treinamento de funcionarios

Melhorar a performance da equipe e potencializar resultados é o sonho de qualquer empresa, não é verdade? Contudo, essa conquista só é possível por meio de um treinamento de funcionários.

Se você quer aumentar a produtividade e melhorar a capacidade do seu time, é preciso investir no aprendizado e incentivar seus colaboradores.

Mas, como elaborar e aplicar um treinamento? E será que este fator é mesmo primordial para o sucesso da empresa? Acompanhe o artigo que preparamos para você e descubra!

Qual a importância do treinamento de funcionários?

O capital humano é o principal patrimônio de uma empresa. Por essa razão, treinar e capacitar a sua equipe é um dos processos mais importantes da gestão de pessoas.

Em um mercado cada vez mais competitivo e mutável, onde sempre surgem novidades, tendências e inovações, quem não investir no desenvolvimento de pessoas para criar um time ágil, atualizado e motivado, poderá ficar para trás.

Afinal, é por meio do treinamento de funcionários que é possível melhorar o desempenho dos colaboradores e conquistar resultados ainda melhores.

Além disso, treinar sua equipe não apenas torna os colaboradores mais eficientes, como também os deixa mais satisfeitos e dispostos.

Só para você ter uma ideia da importância de providenciar treinamentos, segundo levantamento da Gartner, 70% dos funcionários relatam que não dominam as habilidades necessárias para realizar seus trabalhos.

Para mudar esse cenário, é preciso investir em uma capacitação eficaz. Somente assim será possível mudar o comportamento das pessoas ao incorporar novas habilidades, competências e hábitos.

💡Leia também: Curso para Trabalhar com Produtos Naturais: Os 4 Melhores

Como elaborar um treinamento para funcionários? [Dicas práticas]

como montar treinamento de funcionarios

O treinamento de funcionários pode ser a peça-chave para o sucesso da sua empresa. Contudo, não trará os resultados esperados se não for bem elaborado. 

Segundo uma pesquisa da Shift e-Learning, apenas 12% dos funcionários aplicam em seus cargos as novas habilidades aprendidas em programas de desenvolvimento. 

Isso significa que é preciso planejar estrategicamente o treinamento que será aplicado para alcançar os objetivos com essa capacitação. 

Pensando nisso, nós trouxemos as melhores dicas e práticas para capacitar o seu time com um treinamento realmente eficaz:

1. Conheça sua equipe 

Conhecer os pontos fortes e fracos de cada colaborador é essencial para planejar melhor a capacitação do time.

Por essa razão, faça uma análise da performance de cada indivíduo, como cumprimento de metas, histórico de avaliações, reclamações, entre outros aspectos. 

Observe também como cada profissional impacta na produtividade e lucratividade da sua empresa. Em seguida, mapeie as forças e fraquezas de cada um, bem como suas competências, habilidades e aptidões.

2. Crie um plano de capacitação

A partir do momento que você tem informações detalhadas sobre seus colaboradores, é possível planejar um plano de capacitação para aumentar a qualidade do time.

Reflita sobre quais aspectos deseja desenvolver e defina as estratégias adequadas para cada perfil de colaborador.

Lembre-se também que a sua empresa deve fornecer cursos de capacitação que estejam relacionados ao trabalho da sua companhia e às atividades desenvolvidas pelos funcionários.

Assim, você evitará desperdiçar o tempo dos colaboradores e os recursos da empresa com treinamentos de funcionários que não são úteis para o time.

3. Defina os objetivos do treinamento

O próximo passo é definir o objetivo de cada ação e o público-alvo. É preciso ter clareza da finalidade do treinamento de funcionários e quais os resultados esperados.

Por exemplo, um treinamento para vendedores de loja pode ter como objetivo aprimorar as habilidades de persuasão para aumentar as vendas. 

Ou, então, será para capacitar novos colaboradores? Estimular determinadas habilidades? Treinar a equipe para usar novas ferramentas? Fortalecer a cultura da empresa?

4. Monte treinamentos

Com todas essas respostas em mãos, você já sabe o que precisa ser melhorado e como alcançar esse objetivo. Então, é hora de montar o treinamento.

Você pode adotar diferentes metodologias, como um treinamento online ou presencial, cursos externos, mentoria, gamificação, workshops, entre outros.

Nesta etapa, inclusive, é possível contar com empresas especializadas em treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Para determinar a opção ideal, avalie qual método consegue suprir melhor as necessidades da empresa e do time.

5. Capacite as lideranças

É preciso ter coerência entre o discurso e a atuação. Justamente por isso também é importante capacitar as lideranças.

Além de aprimorar as habilidades dos líderes para que consigam extrair o melhor de cada profissional, também é uma maneira de inspirar e motivar os colaboradores.

6. Avalie resultados

Para ter certeza de que o treinamento de funcionários alcançou os objetivos pretendidos, é imprescindível avaliar os resultados.

Desta forma, você consegue identificar quais foram as melhorias alcançadas a partir da capacitação, quais métodos foram mais eficientes e o que ainda precisa ser melhorado.

A partir daí, o processo de capacitação se torna mais eficiente e toda empresa aproveita melhor os benefícios proporcionados por essa ferramenta.

exemplos treinamento de funcionarios

Exemplos de treinamento nas empresas

Você decidiu que quer capacitar seus colaboradores, mas ainda não sabe como utilizar essa ferramenta em sua empresa?

Então, veja só alguns exemplos de treinamentos nas empresas que podem ser aplicados para melhorar o desempenho das equipes:

  • treinamento técnico (hard skills): visa desenvolver habilidades técnicas relacionadas à rotina de trabalho, como o uso de uma nova ferramenta ou capacitar sobre novos processos;
  • treinamento comportamental (soft skills): tem finalidade de desenvolver competências e habilidades comportamentais, como empatia, disciplina, comunicação e inteligência emocional;
  • mentoria: programas contínuos e individuais para desenvolvimento de colaboradores de forma mais estratégica;
  • onboarding: método para facilitar a adaptação de novos profissionais;
  • treinamento de equipe: usados para desenvolver todo o time em aspectos como colaboração, comunicação e cooperação.

Ofereça as melhores pastas de amendoim e castanhas aos seus clientes e gere mais vendas!

Conclusão

Neste artigo, você descobriu como elaborar um treinamento de funcionários que seja realmente eficaz para evitar desperdícios de tempo e dinheiro. 

É importante frisar que para alcançar os resultados desejados com a essa ação, você precisa ter plena clareza dos objetivos do treinamento, além de conhecer a fundo o seu time. 

Assim, fica mais fácil criar um programa de capacitação que atenda as necessidades da sua empresa e dos funcionários.