como montar um supermercado online

Você já pensou em vender os seus produtos pela internet? 

Se ainda não, saiba que os seus negócios estão em uma posição de atraso. Para mudar esse cenário, vamos mostrar como montar um supermercado online. 

Mais do que isso, você entenderá porque as ações digitais são tão importantes, cada vez mais, no Brasil e no mundo. 

Aproveite as dicas e viva uma nova era no empreendedorismo! 

Como montar um supermercado online: Afinal, qual é o  panorama sobre o mercado online no Brasil?

De acordo com uma pesquisa das empresas BigData Corp e PayPal, divulgada em 2019, o Brasil possui cerca de 930 mil lojas virtuais. 

Os segmentos são os mais variados possíveis, desde vestuários para homens e mulheres a alimentos e acessórios para pets. 

Mas é claro que o cenário nem sempre foi assim… 

Há um tempo, desenvolver uma loja virtual ou, ainda, criar um supermercado online eram  consideradas ações extras. Mas tudo mudou… 

Atualmente, quem está fora do mundo digital, também está longe de alcançar números expressivos de vendas. 

Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2020, as vendas online alcançaram R$ 38,8 bilhões, o que significa 47% a mais comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são da Ebit Nielsen. 

Muito desse aumento também foi consequência da pandemia causada pela Covid-19. Isoladas em casa, as pessoas tiveram que começar ou intensificar as compras pelas telas. 

Ou seja, a crise de saúde mundial foi mais um fato que comprovou o quanto a presença digital é importante para as marcas, não importa o setor. 

Como funciona o mercado online?

Mas, afinal, como funciona uma plataforma para supermercado online? 

O modo de funcionamento do supermercado online é o mesmo de qualquer loja virtual. 

Ou seja, para realizar as compras, o consumidor, primeiramente, precisa fazer um cadastro. Em seguida, basta adicionar os produtos desejados no carrinho, escolher a forma de pagamento e informar o endereço para a entrega. 

Pronto. Depois é só aguardar as mercadorias chegarem!

Qual o público-alvo de supermercado online

Antes de entender como montar um supermercado online, vale saber quem é o público que mais faz compras pela internet. 

De acordo com o Sebrae, os grupos e porcentagens de compradores são os seguintes: 

  • entre 35 e 49 anos — 36%;
  • entre 25 e 34 anos — 32%;
  • entre 50 e 64 anos —16%;
  • entre 18 e 24 anos — 11%;
  • mais de 64 anos — 2%;
  • até 17 anos — 1%.

De qualquer forma, o ideal é que você faça a pesquisa e definição da sua persona. 

Para isso, é preciso entrevistar consumidores, pela internet e/ou pessoalmente. Depois,  monte um perfil com base nas seguintes informações: 

  • gênero;
  • idade;
  • profissão;
  • hábitos;
  • produtos que mais procura;
  • possíveis impedimentos de compra;
  • por quais meios se informa;
  • entre outros dados. 

Quanto mais você souber, mais assertivas serão as suas estratégias. 

Coloque o seu consumidor no centro de tudo! 

passo a passo como montar um supermercado online

Por que montar um supermercado online?

Como dissemos, antes, ter um e-commerce até significa algo muito diferente. Mas, hoje, isso é o básico do básico para as marcas. 

Afinal, grande parte do público está na internet, não só consumindo, mas também se informando constantemente. 

Além disso, o crescimento do seu mercado, no meio online, pode ser surpreendente. Dá para vender muito, ainda mais em um mundo que ainda vive os impactos da Covid-19. 

Isso quer dizer que a tendência de comprar virtualmente não será passageira. Muita gente que nunca sequer tinha feito uma aquisição pela tela, viu o quanto isso é prático e seguro, na quarentena. Ou seja, dá para seguir com esse hábito. 

Mais uma razão para você saber como montar um supermercado online é a possibilidade de concorrer de igual para igual com outras marcas. 

Não dá para ficar atrás da concorrência, não é mesmo? 

Como criar um supermercado online: 5 dicas para ter sucesso

Agora, sim, vamos ao passo a passo sobre como criar um mercado online. 

Veja: 

1. Faça uma pesquisa de mercado 

Essa parte é um panorama a respeito dos negócios. É aquele momento em que você pesquisa sobre a melhor área de atuação, o público-alvo de mercado online e os concorrentes. 

2. Crie o seu plano de negócios

O plano de negócios nada mais é do que um documento que traz absolutamente todas as informações sobre o negócio, desde o ponto físico às estratégias de marketing. 

3. Escolha os melhores fornecedores

Impossível falar sobre como montar um supermercado online sem citar a escolha de fornecedores

Isso porque as melhores parcerias significarão a disposição de produtos de qualidade e, também, ótimos custos-benefícios. 

4. Plataforma para supermercado online

A plataforma é o espaço virtual onde você fará toda a gestão do seu mercado online, ou seja, onde cadastrará os produtos, preços, imagens, formas de pagamento, tipos de entrega, etc. 

É importante escolher um serviço que ofereça a possibilidade de cadastrar o maior número de produtos, que suporte uma grande quantidade de visitantes e que seja estável e segura para compras, claro. 

5. Delivery para supermercados

Mais um ponto importante sobre como montar um mercado online é  ter a opção de delivery. 

Nesse caso, dá para você contratar profissionais para fazer isso ou, ainda, usar startups que oferecem esse tipo de funcionalidade. 

Independentemente da escolha, tenha a certeza de que o delivery é cuidadoso, rápido e feito a partir de meios mais econômicos. 

dicas como montar um supermercado online

Dica bônus: quais produtos não podem faltar em um supermercado online

Calma aí, porque as nossas dicas ainda não acabaram. 

Na hora em que você for escolher os produtos, é importante buscar aqueles que estejam nas tendências de consumo

Alguns exemplos disso são os alimentos saudáveis e, também, feitos a partir de meios sustentáveis. 

Aposte em: 

  • cereais;
  • chips;
  • pastas de amendoim;
  • matchá;
  • maca peruana;
  • carnes vegetais;
  • entre tantos outros. 

Conclusão

Saber como montar um mercado online é um passo importante para o seu crescimento e sucesso. 

Dizemos isso, pois, os números das vendas virtuais, no Brasil, não para de crescer. 

Além do padrão de consumir pela internet, há ainda uma forte tendência de produtos naturais para os próximos anos. 

Ou seja, ao disponibilizar alimentos saudáveis em uma excelente plataforma online, a sua marca pode agradar uma legião! 

Não perca mais tempo e faça a sua pesquisa de mercado, depois, é só seguir os outros passos que mostramos neste conteúdo. 

Não tenha dúvidas: o céu é o limite para o seu mercado virtual! 

Comece a plantar as melhores sementes quanto antes!