Grupo de colaboradores analisando stakeholders da empresa

No checklist de qualquer empresa que busca o sucesso, identificar e acompanhar os stakeholders é um dos principais tópicos.

É importante ter conhecimento disso, para que em processos de tomada de decisão, os stakeholders possam ser levados em consideração, além de terem um papel importante no planejamento e execução de um projeto.

Mas calma aí, quem são esses stakeholders tão importantes?

Segundo a definição, esse grupo engloba qualquer indivíduo ou organização impactado pelas decisões de uma empresa. Alguns exemplos são:

  • clientes;
  • investidores;
  • funcionários;
  • fornecedores;
  • comunidades.

É importante levar todos esses indivíduos em consideração, e não só o lucro e resultados de uma empresa, mas o impacto que sua ação gerará, seja positivo ou negativo.

Existem dois tipos de stakeholders: internos e externos. Os internos são aqueles que pertencem à organização, como funcionários e gestores, e os externos são aqueles que não participam da empresa, como fornecedores e clientes.

E por que é importante identificá-los e classificá-los? Bom, já comentamos um pouco sobre isso, mas eles influenciam em muitos quesitos da empresa, como em restrições e requisitos a serem pensados na gestão.

Eles têm um papel grande ao analisar os riscos de um projeto e são parte crucial para o sucesso dele.

Por exemplo, se o fornecedor não for levado em consideração no planejamento, ele pode dar problema, pois os produtos ou matéria prima correm o risco de não chegarem a tempo, ou podem vir em menor quantidade, assim o projeto não vai para frente.

Agora que entendeu as principais características de um stakeholders, saiba como colocar tudo em prática e mapeá-los na sua organização.

Veja um passo a passo de como desenvolver e implementar a identificação das partes interessadas:

1. Escreva todas as partes interessadas no seu negócio

Essa primeira parte consiste basicamente em um brainstorming, pensar e anotar quais pessoas teriam interesse e seriam impactadas com as decisões tomadas por sua empresa.

Além do brainstorming, vale conversar com clientes, realizar uma pesquisa de mercado e uma análise dos concorrentes. Lembrando que nesse ponto, não importa o grau de interesse, o objetivo é apenas pensar nos stakeholders, independentemente de sua relevância.

2. Entenda o interesse de cada parte

Agora, é a hora de pensar sobre os interesses de cada um dos stakeholders em relação à empresa.

É importante pensar que talvez existam interesses conflitantes, e é bom perceber isso antes para que essa situação não cause impacto negativo à empresa.

Além disso, tenha em mente que os interesses podem ser tanto positivos quanto negativos.

3. Analise o nível de influência de cada parte

Chegou a hora de definir, dentre todos os stakeholders, quais são os mais importantes para o seu negócio. Você deve analisar qual é a capacidade desse stakeholder de alavancar resultados ou paralisá-los.

É possível organizar esses níveis de influência em uma planilha ou diagrama, para ser mais fácil visualizar quem tem maior influência e interesse.

4. Classifique as partes por nível de importância

Na etapa final, você deve classificar os stakeholders por ordem de importância com base na análise anterior e realizar um plano de ação para cada um deles.

Isso determinará qual comunicação você terá com eles, quais riscos eles trazem e qual prioridade dar para cada um.

Exemplos de stakeholders no setor de alimentação saudável

A FoodSafetyBrazil listou alguns exemplos de stakeholders nesse setor. São eles:

  • investidores;
  • fornecedores;
  • instituições financeiras (ex: bancos);
  • órgãos públicos (ex: vigilância sanitária);
  • produtores (ex: produtores rurais/agricultores);
  • empresas B2B (ex: produtores de embalagens);
  • consumidores (e suas restrições, ex: veganos, celíacos).

No momento de mapear as questões do seu negócio, é possível encontrar esses grupos. Agora que você sabe como lidar com todos eles, é mais fácil entender as partes interessadas.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos, nas redes sociais!