Ser dono da sua própria empresa é o sonho — e também a necessidade — de muitos brasileiros.

Contudo, antes de se aventurar no universo do empreendedorismo, é necessário conhecer os tipos de comércio existentes para determinar aquele que mais se adequa aos seus objetivos de negócio.

Para que você conheça os modelos existentes e também fique por dentro das ideias de empresas que mais dão certo no Brasil, preparamos este artigo para você. Vamos lá!

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Tipos de comércio: Conheça os 7 principais!

O comércio é a troca de bens ou serviços entre empresas ou pessoas. Neste processo de troca, existem diferentes tipos de comércio, como focos e objetivos que se diferenciam um do outro.

Além de diferenças estruturais, cada modelo possui suas vantagens e desvantagens. Por essa razão, conhecê-los melhor facilitará na hora de tomar sua decisão. 

Confira agora os sete principais tipos de comércio e como funcionam:

Comércio eletrônico 

O comércio eletrônico, também chamado de e-commerce, é um dos mais novos e promissores modelos de negócio. 

Nessa variante do comércio, os produtos ou serviços são vendidos pela internet por meio de sites, lojas online e até redes sociais.

Esse modelo de negócios surgiu nos Estados Unidos, em 1994, e a Pizza Hut foi a primeira a adotá-lo.

No Brasil, o primeiro e-commerce começou no início dos anos 2000 e continua com forte expansão desde então, principalmente após a necessidade de isolamento social ocasionada pela Covid-19.

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A grande vantagem desse modelo é que não há barreiras entre a marca e o consumidor. É possível vender a qualquer hora do dia e para qualquer lugar do país — e até do mundo.

Além disso, é muito mais barato do que o comércio comum, pois basicamente só precisa de uma plataforma online para vender seus produtos.  

Comércio varejista

Dentre os tipos de comércio, este é um dos mais conhecidos, pois é focado na venda de produtos em pequena escala. Ou seja, é voltado para o consumidor comum.

No varejo, as empresas costumam deixar os produtos à disposição do cliente, que podem facilmente acessá-los e escolher o que desejam.

Esse modelo de negócio representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e movimenta trilhões de reais por ano.

Alguns exemplos de varejistas são supermercados, livrarias, pet shops, lojas de roupas, farmácias, entre outros.

Comércio atacadista

O comércio por atacado é caracterizado pela compra e venda de produtos em grandes quantidades. Nesse modelo, uma empresa vende para outras empresas, que irão revender os produtos.

Por conta dessa característica, o comércio atacadista costuma ter um valor mais acessível do que os varejistas.

Fazem parte desse setor os distribuidores, fabricantes, fornecedores de produtos diversos, entre outros.

Comércio independente

O modelo é constituído por pequenas empresas que possuem um reduzido número de colaboradores, na maioria das vezes membros da própria família.

Os negócios independentes são muito comuns nos centros urbanos, especialmente nos subúrbios.

Este tipo de negócio faz parte de vários segmentos de mercado, incluindo restaurantes, lojas de roupas, mercados comunitários e vendedores ambulantes.

Comércio especializado

Já o comércio especializado, como o próprio nome sugere, é focado em vender ou  fornecer um único tipo de produto ou segmento de mercado.

Alguns exemplos de lojas comerciais especializadas são comércios de roupas e equipamentos esportivos, lojas de calçados, lojas de produtos naturais, etc.

Comércio integrado

O comércio integrado é um tipo de comércio em maior escala e é realizado por meio de vínculos jurídicos com intermediários.

Os intermediários são os atacadistas e varejistas responsáveis ​​pela parte logística, ou seja, compram os produtos dos fornecedores para vender aos clientes, o que cria um vínculo de distribuição desses produtos.

A maioria dessas grandes lojas oferecem uma grande variedade de produtos, alguns exemplos são supermercados, armazéns e até lojas de marcas de roupas.

Franquia

Por fim, há ainda o modelo de franquia, em que o franqueado compra os direitos de uma empresa ou loja e, então, começa a fornecer serviços ou produtos da marca.

Ou seja, o franqueado compra o direito de representar determinada marca, enquanto o franqueador, que criou a empresa, fornece o nome e o reconhecimento no mercado para que o empreendedor possa ter seu próprio negócio.

Contudo, o franqueado deve seguir determinados padrões pré-estabelecidos e planos de negócios.

Tipos de comércio que dão dinheiro

Agora que você já conhece os diferentes tipos de comércio, é hora de descobrir quais são os modelos e mercados que mais dão lucro no Brasil. 

Vale ressaltar que diversos fatores influenciam na lucratividade de uma empresa. Alguns empreendedores conseguem aproveitar tendências e outros se destacam em meio a adversidades, por exemplo.

Contudo, existem alguns tipos de negócios capazes de movimentar dinheiro todos os anos em todo o mundo, como:

  • delivery;
  • serviços financeiros;
  • petróleo;
  • farmacêutica;
  • energia renovável;
  • comunicação;
  • agricultura e mineração;
  • educação.

Além disso, determinados segmentos também expandiram por conta dos novos hábitos de consumo pós-pandemia.

Portanto, se você aproveitar oportunidades de mercado, vale a pena ficar de olho nas novas tendências dos consumidores. 

Alguns dos segmentos que estão em alta neste momento e prometem proporcionar uma boa lucratividade são:

  • lojas virtuais;
  • mercado audiovisual;
  • mercado de beleza;
  • mercado de ensino a distância (EAD);
  • alimentação saudável.

Quer saber mais sobre cada um desses mercados? Confira nossas ideias de negócios lucrativos, para que você invista com sucesso!

Conclusão

Como vimos, existem diferentes tipos de comércio que você pode investir, como o e-commerce, o modelo de franquias e o comércio varejista.

Cada um desses modelos possui suas próprias particularidades e, após conhecê-los, fica mais fácil escolher onde e como atuar.

Lembre-se de levar em consideração os seus objetivos profissionais, sua personalidade e habilidades. Assim, você terá maiores chances de tornar seu empreendimento lucrativo e alcançar o sucesso.

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