Loja de alimentos saudáveis

Você, que possui um empreendimento e está sempre de olho nas melhores estratégias de venda, conhece os hábitos do consumidor moderno? 

Não tem jeito: o perfil dos clientes vai mudando ao longo do tempo, o que exige que o seu negócio identifique novos costumes e acompanhe as transformações e tendências de perto. 

Estamos falando de hábitos, experiências e do poder da tecnologia que nos conduz a uma realidade cada vez mais digital. 

O desafio é aprender como fazer um negócio crescer mesmo diante de um cenário tão competitivo, com clientes cada vez mais exigentes e atentos aos detalhes.

Siga na leitura deste artigo para entender a evolução no comportamento do consumidor e, de quebra, os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre seus hábitos de compra.

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Entenda a evolução do comportamento do consumidor 

Com certeza, você já ouviu a frase que diz que “o cliente tem sempre a razão”, não é mesmo? 

Não é preciso levar o ditado ao pé da letra, mas é importante refletir sobre o que isso significa hoje em dia. 

Talvez a questão não seja mais sobre quem tem a razão, mas sim demonstrar respeito e dedicação ao longo de todo o processo de venda

Para avançarmos na discussão, vamos antes entender um pouco como os costumes do consumidor evoluíram com a passagem dos anos. 

Consumidor 1.0

É um público que, definitivamente, ficou para trás. 

O consumidor 1.0 é aquele que só se preocupa com a finalidade do produto ou serviços que está adquirindo. 

Ou seja, o que importa mesmo são as especificações técnicas e a serventia do item.

Por conta da simplicidade do estilo de vida da época e de um acesso mais restrito a informações e produtos, não havia interesse em se aprofundar sobre determinada marca ou em ter uma experiência mais positiva.

O próprio atendimento era diferente, sem muita preocupação em segmentar os públicos. A abordagem era muito mais genérica e impessoal.

Por outro lado, havia um grau de fidelização muito mais forte: todo mundo tinha a sua sapataria de confiança, a mercearia favorita, o açougue com a melhores carnes, por exemplo.

Esse hábito, inclusive, costumava passar de geração para geração, quase como uma herança familiar. 

Consumidor 2.0

O cenário que se apresentava para o consumidor 2.0 já era um pouco diferente. 

O comércio passava a ser mais explorado e, com isso, a concorrência passou a aumentar.

Outra característica marcante foi o desenvolvimento de ações de marketing mais ativas, especialmente nas grandes mídias. 

Mesmo convicto em relação a hábitos antigos, como um carinho especial por determinadas marcas, esse público se mostrava mais aberto à mudança de opiniões, ampliando a eficácia de anúncios persuasivos.

Consumidor 3.0

As questões sociais e a busca por pertencimento são duas novas variáveis que passaram a ser vistas como prioritárias pelo consumidor 3.0. 

Mais do que encontrar um produto que atenda às suas necessidades, o cliente quer se ver em uma marca e ter suas atitudes refletidas em ações da empresa.

Até por isso, há uma mudança nas estratégias de marketing, que direcionam as preocupações para ações solidárias, defesa de bandeiras e pautas humanitárias.

Podemos dizer que o público ficou mais exigente, buscando relações mais íntimas com as marcas.

Consumidor 4.0

Talvez a principal revolução no comportamento do consumidor venha com o perfil 4.0, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a consolidação da internet.

Assim, o cliente passa a ter um controle maior sobre o processo de compra, sem falar no acesso amplo à informação. 

Ele quer agilidade, transparência e inovação. 

Definitivamente, a experiência do usuário passa a pesar muito mais.

Com a internet e suas infinitas possibilidades de pesquisa, ficou mais fácil conhecer produtos e serviços em detalhes, inclusive, por meio de reviews em fóruns e redes sociais.

Isso exige das empresas uma atuação digital mais presente, com ênfase no atendimento de qualidade e em ações personalizadas. 

Do contrário, a reputação do negócio pode ruir em um estalar de dedos.

Consumidor 5.0

Mais do que usar a internet para fazer análise de produtos e acompanhar opiniões de influenciadores digitais e outros clientes, o consumidor 5.0 utiliza o meio digital para concretizar negociações online.

