dinheiro do fluxo de caixa

Se existisse um manual de como ser um empreendedor de sucesso, um dos tópicos mais importantes seria o de finanças. O controle delas pode ser o fator decisivo para o sucesso de um negócio, pois permite com que decisões mais corretas sejam tomadas.

Uma das ferramentas para o controle das finanças é o fluxo de caixa, que computa todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, ou seja, tudo que ela ganha e gasta é representado em uma tabela, totalizando o  saldo final do caixa e determinando se a empresa está lucrando ou não.

Em posse dessas informações, o gestor da empresa pode analisar vários pontos importantes:

  • os preços estão justos?
  • a saúde financeira da empresa está positiva?
  • as estratégias adotadas estão sendo bem-sucedidas?
  • os clientes estão aceitando bem o produto ou serviço oferecido?

Com lojas de produtos naturais não é diferente, essa ferramenta financeira é de extrema importância e pode ser a chave para o sucesso e bem-estar financeiro do seu negócio!

Para te ajudar a implementar essa estratégia na sua empresa, separamos algumas dicas importantes. Confira!

naked nuts snacks saudáveis bites no post fluxo de caixa

Registrar tudo

Não tem desculpa, todo e qualquer valor deve ser registrado! Todas as entradas e saídas, tanto internas quanto externas, devem ser computadas em uma planilha.

A dica é anotar imediatamente após o gasto ou lucro, para que nenhum valor fique de fora. Ah, e não se esqueça de conferir todos os dias, vai que algo foi deixado para trás.

Se tiver alguma dúvida de como montar sua planilha de controle financeiro, o Google tem vários exemplos e até tabelas modelo para baixar, e você pode editá-la conforme as suas necessidades.

Gerenciar o estoque corretamente

O gerenciamento de estoque, assim como o fechamento de caixa, são duas práticas esperadas já de qualquer negócio. Contudo, para um fluxo mais eficiente, é necessário redobrar os cuidados com o estoque.

Coordenar fluxos de entradas e saídas

Saiba dos prazos e certifique-se que ambas as movimentações de entrada e de saída estejam sincronizadas para que não haja atraso de pagamentos.

Por exemplo, a quitação com fornecedores deve ser realizada quando houver dinheiro positivo no caixa, de modo que o pagamento seja feito na hora correta sem juros e sem atrasos.

Por fim, é importante ressaltar que o fluxo de caixa é apenas uma maneira de controle e que pode levar ao gasto mais consciente do dinheiro da empresa. Assim, com gastos mais planejados, é provável que o negócio tenha mais dinheiro, já que estará deixando de lado custos, como juros de atraso de pagamentos.

Logo, a implementação do fluxo de caixa pode aumentar a lucratividade da empresa, mas não é só isso que fará com que os lucros deslanchem.

Um ponto essencial no aumento da lucratividade é a apresentação de produtos de qualidade em sua loja. Para criar uma imagem positiva com os consumidores, a loja deve dispor mercadoria que mostre ao seu cliente que o estabelecimento se preocupa com a procedência do produto que vende. 

Por exemplo, para uma loja com segmento natural, os produtos devem ter bons ingredientes, contar com opções que caibam em qualquer tipo de dieta ou restrição alimentar, e claro, devem ser gostosos e agradáveis ao paladar!

Conheça a Naked Nuts

pasta de amendoim naked nuts no artigo fluxo de caixa

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!