quais os tipos de sistema de controle de estoque

Como você controla a entrada e saída de produtos da sua loja? Usar planilhas e tabelas até pode ajudar, mas isso ainda não é o suficiente para o equilíbrio. O ideal mesmo é entender quais os tipos de sistema de controle de estoque e apostar em um. 

Mas, como será que essa tecnologia funciona? E quais são os tipos mais comuns existentes no mercado? 

A resposta para essas e outras perguntas você encontra por aqui. 

Aproveite todas as informações e melhore a gestão dos seus negócios, afinal, o sucesso depende 100% disso! 

O que é um sistema de controle de estoque?

O chamado sistema de controle de estoque é um software que mostra todos os dados sobre produtos e vendas. 

De maneira mais específica, ele é capaz de integrar todas as informações a respeito de futuras compras, quantidades e categorias de itens disponíveis, além de vendas realizadas. 

A partir disso, se torna muito mais fácil manter as suas prateleiras abastecidas, mas sem lotar o estoque. 

Um ótimo apoio, não é mesmo? 

Como funciona o sistema de controle de estoque?

O sistema de controle de estoque é uma ferramenta digital que, dependendo do caso, pode ser usada não só online como também offline. 

Também há diversidade quanto ao principal fator dos serviços, alguns são focados em relacionamento com fornecedores, outros cuidam de todas as frentes (compra de produtos, armazenamento e entrega), etc. 

Por isso, é extremamente importante você fazer um levantamento de quais são as suas necessidades mais expressivas, antes de escolher um tipo de estoque. 

Se preciso, volte ao nosso primeiro tópico em que mostramos quais os tipos de sistema de controle de estoque, e avalie melhor cada caso. 

Como deve ser feito o controle de estoque?

A primeira regra é anotar absolutamente tudo o que entra e sai do armazenamento. 

Além disso, vale separar os produtos por categorias, como: cor, dimensão, modelo e demais características. 

Também não deixe de apostar em uma ferramenta de controle de estoque, pois ela facilita todo o processo e evita enganos e equívocos! 

Mais uma ótima dica é criar um calendário comercial para a sua empresa. Anote quais são as datas especiais e qual a projeção de saída de produtos. 

Dessa forma, você evita que o cliente se depare com a prateleira vazia e, consequentemente, se frustre. 

quais os tipos de sistema de controle de estoque exemplos

Quais os tipos de sistema de controle de estoque: 4 para conhecer!

1. SRM 

A SRM (Supplier Relationship Management) é uma ferramenta que permite a interação do lojista com os fornecedores. O foco dela é mostrar a entrada e saída de mercadorias. 

Sem dúvidas, é uma excelente alternativa para quem trabalha com diversas marcas e, claro, procura sempre fazer negociações com os fornecedores. 

2. ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) ou, simplesmente, Sistema de Gestão Empresarial é um dos softwares mais conhecidos. A popularidade deve-se ao fato da ferramenta ser extremamente completa. 

Além de poder fazer o controle do estoque, você ainda consegue gerenciar o fluxo de caixa, os recursos humanos, os impostos e todas as outras partes importantes da sua empresa. 

A ERP integra absolutamente as tarefas de todas as áreas. 

3. tsEstoque

Neste conteúdo sobre quais os tipos de sistema de controle de estoque, não poderia faltar o tsEstoque. 

Com ele, você não só tem o equilíbrio das compras e vendas nas mãos, como também tem acesso a relatórios (em PDF) precisos e ricos que ajudam a otimizar as estratégias comerciais.

4. Gran Money 

A ferramenta Gran Money possui um sistema que, toda vez que há a necessidade da reposição de um produto, ela te envia uma notificação. 

Isso é crucial para quem deseja ter mais praticidade, sobretudo, rapidez na hora de reabastecer o estoque. 

Perguntas frequentes sobre sistema de controle de estoque:

Além de mostrar quais são os tipos de sistema de controle de estoque, também separamos algumas das questões recorrentes sobre o assunto. 

Confira: 

Quais são os 5 tipos de categoria de estoque?

Os cinco tipos de categorias de estoque são: 

  1. estoque de proteção — trata-se da compra maior de produtos que, por alguma razão, podem ficar indisponíveis em determinado período. Então, o empresário se antecipa; 
  2. estoque consignado — esse é um caso diferente. O lojista compra os produtos que ficam no controle do fornecedor mesmo. O que é comercializado é pago e o que não é, volta para a propriedade do fabricante;
  3. estoque de antecipação — usado para datas especiais do varejo, por exemplo: Dia das Mães, Dia do Consumidor, Natal, Dia dos Pais, Páscoa, Black Friday, entre outras. O objetivo é reforçar a quantidade de produtos, sabendo que as vendas aumentarão durante alguns dias; 
  4. estoque em trânsito — como o próprio nome diz, nesse caso, o conjunto de mercadorias é aquele ainda em transporte para a sua loja;
  5. dropshipping — por fim, mas não menos importante, o dropshipping é o tipo de estoque adotado por lojas virtuais. Isso significa que os produtos ficam guardados em uma empresa terceirizada, também responsável pela distribuição. 
quais os tipos de sistema de controle de estoque dicas

Então, você imaginava que existiam todas essas variações de estoques? Quais delas são as mais aplicáveis aos seus negócios? 

Quais os tipos de sistema de controle de estoque?

Alguns dos principais sistemas de controle de estoque são: 

  • SRM;
  • ERP;
  • tsEstoque;
  • Gran Money;
  • entre outros. 

Essas tecnologias são disponibilizadas por diversas empresas. Você escolhe um tipo de sistema e faz a contratação. 

Conclusão

Podemos afirmar com toda a certeza: há muito o que fazer quando o assunto é planejar um estoque. 

O investimento e o trabalho podem demandar bastante de você e, claro, da sua equipe. Mas não tenha dúvidas de que todo o esforço valerá muito a pena. 

Afinal, sem uma verdadeira organização, não é possível otimizar as vendas, agradar os clientes e tornar o seu comércio escalável. 

Aproveite que agora você já sabe quais os tipos de sistema de controle de estoque existentes, e faça a melhor escolha para o seus negócios! 

Já para mais dicas sobre gestão e vendas, continue aqui no blog da Naked Nuts