como fazer um plano de negócios

Antes mesmo de abrir a sua empresa, você precisa saber como fazer um plano de negócios. Afinal, é neste documento que serão detalhadas as estratégias do empreendimento, além de comprovar a viabilidade da sua ideia e diminuir riscos.

Sem essa etapa inicial, você dependerá apenas da sorte para que seu negócio seja um sucesso, o que não é suficiente.

Ainda mais em um cenário em que 48% das empresas fecham as portas em até três anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para te ajudar a evitar essa situação desagradável, nós, da Naked Nuts, iremos te ensinar a criar esse documento tão importante para o seu negócio. Vamos lá?

Leia também: 5 Ideias de negócios lucrativos para você investir com sucesso

Como fazer um plano de negócios: Passo a passo

O plano de negócios deve descrever os objetivos da empresa e quais as etapas necessárias para alcançar essas metas.

Seu principal intuito é fornecer informações detalhadas de mercado, além de traçar o futuro do negócio a fim de evitar imprevistos.

Para que você consiga deixar esse documento consistente, é preciso seguir algumas etapas.

Confira agora o passo a passo de como fazer um plano de negócios:

Descreva seu negócio

Comece com a descrição da sua ideia e traga as principais características da sua futura empresa, como:

  • produtos ou serviços;
  • diferenciais da marca;
  • tipo de comércio;
  • missão, visão e valores;
  • capacidade de produção;
  • investimentos iniciais;
  • capital de giro;
  • estimativas de faturamento;
  • perfil dos empreendedores e colaboradores.
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Analise o mercado

A segunda etapa de como fazer um plano de negócios é analisar o mercado em que sua empresa estará inserida. Como está o desenvolvimento do setor no país?

Quais são as principais tendências de consumo, oportunidades e ameaças que você enfrentará? Há demanda para o seu produto ou serviço?

Você também precisa pesquisar a fundo sobre:

  • público-alvo: Quem são as pessoas que você deseja atingir? Quais suas dores e como seu produto ou serviço poderá solucioná-la? Qual comportamento do consumidor?
  • principais concorrentes: Qual a qualidade dos produtos que vendem? Como estão os preços? O que faz o cliente comprar com eles?
  • fornecedores: Do que você irá precisar? Quem serão seus fornecedores? Quais preços e condições de pagamento? E os prazos de entrega?

A partir dessas informações, você poderá definir com maior precisão suas estratégias para posicionar sua empresa no mercado e, consequentemente, gerar mais vendas.

Determine seu plano operacional

Em seguida, você precisará descrever como funcionará o seu negócio no dia a dia e todos os passos necessários para que seu produto chegue até o seu cliente. 

Para isso, pense sobre os seguintes pontos:

  • quanto você conseguirá produzir em um determinado período?
  • qual o tempo demandado no processo de vendas?
  • quais equipamentos necessários para vender?
  • qual a capacidade de distribuição e armazenamento?
  • qual a quantidade e qualificação dos funcionários?

Crie um plano financeiro

Agora que já sabe o que é necessário para colocar sua empresa em ação, a próxima etapa de como fazer um plano de negócio é a organização das finanças.

Basicamente, você precisará anotar tudo o que envolve dinheiro, gastos e investimentos para realizar as ações do plano operacional. A partir daí, é possível identificar o potencial de lucratividade.

Nesta seção, alguns dos pontos que devem ser analisados são:

  • investimentos iniciais que serão necessários para abrir as portas;
  • capital de giro para manter a empresa funcionando;
  • custos com fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, salário, etc;
  • projeção de faturamento mensal e lucratividade.
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Não esqueça do plano de marketing

Já na seção de plano de marketing, você irá descrever o seu produto ou serviço minuciosamente para, então, traçar suas estratégias de venda e divulgação de produtos.

Para ter um norte neste momento, você pode utilizar as estratégias dos 4 P’s do Marketing:

O seu principal questionamento deve ser: como seu cliente saberá que sua marca e seu produto existe? E como convencê-lo a comprar de você? 

Faça análises de cenários

Já para estar preparado para lidar com imprevistos, você deve especular possíveis cenários. Esta é uma parte importante do passo a passo de como fazer um plano de negócios!

Crie simulações de contextos para cenários otimistas, pessimistas e prováveis e considere como seria o desempenho da sua empresa em cada um deles.

Desta forma, você poderá se preparar melhor para lidar com situações adversas e criar estratégias para enfrentá-las. 

Determine metas, objetivos e métricas

Após tomar decisões importantes sobre o seu negócio, é hora de listar as metas para a sua empresa dentro de um prazo específico. Determine, por exemplo:

  • metas de faturamento;
  • quantidade de vendas almejadas;
  • objetivos de branding (fortalecimento da marca no mercado).

Em seguida, trace estratégias para alcançar seus objetivos e estabeleça métricas para acompanhar seus resultados.

Faça o resumo executivo

Por fim, você irá resumir todas as informações mais importantes da sua empresa, que você determinou ao longo das análises, como:

  • produtos ou serviços e seus benefícios;
  • potenciais clientes;
  • investimento inicial;
  • localização da sede (física ou online);
  • etc.

Atenção! Essa parte é feita por último, mas deve ser apresentada logo no início do documento. 

Quais são as etapas de um plano de negócios?

Agora que você já sabe como fazer um plano de negócios passo a passo, é hora de relembrar quais foram todas as etapas da preparação do documento:

  1. descrição do negócio;
  2. analise o mercado;
  3. plano financeiro;
  4. plano operacional;
  5. plano de marketing;
  6. análises de cenários;
  7. metas e objetivos;
  8. resumo executivo.

Antes de finalizar, revise o documento e certifique-se de ter englobado todas essas etapas de forma clara.

Como planejar a abertura de uma empresa?

A abertura de uma empresa exige preparação, planejamento e conhecimento. Você precisa compreender mais sobre o mercado que irá atuar e o seu público-alvo.

Por essa razão, ter aprendido como fazer um plano de negócios foi crucial para começar a planejar a criação do seu empreendimento. Este instrumento será sua base para tirar sua ideia do papel!

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Conclusão: Como fazer um plano de negócios

Agora que você descobriu como fazer um plano de negócios, consegue preparar um documento que servirá de guia para o sucesso da sua empresa.

Por meio do seu plano, você poderá comprovar a viabilidade da sua ideia em questões mercadológicas, financeiras e operacionais , além de traçar estratégias para lidar com diferentes cenários.

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