fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

Antes de escolher o nicho em que você vai atuar ou, ainda, de apostar em novos produtos, é fundamental investigar o seu público-alvo. Para começar o estudo, vale entender quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. 

O que será que faz com que as pessoas decidam, por exemplo, pela compra de um determinado alimento?  

Pois bem. Quem descobre as respostas, sem dúvidas, consegue atender as necessidades e expectativas dos clientes. Com isso, os negócios só tendem a crescer. 

Então, você ficou ainda mais interessado no assunto? 

Continue a leitura deste conteúdo e vamos descobrir juntos todos os segredos para encantar clientes! 

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: por que é importante?

Primeiramente, vale deixar claro o que são os fatores de influência. 

O termo é referente a tudo aquilo que uma pessoa vive, pensa, sente, deseja e toma como referência na hora de adquirir produtos ou serviços. 

Já a importância disso está ligada à capacidade da sua marca se comunicar com o público, criar identificação e, consequentemente, fidelizar consumidores. 

Resumindo: o seu sucesso de vendas e reconhecimento depende do nível de aceitação dos clientes. 

O que define o comportamento do consumidor?

Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor são muito variados. Tudo começa com a personalidade da pessoa, ou seja, o que moldou a vida dela desde criança, como:  

  1. crenças; 
  2. referências;
  3. valores;
  4. experiências. 

Fora isso, os elementos externos também despertam emoções e ações, são eles:

  1. recomendação de amigos e familiares; 
  2. próprio círculo social; 
  3. novas tendências;
  4. realidade de mundo;
  5. vida profissional.

Fatores demográficos que influenciam o comportamento do consumidor

Os fatores demográficos, normalmente, são o pontapé inicial para definir e entender o perfil e gostos dos clientes. 

Neste ponto, entram informações sobre os seguintes pontos: 

  1. gênero; 
  2. faixa etária; 
  3. habitação (cidade, estado e país onde as pessoas moram); 
  4. profissão; 
  5. classe social. 
fatores demograficos que influenciam o comportamento do consumidor

Fatores pessoais que influenciam o comportamento do consumidor

O quadro pessoal é formado pela bagagem de mundo dos consumidores. Ou seja, é tudo aquilo o que eles já tiveram como experiência, além dos valores e crenças, dá para citar:

16. gostos; 
17. necessidades;
18. medos;
19. estilo de vida;
20. desejos. 

Aliás, é exatamente nessa parte que são relacionados os gatilhos mentais do marketing.

Por exemplo, você descobre que a maioria do seu público busca mais qualidade de vida. Com isso, é possível usar o gatilho de prova social — pesquisa científica que confirme o quanto os ingredientes do seu produto x fazem bem à saúde.   

Além da prova social, há vários outros gatilhos, como os de:

  • exclusividade;
  • escassez;
  • novidade;
  • amor e conexão;
  • urgência;
  • propósito;
  • humanização;
  • entre tantos outros. 

Fatores culturais que influenciam o comportamento do consumidor

De acordo com o dicionário Michaellis, a palavra cultura significa: “conjunto de conhecimentos adquiridos, como experiências e instrução, que levam ao desenvolvimento intelectual e ao aprimoramento espiritual; instrução, sabedoria.”

Resumidamente, podemos afirmar que os fatores culturais formam o jeito como as pessoas enxergam o mundo (esse conjunto representa o 20º aspecto).

Então, imagine o seguinte: uma pessoa passou anos estudando sobre o vegetarianismo, e resolveu adotar esse estilo de vida. 

Dessa forma, faz parte da cultura dela, defender o direito dos animais viverem, além dos cuidados com o meio ambiente.

Concluindo… 

Esse indivíduo vai sempre buscar produtos que estejam ligados ao vegetarianismo e que utilizem recursos naturais de forma sustentável para a produção. 

Percebe como os fatores que influenciam o comportamento do consumidor são profundos? 

A questão vai muito além de saber se o público gosta disso ou desgosta daquilo. É necessário conhecer a individualidade das pessoas. 

Comportamento do consumidor: exemplos

Gostou do nosso exemplo sobre o consumidor vegetariano? 

Então, vamos ver mais alguns casos… 

  1. Em outubro de 2020, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apontou que muitos brasileiros, diante da preocupação com a pandemia da Covid-19, passaram a consumir mais feijão, frutas e hortaliças. 

Nesse caso, a saúde e a realidade do mundo foram os fatores de influência nos hábitos dos consumidores. 

  1. A tecnologia também já transformou e constantemente altera o comportamento das pessoas. 

De acordo com um estudo realizado pelo NZN Intelligence, divulgado em março de 2019, 74% dos brasileiros preferem as compras online

A pesquisa também mostrou que, antes de fechar a compra, as pessoas procuram informações sobre a loja em sites de reputação, como o Reclame Aqui, além disso, estudam preços em diferentes e-commerces. 

fatores que influenciam o comportamento do consumidor como utilizar ao seu favor

Como utilizar o comportamento do consumidor a seu favor?

Bom, depois que você identificar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor — pensando na sua marca, claro —  é hora de explorar os conhecimentos. 

A ideia aqui é ajustar, sem forçar a barra, os seus produtos ao perfil e aos comportamentos dos seus clientes. 

Basicamente é fazer com que tudo o que você vende seja visto como grandes soluções. 

Dessa forma, além de ficar muito atento à fabricação ou seleção dos produtos, é fundamental usar linguagem, meios de comunicação, campanhas de marketing, cores, imagens e preços que façam sentido para a clientela. 

Não poupe esforços e conheça tudo sobre os seus consumidores!

Também sugerimos que você fique sempre de olho nas notícias e tendências do mundo e que, ainda, saiba quais estratégias os seus concorrentes usam no momento. 

Conclusão

Realmente, existem diversos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, começando pela própria personalidade dele ao estado atual do mundo. 

Agora que você já sabe quais são os aspectos-chave, sobretudo, como eles afetam o sucesso da sua empresa, não perca mais tempo! 

Comece a fazer uma verdadeira investigação sobre o seu público, seja por pesquisas realizadas física ou virtualmente. 

Algumas ferramentas do Google, por exemplo, o Analytics também podem ajudar. Ele mostra qual o gênero, faixa etária, classe social, entre outros dados sobre os seus clientes. Fora isso, também indica quais páginas do seu site são as mais visitadas, etc. 

Explore todos os recursos e tenha resultados excelentes em número de vendas e reconhecimento no mercado! 

Não se esqueça de que, aqui no blog da Naked Nuts, é possível encontrar outras dicas sobre como comercializar produtos com sucesso! Aproveite!