como calcular o preço de venda de um produto

Afinal, como calcular o preço de venda de um produto? Se essa pergunta não sai da sua cabeça, saiba que está no lugar certo. Nós da Naked Nuts vamos te mostrar todo o passo a passo. 

O mais importante: não deixe de conferir todos os detalhes, isso porque os valores de mercadorias são um dos pilares dos negócios. 

Eles não só despertam a atenção dos clientes, como também garantem um fluxo de caixa equilibrado. 

Então, não perca mais tempo e confira as dicas!

Como calcular o preço de venda de um produto?

Quem ainda é leigo ou novo no assunto, muitas vezes, pensa que os preços dos produtos devem ser baseados nas expectativas dos clientes, apenas. 

Mas a questão vai muito além. Na verdade, é preciso considerar, também, todos os seus investimentos, custos, além das tendências do mercado. 

Para começar, vamos falar dos custos e preço de venda. 

O que é preço de venda?

O preço de venda nada mais é do que o valor dos produtos colocados nas prateleiras. Ou seja, é a quantia x de dinheiro que os seus clientes pagarão para ter os alimentos ou, claro, quaisquer outros tipos de mercadorias. 

Preço de custo Vs. preço de venda: quais as diferenças?

Para calcular o preço da venda de um produto, é imprescindível entender as diferenças entre: custo e preço de venda. 

Então, vamos lá…

O primeiro termo é referente a tudo o que você faz para colocar os itens nas prateleiras. 

Dessa forma, é preciso considerar: investimento em matéria-prima ou produto pronto, reposição das mercadorias e, também, salário de todas as equipes da loja. 

Já o preço da venda é o valor que vai à etiqueta mesmo. Para determiná-lo, considere todos os seus custos, despesas e os lucros esperados. 

Conceitos importantes para calcular o preço de venda de um produto: 

Agora que você já sabe as diferenças entre custo e preço de venda, podemos nos aprofundar um pouco mais em outros conceitos. 

Confira: 

Custos fixos e variáveis

Os custos fixos são aqueles que ocorrem todos os meses, por exemplo: aluguel do ponto físico, salário dos funcionários e contas de água e de luz. 

Enquanto os gastos variáveis correspondem, apenas, ao que foi produzido e vendido. Vamos usar um exemplo para ficar mais claro. Suponha que, no ano passado, você já sabia que venderia mais mercadorias no Natal. Por isso, de antemão, contratou mais pessoas para a equipe. 

Dezembro chegou e as vendas realmente foram um sucesso. Aquelas contratações temporárias, então, representaram um custo variável. 

Custo unitário

O custo unitário, por sua vez, é o valor investido para o desenvolvimento de produto por produto. 

Também é importante ter em mente que, para a definição desse valor, são consideradas as despesas fixas e variáveis.

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Margem de lucro

A margem de lucro é o resultado da subtração do preço final de um produto, pelo custo necessário para seu desenvolvimento. Ou seja, é a porcentagem de lucro que se espera obter. 

Mercado e competição

Mercado e competição diz respeito ao nicho em que sua empresa está. Fora isso, quem são os seus concorrentes e quais estratégias eles costumam aplicar. 

Como calcular o preço de venda de um produto: passo a passo

Depois de conhecer os conceitos mais importantes sobre preços, dê só uma olhada em como fazer definições eficientes!

1. Conheça bem o seu produto 

O primeiro passo em como calcular o preço de venda de um produto é conhecer bem a mercadoria. 

Sendo assim, entenda quanto ela custa para ser desenvolvida e colocada na prateleira. 

Também tenha em mente a sazonalidade das vendas, ou seja, em quais períodos do ano há altas e baixas de vendas. 

2. Tenha total controle do seu empreendimento 

Em seguida, vem a tarefa de saber exatamente quais são os desafios e facilidades do seu empreendimento. 

Mais especificamente, tenha anotado todos os seus custos e despesas. Afinal, o preço dos produtos terá que ser equivalente a tudo isso. Caso contrário, nada de lucros. 

3. Saiba tudo sobre o seu público-alvo 

Aqui, a tarefa é saber o maior número de informações sobre as necessidades e expectativas dos seus clientes

Conheça o quanto eles podem e estão dispostos a investir nos produtos, quais são suas maiores “dores”, além das estratégias mais interessantes (promoções, ofertas, frete grátis, etc.). 

4. Analise a sua concorrência 

Não se esqueça de ver quais valores de produtos a sua concorrência já aplica, fora outras estratégias importantes (divulgação, promoções, descontos e mais). 

Afinal, o seu desempenho, sobretudo, os seus preços precisam ser mais atrativos. Assim dá para realmente chamar a atenção do público, concorda? 

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4 erros de precificação para tomar cuidado

  1. definição de valores com base nas expectativas dos clientes, apenas;
  2. aplicação de preços sem olhar a concorrência;
  3. descontos muito frequentes e para todos os clientes;
  4. erro de cálculo de custos (fixos e variáveis) ou de margem de lucro. 

Perguntas frequentes sobre como calcular o preço de venda de um produto

Como calcular o custo unitário de um produto?

Essa conta é bem simples. Basta que você pegue o valor total que pagou por um número x de produtos. Depois, divida o preço pela quantidade de unidades. 

Pronto, você já saberá o custo unitário dos itens. 

Como saber o lucro de um produto?

Você tem a opção de, por exemplo, pegar o seu faturamento mensal. Então, veja a quantia de dinheiro que as suas vendas resultaram no mês x. 

Em seguida, calcule todos os seus custos e despesas para disponibilizar aquelas mercadorias nos 30 dias. 

O valor da diferença entre essas duas contas é justamente o seu lucro. 

Conclusão

O que achou deste conteúdo sobre como calcular o preço de venda de um produto? 

Aproveite que agora você já conhece os conceitos, além dos passos, e comece o seu negócio com o pé direito! 

Ou, ainda, refaça as suas contas e veja se os preços aplicados são suficientes para um ótimo lucro! 
No mais, continue aqui conosco da Naked Nuts para descobrir como ter sucesso com a sua marca!