como virar empresario com pouco dinheiro

Você quer descobrir como virar empresário com pouco dinheiro, mas ainda não sabe por onde começar? Nós preparamos um guia para você!

Primeiro, é importante saber que esta tarefa não é fácil. Afinal, não basta apenas se preocupar com os recursos financeiros, também é preciso ter um bom planejamento estratégico e reunir conhecimento.

Entretanto, é um desafio que compensa. Além de conquistar a independência financeira, que é um dos principais motivos que levam o brasileiro a empreender, você também poderá crescer profissionalmente e pessoalmente.

Mas, como tirar a sua ideia do papel sem ter capital suficiente? E quais os melhores setores para investir com poucos recursos? Acompanhe o artigo e descubra!

Como virar empresário com pouco dinheiro? 6 passos essenciais

Decidir abrir uma empresa, mas não ter recursos suficientes para concretizar este sonho é a realidade de muitas pessoas que desejam empreender.

Mas, este não deve ser um motivo para te desanimar. É possível ganhar dinheiro abrindo seu próprio negócio se você buscar alternativas criativas e colocar em prática algumas dicas.

Então, veja só como virar empresário com pouco dinheiro:

1. Reflita sobre suas habilidades

Antes de investir na abertura de uma empresa, é crucial refletir sobre as suas habilidades. Esta etapa fará toda a diferença para que seu negócio seja um sucesso.

Por isso, tenha certeza de quais são suas competências, habilidades e nível de conhecimento no mercado que deseja trabalhar. Se você quer abrir um restaurante, por exemplo, é importante saber cozinhar.

Inclusive, vale buscar por capacitação profissional por meio de cursos, workshops e especializações para se preparar melhor para esta nova empreitada.

2. Escolha seu nicho e tipo de comércio

Após refletir sobre as suas competências e até mesmo afinidades, fica mais fácil determinar qual o negócio ideal para você.

Então, escolha o nicho de mercado que deseja atuar e qual será o seu tipo de comércio (e-commerce, comércio varejista, empresa especializada, franquia, entre outros).

Na hora de tomar esta decisão, vale fazer uma lista de temas que você domina para saber onde você poderá ter um bom desempenho.

Para filtrar a lista, pesquise o mercado e avalie se existe demanda para a solução que você deseja oferecer.

como virar empresario com pouco dinheiro pouco dinheiro

3. Monte seu plano de negócios

Agora é hora de traçar seu plano de negócios para definir onde você deseja chegar e quais as ações necessárias para alcançar seus objetivos e metas. 

Para isso, você deve preencher algumas informações importantes sobre a sua futura empresa, como:

  • nome da empresa;
  • nicho de mercado;
  • produtos ou serviços;
  • diferenciais da marca;
  • público-alvo;
  • concorrentes;
  • fornecedores;
  • etc.

Esta etapa de como virar empresário com pouco dinheiro é essencial para avaliar se a abertura do seu negócio é viável e se o mercado irá aceitar o produto ou serviço que deseja vender.

4. Determine o capital necessário para começar

Na hora de montar seu plano de negócios, também é preciso determinar o capital financeiro necessário para tirar a sua ideia do papel.

Leve em conta todos os custos necessários para o seu negócio começar a funcionar. São eles:

  • investimento fixo: é a infraestrutura necessária para o funcionamento do negócio, como móveis, decoração, maquinários, entre outros;
  • investimento pré-operacional: são os custos com ações para sua empresa funcionar, como registro da marca, marketing, treinamento de funcionários, etc.
  • capital de giro: valor necessário para que a empresa funcione mensalmente, como salário dos funcionários, custos para produção e aquisição de estoque.

Também simule até onde você conseguiria ir com a abertura da sua empresa, sem precisar de ajuda externa. Seja realista e pense em cenários positivos e negativos.

5. Busque alternativas para conseguir recursos financeiros

Caso você não possua todo o capital necessário para abrir a sua empresa, será preciso recorrer a outras alternativas, como:

  • empréstimo em instituições financeiras;
  • empréstimo no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);
  • financiamento de capital de giro;
  • financiamento coletivo;
  • investidor-anjo;
  • abertura de uma sociedade, ou seja, ter um sócio com recursos para abrir a empresa com você.

6. Formalize sua empresa

Não tem como falar sobre como virar empresário com pouco dinheiro, sem mencionar a parte burocrática de abrir uma empresa.

A formalização é essencial para regularizar o seu negócio diante da Receita Federal, da Prefeitura, da Junta Comercial e de outros órgãos responsáveis por licenciamentos.

É a partir da formalização que você confere maior credibilidade ao seu negócio, se firma no mercado, gera oportunidades de crescimento e ainda tem acesso aos empréstimos especiais para empresas.

Para se formalizar, é preciso se atentar aos seguintes passos:

  • verifique se o nome da marca já está registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial);
  • determine o porte da empresa que irá abrir, como MEI, ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte);
  • registre sua empresa na Junta Comercial para obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
  • providencie o Alvará de Funcionamento;
  • solicite a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) na secretaria da Fazenda do Estado ou do município para emitir notas fiscais.

7 ideias de negócio para começar com pouco dinheiro

Agora que já sabe como virar empresário com pouco dinheiro, é hora de conferir algumas ideias de negócios que exigem pouco investimento inicial:

  1. e-commerces de diferentes nichos, como roupas, produtos de beleza e revenda de produtos naturais;
  2. aulas e cursos online (consultoria, reforço escolar, exercício físico, etc);
  3. artesanato;
  4. brechó online;
  5. marmitas e doces por encomenda;
  6. dropshipping (modelo de negócio que não precisa ter estoque para vender);
  7. produtos infantis, como brinquedos e jogos.

💡5 Ideias de negócios lucrativos para você investir com sucesso

como virar empresario com pouco dinheiro ideias

Qual o negócio que mais dá dinheiro hoje em dia?

Existem muitos nichos que estão em alta no momento e, por isso, possuem grandes chances de proporcionarem um bom retorno financeiro.

Em 2021, os segmentos que se destacaram foram:

  • produtos veganos e vegetarianos;
  • alimentos saudáveis;
  • mercado de desenvolvimento de jogos;
  • produtos de informática;
  • clube de assinatura;
  • e-commerce de roupas e acessórios, como pulseiras e relógios;
  • mercado de tecnologia.

Conclusão: como virar empresário com pouco dinheiro?

Neste artigo, você aprendeu como virar empresário com pouco dinheiro. A tarefa não é tão simples, mas pode ser mais fácil de tirar seus planos do papel se você seguir nossas dicas.

Reflita sobre as suas competências e afinidade para encontrar um nicho que você domine, se especialize e estude a fundo o mercado que deseja ingressar.

Lembre-se de fazer um bom planejamento estratégico, com metas e ações necessárias para alcançar seus objetivos. Desta forma, maiores serão as chances de criar um negócio de sucesso!

E se precisar de mais dicas para evoluir nesta nova empreitada, acompanhe o blog da Naked Nuts!

Zero waste: o futuro do mercado a granel