ideias de negocios lucrativos

Quer empreender e precisa de ideias de negócios lucrativos? Nós preparamos este artigo para você se inspirar com algumas sugestões.

Você ficará por dentro das principais tendências de mercado para aproveitar oportunidades e tirar aquele seu sonho do papel ou impulsionar o crescimento da sua empresa.

Afinal, quando você conhece as tendências de consumo, há maiores chances de criar um empreendimento de sucesso. Vamos lá?

Veja também: Como Abrir uma Franquia: Vale a Pena? + 5 Passos Principais

Ideias de negócios lucrativos: Como tirar do papel?

O primeiro passo para começar a empreender é pesquisar e estudar bastante. Afinal, existem muitos segmentos para escolher e você precisa tomar uma decisão certeira.

Além de reunir algumas ideias de negócios lucrativos, você também deve considerar as opções que combinam com o seu gosto e com seus conhecimentos.

Isso porque quando você tem mais afinidade com a área de atuação, fica mais fácil acompanhar tendências, compreender seu público-alvo, aproveitar oportunidades e gerenciar seu negócio de modo geral.

Após tomar sua decisão, lembre-se que você precisará seguir alguns passos para iniciar o processo de abertura da sua empresa, como:

  • pesquisar o mercado que você deseja atuar;
  • traçar seu plano de negócios;
  • definir seu público-alvo;
  • determinar os produtos ou serviços que serão oferecidos;
  • criar um nome de loja;
  • analisar seus concorrentes diretos e indiretos;
  • encontrar um diferencial para sua marca;
  • cuidar de partes burocráticas, como abertura de um CNPJ e escolha de regime tributário;
  • saber calcular preço de venda.

Não se esqueça de que também é essencial reunir o capital necessário para começar as operações.

Zero waste: o futuro do mercado a granel

Confira 6 ideias de negócios lucrativos

Agora que já compreende os passos necessários para abrir um negócio, é hora de refletir sobre uma decisão importante: onde investir? Para te dar um norte, confira algumas ideias de negócios lucrativos:

Loja virtual

Não é de hoje que as lojas virtuais representam boas oportunidades de negócios. Contudo, em 2020, o faturamento do comércio eletrônico bateu recordes e arrecadou 4,28 trilhões de dólares, o que representou um crescimento de 27,6%.

A boa notícia é que o crescimento deve continuar nos próximos anos. Além de ser um setor em expansão, ainda existem outras vantagens de abrir um e-commerce, como:

  • agilidade de implantação: abrir um site é mais rápido do que imagina, você pode contratar profissionais especializados e ter seu próprio site em cerca de 3 meses;
  • menor investimento: é muito mais barato do que abrir uma loja física;
  • atemporalidade: você poderá vender 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • amplitude de mercado: é possível vender para qualquer lugar do Brasil (e até do mundo), basta que seu cliente tenha acesso à internet;
  • maior competitividade: na internet, você consegue competir com grandes players, basta caprichar na divulgação e marcar presença em marketplaces.
ideias de negocios lucrativos mercado audiovisual

Mercado audiovisual

De acordo com o Relatório de Tendências 2020-2021 do Sebrae , a expectativa é que o vídeo seja a comunicação do futuro. Atualmente, ele já está cada vez mais presente em nossas vidas.

O formato em vídeo ganha força devido sua capacidade multimídia e agilidade em transmitir  informação, ainda mais em um mundo tão conectado.

Se você tem afinidade com o tema, pode considerar essa tendência e investir no setor, que cresceu taxa média de 8,8% entre 2014 e 2019, conforme dados da Ancine.

Dropshipping 

Agora, se você quer começar um negócio, mas possui pouco capital, uma ótima opção é o mercado de dropshipping.

Neste modelo de empreendimento, você anuncia um produto, sem precisar tê-lo em estoque, quando seu cliente realizar um pedido, você só precisará comprar o produto e enviá-lo.

Assim, você evita problemas com estoque parado e consegue driblar os altos investimentos iniciais. Contudo, é crucial escolher bons fornecedores.

Mercado de beleza

Dentre as ideias de negócios lucrativos, não poderíamos deixar de mencionar o mercado de beleza! 

Esse foi um dos poucos setores que continuou em crescimento, mesmo em meio a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19. 

Em 2020, o mercado conseguiu subir 1,1%, enquanto o PIB brasileiro caiu 4,1%. Já o  e-commerce de cosméticos teve um crescimento de 68%.

Outras vantagens é que consegue se recuperar mais rápido do que outros e também há muitas possibilidades para explorar.

Atualmente, as principais tendências do setor são os cosméticos naturais, a rotina de skin care em casa e o conceito clean beauty (fórmulas naturais e produzidas conscientemente).

Mercado EAD

A Educação a Distância já era uma realidade em muitas universidades e uma excelente alternativa para democratizar o acesso ao ensino.

Após a necessidade de isolamento social, o setor deu um grande salto e seus efeitos devem se prolongar por um bom tempo. Por essa razão, essa é uma das ideias de negócios lucrativos. 

De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD em 2020. 

Para aproveitar o mercado, você não precisa ter uma instituição de ensino ou abrir franquia. É possível abrir um canal no YouTube e monetizar seus vídeos ou lançar um infoproduto.

Alimentação saudável 

A preocupação com a alimentação já era uma realidade em todo o mundo, mas teve um grande impulso durante a pandemia. 

Em 2020, as vendas de produtos com apelo saudável arrecadaram R$ 100 bilhões no Brasil — um recorde histórico!

Somado a isso, 78% dos consumidores afirmam que estão mais preocupados com a sua alimentação e saúde.

As possibilidades para aproveitar o mercado são muitas! Você pode abrir um empório ou  vender pela internet, comercializar com produtos vegetarianos ou veganos, orgânicos, sustentáveis e alimentos plant-based (à base de plantas), por exemplo.

Confira também: Revenda de Produtos Naturais: Como Começar e Fornecedores

ideias de negocios lucrativos

Conclusão

Depois dessa seleção de ideias de negócios lucrativos, fica mais fácil escolher em que setor investir para realizar o sonho de ter seu próprio negócio. 

Após tomar sua decisão, não se esqueça de estudar a fundo o mercado que deseja ingressar e segmentar seu nicho para aproveitar as melhores oportunidades e reduzir a margem de erro.

Zero waste: o futuro do mercado a granel