processos de gestão de pessoas

Independentemente do tamanho e do segmento da sua empresa, é importante ter bons processos de gestão de pessoas.

Afinal, é por meio deles que você conseguirá motivar e qualificar sua equipe. A partir daí, é possível melhorar a competitividade no mercado e até aumentar o faturamento do seu negócio.

Contudo, para que a gestão de pessoas seja realmente eficaz, é necessário conhecer e implementar adequadamente seus pilares.

Por isso, vamos te explicar sobre os seis principais processos dessa área e como utilizá-los em sua empresa. Acompanhe!

O que são os processos de gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a área responsável pela gestão do capital humano da empresa. Seu propósito é alinhar os objetivos de carreira dos colaboradores com as necessidades da organização.

Já o processo de gestão de pessoas é o conjunto de estratégias para alcançar este propósito. 

Esse conceito foi desenvolvido por Idalberto Chiavenato, referência na área de Recursos Humanos e Administração. Segundo o autor, existem seis processos de gestão de pessoas:

  • agregar;
  • integrar;
  • recompensar;
  • desenvolver;
  • manter;
  • monitorar os resultados.

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Por que investir na gestão de pessoas?

Tenha em mente que uma empresa é composta por diferentes profissionais, com idades, origens e costumes distintos. 

Saber administrar essas diferenças e estabelecer consistência com toda a equipe é, sem dúvida, um grande desafio, que pode ser superado por meio da gestão de pessoas.

Afinal, o objetivo dessa área é gerenciar o comportamento dos profissionais e formar uma equipe mais motivada, qualificada e dedicada com base nos objetivos organizacionais, gerando melhores resultados para a empresa.

Embora pareça uma tarefa difícil, os processos de gestão de pessoas ajudam a alcançar esse patamar e, assim, aproveitar benefícios para a organização, como também para os seus colaboradores.

processos de gestão de pessoas beneficios

Os principais benefícios da gestão de pessoas

Ainda está em dúvida sobre investir nessa área? Como vimos, quando bem aplicada, a gestão de pessoas agrega diversos benefícios para o dia a dia da empresa, como:

  • contratações mais assertivas;
  • aumento da produtividade e da motivação;
  • melhora do clima organizacional;
  • desenvolvimento dos colaboradores;
  • atração e retenção de talentos;
  • maior alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa.

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Quais são os 6 processos de gestão de pessoas?

Para que as ações de recursos humanos sejam colocadas em prática da melhor forma possível, existem 6 processos que você deve seguir. São eles:

1. Processo de agregar pessoas

Crescer significa fazer com que novos profissionais façam parte da empresa e contribuam com suas habilidades para a execução das tarefas diárias. 

Aqui, as atividades são desenvolvidas para encontrar profissionais qualificados, que atendam às necessidades da organização e contribuam para seu sucesso no mercado de atuação.

Para isso, é importante trabalhar para a construção de uma marca empregadora forte, capaz de atrair profissionais acima da média.

2. Processo de aplicar pessoas

Esse é o processo de gestão de pessoas que delimita as atividades que os colaboradores irão realizar na empresa e tem a função de direcionar e monitorar o seu desempenho.

Ele também é responsável pela concepção, análise e descrição dos cargos, bem como mentoria e avaliação de seu desempenho.

Nas atividades relacionadas a esse processo, também é necessário realizar a integração de um novo profissional, para que ele conheça a equipe com quem irá trabalhar e o funcionamento da organização.

processos de gestão de pessoas recompensar

3. Processo de recompensar pessoas

Não basta só estabelecer metas desafiadoras e cobrar por resultados, também é preciso que as necessidades e anseios dos profissionais sejam atendidos.

Por isso, é necessário desenvolver estratégias que atendam às expectativas individuais dos colaboradores, para que se sintam motivados a realizar um trabalho de excelência todos os dias.

Portanto, este terceiro processo é usado para fazer os funcionários se sentirem recompensados ​​e motivar as pessoas a atender às suas necessidades pessoais. Isso inclui:

  • recompensas de acordo com a complexidade de cada tarefa;
  • compensações e benefícios de acordo com a saúde financeira da empresa;
  • equilíbrio entre recompensas financeiras e não-financeiras;
  • definição de estímulos que sejam almejados pelos colaboradores.

Esses programas de incentivos específicos à empresa também visam reduzir significativamente a taxa de rotatividade, tornando-a mais estável e reconhecida como um bom lugar para trabalhar.

4. Processo de desenvolver pessoas

Dentre os processos de gestão de pessoas, este tem como objetivo manter todos os colaboradores treinados. Assim, você conseguirá alcançar resultados cada vez melhores.

Ainda que constate que seus colaboradores são altamente qualificados, é importante que a empresa defina uma estratégia de desenvolvimento de pessoas que vise adaptar os indivíduos aos seus processos organizacionais e cultura corporativa.

Por isso, capacite e desenvolva seus colaboradores por meio de cursos, palestras , workshops e treinamentos para vendedores de loja, para ajudá-los a crescer na carreira.

Por meio desse processo, a gestão de pessoas acaba por treinar e melhorar o comportamento individual não só no campo profissional, mas também no aspecto individual.

5. Processo de manter pessoas

Quando a taxa de turnover é elevada, a empresa acaba sendo prejudicada. Por exemplo, é preciso lidar com altos custos de rescisão contratual, além de perda contínua de mão de obra qualificada.

Logo, também é necessário traçar métodos para reter seus colaboradores. Para isso,  seu papel é fazer com que os profissionais se sintam satisfeitos e engajados com seu trabalho e com a empresa.

Para que os indivíduos estejam dispostos a permanecer, você deve:

  • proporcionar um ambiente de trabalho agradável e produtivo;
  • estimular os colaboradores, líderes e empresários a manter um bom relacionamento interpessoal;
  • melhorar o diálogo interno;
  • criar planos de carreira;
  • oferecer feedbacks de forma contínua;
  • investir em benefícios complementares.

6. Processo de monitorar pessoas

A última atividade é monitorar os resultados alcançados pela área de gestão de pessoas e pelos colaboradores, sempre verificando os resultados individuais e coletivos.

Para isso, é indicado utilizar algum indicador de desempenho, como:

  • taxa de rotatividade;
  • satisfação e lealdade do funcionário;
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • satisfação do cliente final.

Esses indicadores devem ser monitorados continuamente e utilizados para a tomada de decisões estratégicas dentro da empresa, como treinamento, promoção ou demissão. 

Conclusão

Os processos de gestão de pessoas podem aumentar o engajamento e a produtividade da sua equipe, além de melhorar o clima organizacional e fortalecer a imagem empregadora da empresa.

Ao compreender e estruturar esses processos, você poderá corrigir falhas, atrair, reter e desenvolver colaboradores. Assim, conseguirá alcançar resultados cada vez melhores para o seu negócio!

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