Um levantamento recente feito pela NZN Intelligence reforçou essa tendência ao constatar que 74% das pessoas preferem realizar compras online a irem às lojas físicas.

Além disso, esse perfil pede por experiências mais imersivas, nas quais seus cinco sentidos sejam estimulados.

Em outras palavras, é necessário buscar abordagens mais emocionais para tocar esse tipo público, que também gosta de fazer parte dos processos criativos das empresas.

Consumidor 5.0: conheça o perfil do consumidor moderno 

Loja de alimentos saudáveis

Pela amostra acima, já deu para ter uma ideia dos desafios trazidos pelo consumidor moderno, não é verdade? 

Para garantir que você realize o melhor atendimento e satisfaça as necessidades do público para além da oferta de um produto ou serviço, veja as características marcantes desse perfil:

  • Experiência é mais importante do que a compra do bem em si;
  • Praticidade está em primeiro lugar, a apenas alguns toques de distância, de preferência;
  • Influenciador e, ao mesmo tempo, influenciável;
  • Participação ativa no processo produtivo das empresas;
  • Usuário assíduo das redes sociais;
  • Exigente e criterioso.

Como o coronavírus impacta no comportamento do consumidor em 2020 

A chegada do novo coronavírus trouxe muitas incertezas. 

Quando estamos falando de consumo, no entanto, a verdade é que ele só acelerou e enfatizou uma tendência que já se apresentava ano após ano: o aumento no volume de compras por meio de plataformas digitais.

Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, 79% da população aumentou ou manteve o número aquisições online durante a pandemia. 

Além disso, 10% dos entrevistados não tinham esse hábito e passaram a cultivá-lo na quarentena.

Assim, empresas que já possuíam uma presença digital consolidada saíram na frente.

Hábitos de consumo vão mudar depois da pandemia?

Mesmo com o fim da pandemia, a tendência é que os hábitos de consumo não retrocedam. 

O que parece mais evidente, na verdade, é o aumento da integração entre e-commerces e estabelecimentos físicos.

O estudo do Instituto Locomotiva, inclusive, aponta que muitos consumidores não pretendem voltar a frequentar lojas físicas mesmo após a crise do novo coronavírus passar.

Veja mais alguns dados interessantes:

  • 50% disseram não voltar a livrarias e papelarias;
  • 49% não voltarão a frequentar lojas de crianças;
  • 44% não pretendem ir mais a perfumarias e pet shops;
  • 41% descartam voltar a shoppings e lojas de departamento;
  • 38% vão evitar idas a lojas de material de construção.

Afinal, como agradar o consumidor moderno?

Tecnologia, ambiente digital e consumo são termos que parecem cada vez mais conectados. 

Quando colocados em prática com assertividade, fazem toda a diferença na tão falada experiência do usuário.

Uma saída obrigatória para atrair e fidelizar o consumidor moderno parece ser o investimento em uma estratégia omnichannel, que ofereça múltiplas plataformas de contato entre a sua marca e o público. 

Ao aumentar seus canais de interação, também crescem suas chances de conversão. 

De acordo com pesquisa da Ipsos, o incremento pode ser de até 3,5 vezes.

A ideia é ter uma relação mais personalizada, afetiva e orgânica, que traga valores para os dois lados.

Outra característica que marca o consumidor moderno é a preocupação com uma alimentação mais saudável

Segundo levantamento da Kantar Worldpanel, essa é uma preocupação crescente entre os brasileiros.

E se o objetivo é oferecer a melhor experiência possível, não tem erro: coloque os produtos da Naked Nuts na prateleira, seja ela física ou virtual. 

Conclusão

Loja de alimentos saudáveis

Neste texto, falamos sobre o consumidor moderno, seu perfil e as mudanças nos hábitos de compra.

Se você tem uma loja ou supermercado e quer fazer sucesso junto aos clientes, aproveite as dicas que conferiu na leitura.

Quer saber mais sobre como se tornar um parceiro da Naked Nuts? 

Entre em contato com o nosso time comercial e tire todas as suas dúvidas!

sobre o autor

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Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.