como encontrar fornecedores

Ao ingressar no setor alimentício, uma das principais preocupações do empreendedor é descobrir como encontrar fornecedores confiáveis. 

Afinal, essa é uma decisão que impacta diretamente na qualidade da sua comida, o que, por sua vez, interfere na satisfação do consumidor.

Antes de se decidir, muitos pontos devem ser levados em consideração, como prazos, ingredientes utilizados e alinhamento com seu público-alvo. Ou seja, não basta avaliar apenas os preços.

Para te ajudar nesta missão, nós, da Naked Nuts, preparamos este guia para você com as melhores dicas e cuidados. Acompanhe!

Leia também: O que fazer quando o movimento do comércio está parado? Melhores dicas!

Como encontrar fornecedores: 7 dicas de ouro!

A verdade é que há muitas opções de revendedores de alimentos. Porém, se você não souber como encontrar fornecedores confiáveis e que estejam alinhados com suas expectativas, a tarefa se torna difícil.

Mas, com algumas dicas, você saberá como encontrar as melhores opções para sua marca e o que considerar no processo de tomada de decisão. Vamos lá?

1. Reflita sobre o seu negócio

Antes de mesmo de sair na busca por parceiros de negócio, você deve refletir sobre a sua marca. Afinal, um bom fornecedor é aquele que está alinhado com as necessidades da sua empresa.

Portanto, o primeiro passo é realizar um planejamento do que você precisa. Pense no seu orçamento, nos produtos que irá vender, nas quantidades que precisa e também no seu público-alvo. Assim, suas ações serão mais assertivas.

Por exemplo, se você sabe que seu público segue uma alimentação saudável, a sua prioridade deve ser encontrar fornecedores de produtos mais naturais, sem açúcares e conservantes.

Zero waste: o futuro do mercado a granel

2. Conheça diferentes formas de contato

Já sabe o que você precisa? Então, o próximo passo é saber como encontrar fornecedores de diferentes maneiras:

  • fabricantes: você pode comprar produtos diretamente da fábrica e conseguir preços mais vantajosos, além de conhecer melhor como é o desenvolvimento dos produtos;
  • distribuidores atacadistas: trabalham com uma grande variedade de marcas, o que facilita na hora de encontrar o que você precisa;
  • feiras: é possível pesquisar em feiras locais da sua região ou mesmo em feiras mais famosas em grandes centros urbanos;
  • indicações: peça indicações a quem atua no mesmo segmento que você e são referência no mercado.

3. Compare o custo-benefício

O preço é importante para garantir uma boa margem de lucro para o seu negócio, porém nem sempre o mais barato é a melhor opção.

Na verdade, você deve visar o custo-benefício. Ou seja, além de considerar os valores, também é necessário avaliar a qualidade do produto e a compatibilidade com seu o tipo de negócio. Assim, você conseguirá tirar o máximo de proveito de um produto.

como encontrar fornecedores custo beneficio

4. Confira se o fornecedor atende a legislação da Vigilância Sanitária

No ramo alimentício, uma das principais obrigações do empreendedor é cumprir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O mesmo vale para os fornecedores. Afinal, todas as empresas que atuam com alimentos perecíveis devem estar de acordo com tais normas.

Por essa razão, logo no primeiro contato, vale a pena perguntar ao fornecedor se o manuseio, armazenagem e entrega dos alimentos estão de acordo com a legislação.

5. Avalie prazos e condições de entrega

A falta de estoque em tempo hábil pode ser um grande problema para o andamento do seu negócio, capaz até de prejudicar suas vendas.

Portanto, também leve em consideração os prazos e condições de entrega do fornecedor, bem como a capacidade de fornecimento. Desta forma, você terá maior tranquilidade de que suas necessidades serão atendidas.

6. Filtre os resultados

Depois de descobrir como encontrar fornecedores e selecionar algumas opções de parceiros, é hora de afunilar as suas pesquisas. Para isso, você precisará investir mais a fundo. Considere:

  • histórico da empresa no mercado: verifique opiniões positivas e negativos de clientes nas redes sociais, no Reclame Aqui, no Google Meu Negócio e até se há processos judiciais contra à empresa;
  • comprometimento com a ética: lembre-se que os consumidores estão cada vez mais preocupados em escolher empresas éticas e que trabalhem de acordo com as leis;
  • estabilidade financeira: veja se a empresa está com problemas no fluxo de caixa, já que isso pode impactar na entrega e qualidade dos produtos.

7. Conte com mais de um fornecedor

Ainda que você tenha encontrado uma empresa que se enquadra perfeitamente em tudo o que você precisa e tenha conseguido uma boa negociação, é melhor sempre ter outras cartas na manga.

Por isso, feche parcerias com mais de um fornecedor. Desta forma, você estará melhor preparado para lidar com imprevistos que possam vir a acontecer.

Como encontrar fornecedores online?

A internet é uma ótima aliada na hora de encontrar fornecedores para o seu negócio. Contudo, não basta apenas jogar o termo que procura no Google e clicar só nos primeiros resultados que aparecerem.

Você precisará analisar os resultados com cautela e ir além das primeiras páginas, pois nem sempre os melhores fornecedores estarão nas primeiras posições do Google.

Também é importante buscar por termos semelhantes, como atacado, revendedor, varejo, entre outros. Na hora de efetuar suas pesquisas, adicione palavras-chave que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Por exemplo, se for montar uma loja de produtos naturais, vale pesquisar por “revendedores de produtos naturais”, “alimentos saudáveis para revender”, etc.

Pontos que você deve avaliar antes de fechar com o fornecedor

Agora que já sabe como encontrar fornecedores para sua empresa, vamos recapitular todos os pontos que você deve avaliar antes de fechar uma parceria:

  • alinhamento com o seu tipo de negócio e público-alvo;
  • custo-benefício;
  • prazos e condições de entrega;
  • capacidade de fornecimento;
  • reputação da empresa no mercado;
  • cumprimento de normas de vigilância sanitária.

Se o fornecedor atender a todos esses requisitos, maiores as chances de fechar uma parceria vantajosa para a sua marca.

como encontrar fornecedores e comprar direto

Como comprar direto com o fornecedor?

Os fornecedores costumam oferecer diferentes formas de contato para o empreendedor realizar suas compras.

Você pode, por exemplo, realizar o pedido por meio de sites, telefones, e-mails, chats online ou em lojas físicas.

Cada empresa possui sua própria dinâmica de vendas e você precisará verificar esse  procedimento diretamente com o fornecedor.

Na Naked Nuts, por exemplo, disponibilizamos um site próprio para os lojistas que desejam

revender as melhores pastas de nuts do mercado.

Para montar seu pedido é simples, basta seguir as instruções do banner fixo, que está na página inicial. Todo o processo é online, rápido e prático!

Conclusão

Saber como encontrar fornecedores confiáveis é fundamental para fechar parcerias valiosas para a sua marca.

Lembre-se sempre de considerar empresas que estejam alinhadas com seu tipo de negócio, público-alvo e necessidades, além de verificar a reputação do fornecedor.

Zero waste: o futuro do mercado a granel