como abrir uma franquia

Você quer ter seu próprio empreendimento, mas prefere investir em um modelo de negócio que já foi testado no mercado? Sendo assim, descobrir como abrir uma franquia é uma ótima opção para você!

Porém, ainda que as franquias já sejam consolidadas, é indispensável ter alguns cuidados para tomar boas decisões. Para te ajudar, nós, da Naked Nuts, preparamos este guia para você. Não perca!

Conheça os produtos da Naked Nuts para sua franquia de alimentação saudável!

Por que abrir uma franquia?

Antes de você descobrir como abrir uma franquia de fato, precisa entender por que vale a pena investir nesse segmento. 

O mercado franchising é um dos mais estáveis e apresenta crescimentos contínuos. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019, o crescimento registrado foi de 6,9% e todos os segmentos tiveram um bom desempenho. 

Contudo, em 2020, muitos setores foram afetados pela pandemia da Covid-19 e pela necessidade do isolamento social para conter o vírus.

No mercado de franquias não foi diferente, com queda de 10,5%. Ainda assim, acima dos setores mais afetados, como: hotelaria e turismo (-49,8%), entretenimento e lazer (-29%), moda (-20,9%) e alimentação (-15,5%).

Além disso, mesmo durante a pandemia, alguns setores do franchising conseguiram se expandir. O segmento de casa e construção deu um salto de 12,8%; saúde, beleza e bem-estar alavancou 3,1%; e comunicação, informática e eletrônicos cresceu 0,5%.

Já para 2021, a projeção da ABF é que o setor tenha alta de 8% em faturamento, 5% em unidades e 5% em número de empregos.

como abrir uma franquia 5 passos

Como abrir uma franquia: 5 passos essenciais!

Já deu para perceber que esse setor traz boas oportunidades de negócio devido a estabilidade e expansão, mesmo em cenários de crise. 

Porém, para entrar nesse mundo não basta ter dinheiro para investir, também é importante seguir alguns passos essenciais:

1. Escolha seu perfil de negócio

O primeiro passo é determinar qual perfil de negócio você mais se identifica. Afinal, é preciso encontrar oportunidades alinhadas com seus interesses e objetivos, e não investir em uma franquia de modismo.

Segundo a ABF, existem 11 diferentes segmentos de franquia:

  1. Alimentação;
  2. Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  3. Entretenimento e Lazer;
  4. Hotelaria e Turismo;
  5. Limpeza e Conservação;
  6. Moda;
  7. Saúde, Beleza e Bem-estar;
  8. Serviços Automotivos;
  9. Serviços e Outros Negócios;
  10. Serviços Educacionais.

Você pode começar determinando com qual segmento você mais se identifica. Para isso, vale procurar mais sobre os modelos de operação, rotina de trabalho, produtos e serviços de cada área.

2. Saiba quanto você pode investir

É indispensável que você determine quanto dinheiro possui para investir em uma franquia. Existem oportunidades no mercado de franchising brasileiro para todos os níveis de poder aquisitivo.

Lembre-se que além dos valores do investimento em si, é preciso ter uma folga financeira para arcar com os custos dos primeiros meses de operação. 

Zero waste: o futuro do mercado a granel

3. Pesquise a franqueadora

Outro passo fundamental de como abrir uma franquia é pesquisar a franqueadora. Você precisa entender tudo sobre a empresa.

Pesquise, por exemplo, produtos ou serviços que oferece, quando foi criada, quantas lojas opera atualmente. Vale até mesmo visitar lojas da rede e conversar com os franqueados para conhecer mais a fundo seu futuro negócio.

Depois, é só entrar em contato com a franqueadora desejada e demonstrar interesse em investir. 

4. Escolha bem o ponto comercial

O ponto comercial tem grande importância para o sucesso do seu empreendimento, já que está diretamente ligado ao nível de exposição da marca. Esse critério é ainda mais importante quando se trata de uma franquia de varejo! 

Considere também a concorrência ao redor do ponto comercial. Identifique pontos fortes e fracos dos concorrentes e da sua franquia para determinar se a localização vale a pena ou não.

5. Análise Circular de Oferta de Franquia

Após tomar todas essas decisões importantes e optar por uma franqueadora, não deixe de analisar bem a Circular de Oferta de Franquia antes de assinar. 

Neste documento jurídico irá constar todas as principais informações, responsabilidades e condições gerais da franquia, como:

  • taxa de franquia: taxa paga à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
  • taxa mensal de franquia (Royalties): remuneração mensal ou periódica que deve ser paga à franquia pela utilização da marca e do suporte fornecido;
  • território: estabelecimento dos territórios de atuação de cada unidade e da franqueadora;
  • etc.

Quanto custa para abrir uma franquia?

Essa é uma dúvida comum sobre como abrir uma franquia! Contudo, os custos para investir no mercado de franchising variam bastante de acordo com o modelo de negócio pretendido.

O valor pode partir dos R$ 5 mil e ultrapassar os R$ 36 milhões. Já o retorno do investimento inicial costuma levar entre 24 e 36 meses. 

Quanto tempo leva para abrir uma franquia?

A aprovação do candidato costuma sair em aproximadamente 30 dias. Já a implementação de uma nova unidade leva em média seis meses, contados a partir da assinatura do pré-contrato até o início das operações.

Perguntas frequentes sobre abrir franquia

Ainda tem dúvidas sobre esse mercado? Calma! Vamos responder às principais dúvidas relacionadas às franquias.

Como abrir uma franquia com pouco dinheiro?

Atualmente, existem redes de franquias que trabalham no sistema home-based (trabalho sediado em casa), quiosques e lojas pequenas, que costumam exigir investimentos menores.

Portanto, é possível ingressar nesse mercado mesmo com pouco dinheiro. Além disso, se precisar, você ainda pode contar com linhas de crédito específicas para esse tipo de operação. 

Como abrir uma franquia online?

O processo de aquisição de uma franquia online é o mesmo que o de uma franquia comum. Vale seguir as dicas que demos no decorrer do artigo.

A única diferença é que você não precisará se preocupar com a escolha do local, pois irá trabalhar de casa, em modelo home based.

Basta entrar em contato com a franqueadora desejada e passar pelo processo de avaliação. Após ser aprovado, a empresa irá te ensinar todo o know-how da marca para você conseguir operar seu negócio.

como abrir uma franquia alimentacao

Como abrir uma franquia de alimentação?

Se o seu sonho é abrir uma franquia no setor de alimentos, uma dica é começar avaliando as novas tendências do mercado, como o foodtech, e os novos hábitos dos consumidores, como alimentação saudável e vegetarianismo

Depois, é só entrar em contato com a franqueadora que se enquadra no seu perfil e que corresponde com o valor disponível para investimento. 

Conheça os produtos da Naked Nuts para sua franquia de alimentação saudável!

Conclusão

O mercado de franchising é uma ótima opção de empreendimento por ser um modelo de negócio já consolidado. Porém, também é necessário ter conhecimento sobre o assunto.

Saber como abrir uma franquia, por exemplo, foi essencial para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Além disso, é importante lembrar que o sucesso está diretamente ligado ao alinhamento de propósito e competências. Por isso, busque uma franquia que combine com você!