempre limpo e arrumado. 

Não se esqueça que algumas mercadorias ainda precisam de condições específicas de armazenamento, por exemplo: carnes, iogurtes, frutas, verduras, etc. 

Leia mais: 5 Ideias Criativas Para Supermercado Que Vão Te Surpreender

o futuro do varejo pasta de amendoim

Conclusão

Antes de pensar em ações para atrair mais consumidores, verifique se a gestão do seu estoque está adequada. 

Procure fazer uma análise geral e, principalmente, levantar dados que mostrem se a empresa está com mais lucros ou perdas. 

Depois, aproveite todos os indicadores e passos para reformular a sua organização. Além disso, dê clareza sobre regras e processos para os colaboradores. Também é válido investir em treinamentos. 

Aproveite que agora você já sabe como organizar um estoque de supermercado e alcance o sucesso tão esperado! 

E se você deseja rechear o seu supermercado de produtos saudáveis, nutritivos, zero açúcar e de quebra deliciosos, conheça os produtos da Naked Nuts!