o que fazer quando o movimento no comércio está parado

Todo e-commerce e loja física estão sujeitos a passar por períodos de estagnação, que geram poucas vendas, principalmente em meses em que não há datas comemorativas.

Nesses casos, é importante saber o que fazer quando o movimento do comércio está parado. Assim, você conseguirá reverter o quadro e atrair mais clientes.

Para te ajudar a impulsionar as vendas nesses períodos, nós da Naked Nuts, listamos as melhores dicas para você. Acompanhe!

Afinal, o que fazer quando o movimento do comércio está parado?

Em épocas de comércio parado e crises econômicas no país, alcançar resultados expressivos nas vendas se torna uma tarefa difícil.

Por isso, ter ações estratégicas mapeadas para cenários críticos é uma boa forma de proteção para qualquer negócio.

Afinal, saber o que fazer quando o movimento do comércio está parado ajuda a empresa a minimizar os impactos das oscilações econômicas.

Agora, confira algumas ações para movimentar as vendas em períodos de estagnação:

Ofereça descontos

Oferecer descontos é sempre uma estratégia útil para atrair clientes, melhorar o giro de estoque e aumentar a receita da loja.

Por isso, considere diferentes promoções para chamar a atenção do público. No entanto, sempre fique atento aos preços de venda para não aplicar descontos que prejudiquem a situação financeira da loja.

Zero waste: o futuro do mercado a granel

Promova ações promocionais

Você também pode investir em ações promocionais para movimentar a loja. Assim, é possível engajar seu público-alvo, atrair novos clientes e gerar mais vendas.

Alguns exemplos de ações são a venda de kits de produtos, frete grátis para compras acima de um determinado valor e a criação de um sistema de fidelidade.


Leia também:
20 Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor

o que fazer quando o movimento no comércio está parado divulgacao

Invista em divulgação

Essa é uma das principais dicas sobre o que fazer quando o movimento do comércio está parado. Afinal, o público só poderá aproveitar suas ações promocionais se tiver conhecimento delas, não é mesmo?

Portanto, você deve promover suas ofertas em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, email marketing, WhatsApp Business e até na loja física.

Outra ideia para ganhar mais visibilidade é investir em mídia paga, como o Google Ads e Instagram Ads.

Essas ferramentas podem ajudá-lo a se destacar de seus concorrentes. No entanto, lembre-se de segmentar por localização e adaptar sua campanha ao seu público-alvo para otimizar seu investimento. 


Leia também:
Como Divulgar um Produto: 5 Dicas + Diversos Canais de Venda

Marque presença nas redes sociais

Sua loja já está presente nas redes sociais? Se ainda não estiver, mude isso o quanto antes. Seus consumidores e futuros clientes estão online!

Use-as para divulgar novidades e produtos, convidar para promoções e ainda se relacionar com seus clientes.

Neste cenário, outra estratégia interessante e ainda pouco explorada pelas marcas são as campanhas de interação. 

Basicamente, consiste em premiar o internauta que mais interagir, com comentários, divulgações e curtidas. Essa ação gera mais engajamento para o seu perfil comercial!

Aproveite datas especiais

Outra estratégia que você precisa se atentar ao procurar o que fazer quando o movimento do comércio está parado é aproveitar as datas comerciais. 

Não nos referimos aos eventos tradicionais do varejo, como Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal, mas há outras datas com alto potencial.

No mercado de saudáveis, por exemplo, você pode aproveitar as seguintes datas para criar promoções personalizadas:

  • Dia mundial do café (14 de abril);
  • Dia de São João (24 de junho);
  • Dia mundial do chocolate (7 de julho);
  • Dia do solteiro (15 de agosto);
  • Dia do cliente (15 de setembro);
  • Dia da Sobremesa (9 de outubro);
  • Dia mundial da alimentação (16 de outubro);
  • Dia mundial do vegano (1 de novembro);
  • entre outras.

Leia também: Treinamento para Vendedores de Loja: Como Fazer e Tipos

Anuncie em Marketplaces

Além de alta visibilidade, esses canais também apresentam tráfego elevado e qualificado ao longo do ano, promoções diferenciadas e baixos custos operacionais.

Os sites Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Amazon são exemplos de marketplaces. No ramo alimentício, você ainda pode anunciar no iFood e UberEats.

Portanto, para as lojas que desejam ganhar popularidade na internet, atrair mais clientes e movimentar as vendas, é uma boa estratégia.

o que fazer quando o movimento no comércio está parado como manter as vendas altas

Como manter as vendas em alta mesmo com o comércio parado?

Agora que você já sabe o que fazer quando o movimento do comércio está parado, também é preciso descobrir como vender mesmo quando a economia está estagnada.

Avalie seu plano de negócio

Analise seu plano de negócio para identificar melhorias e oportunidades, além de avaliar se a empresa está no caminho certo.

Assim, você saberá qual momento propício para investir em manutenções, promoções e treinamentos para equipe de vendas.

Também te ajudará na análise de mercado e tendências para planejar os próximos passos da sua empresa.

Alinhe o perfil da sua marca ao seu público-alvo

Você realmente conhece o seu público-alvo? Apenas classificar as pessoas por sexo, faixa etária e classe ecônomica é um erro.

Para conquistar bons resultados, fidelizar sua clientela e conseguir movimentar sua loja todos os meses, você precisa conhecer a fundo o seu público.

Então, além de reunir informações básicas, pesquise também hábitos de consumo, interesses, aspirações e dificuldades, por exemplo.

Quanto melhor você conhecer seus clientes, maiores as chances de aproveitar oportunidades, direcionar melhor suas estratégias de vendas e marketing e se destacar da concorrência.

Reveja sua comunicação

Após conhecer mais sobre seus clientes, é hora de analisar se a sua linguagem da marca realmente está alinhada com o público-alvo. Afinal, a linguagem muda conforme o público. 

Feito isso, aplique essa linguagem em todos os pontos de contato com o cliente, do atendimento presencial até as redes sociais.

Neste ponto, também avalie se os canais de comunicação utilizados são os mais indicados para sua marca. É preciso estar onde seu público-alvo está. Assim, você evita gastar esforços e dinheiro em um canal que seu cliente não utiliza.

Leia também: Técnicas de Exposição: 5 Dicas Para Vender Melhor

Conclusão

Como vimos, é importante saber o que fazer quando o movimento do comércio está parado para que suas vendas não sejam prejudicadas. 

Assim, você conseguirá planejar com antecedência as melhores ações para movimentar as vendas e terá maior segurança em momentos de crise e estagnação do mercado.

Zero waste: o futuro do mercado a granel