mesa de alimentos que dão energia
Você já pensou em reduzir o consumo da carne? Acha muito difícil? Ou acha que é muito caro ter uma alimentação vegetariana?

O movimento vegetariano está ganhando cada vez mais força nos dias de hoje. Não só por questões espirituais/religiosas e de saúde, mas principalmente por questões externas que envolvem o consumo da carne, como aspectos sociopolíticos, ecológicos, questões éticas, injustiça social e teorias feministas. 

Neste artigo falaremos sobre vegetarianismo, o que é ter uma dieta vegetariana e como uma refeição pode influenciar na sua saúde e na saúde do planeta. Além disso, disponibilizamos uma receitinha de um e-book incrível e feito com muito carinho pelas nutricionistas Clara Campolim e Rebeca Gandolfo.

Confira! 

três maçãs em cima de uma mesa

Como o meu prato pode influenciar na minha saúde e na do planeta?

Há evidências na literatura que sugerem que a dieta vegetariana reduz o colesterol sérico e o risco de doenças como a hipertensão arterial, câncer, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2. Assim, a dieta vegetariana pode ser um fator protetor dessas doenças, podendo garantir melhor saúde física.

Além disso, a indústria agropecuária possui grande parcela de culpa nas emissões de gases poluentes (como CO2, metano, óxido nitroso), desmatamento e ocupação de terras e uso irresponsável de água. Isso faz com que o consumo de carne não seja sustentável do ponto de vista ambiental.

Exemplificando um pouco isso: você sabia que ficar um dia na semana sem consumir produtos de origem animal é capaz de reduzir a emissão de 14 kg de CO2, 3.400 litros de água e 24 m2 de terras desmatadas?

O que é ter uma dieta vegetariana?

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, vegetariano é aquele que exclui de sua alimentação todos os alimentos de origem animal, portanto, a carne, as aves e os peixes. Muitas vezes, os seus derivados também: laticínios e ovos.

A adesão a uma dieta vegetariana pode ser saudável e nutricionalmente completa, desde que bem planejada e feita com acompanhamento nutricional. O ideal é que se faça uma fase de transição para o vegetarianismo, na qual se remove um alimento por vez, evitando uma restrição muito intensa. Ou seja: a transição para o vegetarianismo deve ser feita gradualmente da forma que cabe na sua vida!

Assim, qualquer pessoa em qualquer faixa etária pode se beneficiar de uma dieta vegetariana: inclusive visando bom rendimento esportivo!

Sabendo disso, duas nutricionistas, Clara Campolim e Rebeca Gandolfo, criaram um e-book: Vegetarianismo sem restrições. Nele, elas buscam desmistificar diversos mitos da nutrição e ensinar que é sim possível ter uma alimentação saudável e sem perdas nutricionais ao reduzir o consumo de produtos de origem animal.

O e-book pode ajudar também quem já é adepto da dieta vegetariana, pois contextualiza aspetos esclarecidos no Guia Alimentar Para A População Brasileira e características de uma abordagem que tem ganhado força no país: o comportamento alimentar.

Também conta com diversas receitas deliciosas que permitem elucidar quanto à gama de opções que o vegetariano tem, quebrando com o mito de: “se você não come carne, come o quê?”

Lembrando que esse processo é único e cada um possuí o seu tempo e as suas limitações, é muito importante não olhar só para exclusão do consumo de carne e sim a inclusão de novos sabores, temperos e hábitos.

Elas disponibilizaram uma receitinha presente no e-book para dar um gostinho do conteúdo que está incrível!

Receita

Panqueca de Cenoura 

Ingredientes:  

  •  ½ xícara de chá de aveia em flocos finos
  •  1 e ½ xícara de chá de água
  •  1 xícara de chá de farinha de trigo 
  •  ¼ de xícara de chá de azeite
  •  1 colher de sopa de vinagre de maçã
  •  1 xícara de chá de cenoura ralada
  • Sal e açafrão da terra a gosto

Modo de preparo: 

  1. Coloque a aveia e a água no liquidificador. Bata por cerca de trinta segundos e deixe descansando por meia hora.
  2. Acrescente a farinha, o óleo, o vinagre, a cenoura ralada, o sal e o açafrão e bata até ficar homogêneo. Caso for necessário, misture com um garfo ou colher.
  3. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um fio de azeite.
  4. Adicione uma concha média de massa, e espalhe pela frigideira, mexendo-a de um lado para o outro ou com o auxílio de uma espátula.
  5. Sua panqueca estará no ponto de virar quando tiver alguns pontinhos dourados na parte de baixo.
  6. Repita o processo com o restante da massa, e coloque as panquecas umas sobre as outras.
  7. Recheie com o que preferir: refogado de legumes, pasta de tofu, queijo vegano, jaca desfiada.

pessoas praticando exercícios

Conclusão

Agora que você já aprendeu sobre o vegetarianismo e viu o impacto que o consumo de carne gera no nosso planeta, estamos disponibilizando a página do e-book das nutricionistas convidadas para você garantir o seu! O e-book tem mais de 90 páginas e o lucro das vendas é doado para a ONG Ampara Animais.

Gostou deste conteúdo?

Para complementar ainda mais a sua alimentação, inclua na sua refeição as pastas da nossa linha vegana!

sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.