Alimentação saudável e sustentável nunca foi uma pauta tão abordada quanto observamos na atualidade. Antes e após a pandemia, a busca por qualidade de vida tornou-se premissa básica para boa parte da população.

Com isso, junto do aprofundamento da área científica, presenciamos cada vez mais abordagens voltadas para a alimentação surgindo. No caso da nutrição, isso não foi diferente, o que corroborou com novas condutas alimentícias e de estilo de vida, como no caso do veganismo!

Ficou com curiosidade? Então fique com a gente e descubra mais sobre esse universo!

O que é veganismo?

O veganismo é uma filosofia de vida, a qual envolve o estilo como vivemos, em busca da máxima exclusão possível de qualquer forma de envolvimento (direto ou indireto) à exploração ou crueldade com animais.

Isso é refletido por meio da alimentação, vestimentas ou de qualquer outro jeito, buscando promover alternativamente meios de execução desses produtos livres de traços animais, em prol de uma vida melhor para humanos, bichos e meio ambiente.

Há diferentes vias para adotar uma vida vegana, no entanto, o que há em comum entre todos os veganos é a sua alimentação “Plant-Based”, caracterizada por alimentos de origem vegetal em seu todo.

Além disso, ocorre a exclusão de materiais derivados de origem animal, com testagem diretamente nos bichos ou em locais, como zoológicos, que usam animais para entretenimento.

Diferenças entre veganismo e vegetarianismo

Conforme conversamos, o veganismo envolve uma gama bem ampla de variáveis, entre elas, a alimentação. Alguns produtos e seus derivados são estritamente proibidos nesse estilo de vida, como:

  • leite;
  • ovos;
  • carne.

Logo, surge a dúvida: todo vegano é vegetariano, então seria todo vegetariano um vegano?

Não necessariamente! O vegetarianismo é uma rotina alimentar (dieta) baseada na alimentação livre de traços animais, no entanto, suas modalidades podem abranger tipos específicos de alimentos de origem animal.

O indivíduo praticante pode ser:

  • ovovegetariano: permite apenas ovos na alimentação;
  • ovolactovegetariano: conta com ovos, leite e derivados na alimentação;
  • lactovegetariano: ingere apenas leite e derivados, como alimentos de origem animal, em sua alimentação;
  • vegetariano estrito: aqueles que não consomem nenhum produto alimentício ou alimento de origem animal.

Assim, o veganismo, como estilo de vida, implica em uma dieta livre de traços animais, no entanto, uma alimentação livre de traços animais não indica um estilo de vida longe deles.

Como funciona uma alimentação vegana?

Uma alimentação vegana se resume a um vegetarianismo estrito, no entanto, não se engane com a palavra “resume”.

O veganismo abrange uma dieta baseada em plantas, ou seja, com seus alimentos sendo de origem vegetal, como:

  • frutas;
  • oleaginosas;
  • grãos e cereais;
  • hortaliças folhosas;
  • produtos de origem vegetal.

Isso requer que todos os nutrientes e preparações culinárias sejam devidamente qualitativas, com quantidades apropriadas e adequadas a cada indivíduo, harmonizando os alimentos entre si e na conjuntura da dieta de uma certa pessoa.

Logo, certos cuidados com a alimentação no veganismo são necessários para uma “dieta” saudável:

  • manter uma rotina de exames;
  • balancear as fibras para não ocasionar quadros de diarréia ou constipação;
  • proporcionar uma magnitude de combinações ampla para que os indivíduos possam variar seus pratos;
  • incentivar o autoconhecimento dentro da cozinha e o aprofundamento nas preparações culinárias;
  • adequar a qualidade das proteínas, pois vegetais não têm todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes de maneira isolada;
  • certificar que o indivíduo faça a ingestão da suplementação necessária (B12, B9, creatina e Ferro, dependendo do caso) para que o metabolismo e o corpo como um todo funcione em sua máxima potência;
  • procurar um nutricionista da área para avaliar sua necessidade alimentícia e balancear sua alimentação para proporcionar boa nutrição e alcance dos objetivos visados.

Dicas para se tornar vegano

Um vegano pode surgir da noite para o dia, com certeza. Entretanto, há maneiras menos agressivas e mais sustentáveis para atingir esse objetivo.

Comece fazendo uma pesquisa. Conheça todos os fatores que o veganismo envolve e leia relatos de praticantes ou membros desse estilo de vida. 

Em seguida, escolha um atributo para começar. Seja nas suas vestimentas ou produtos de beleza, escolha um ponto de partida antes de abranger outras áreas.

Muitas pessoas começam pela alimentação, o que pode ser um fator determinante inicialmente e um dos hábitos mais difíceis de instalar na rotina.

Caso opte por mexer diretamente na sua ingestão alimentar, procure um nutricionista do nicho para que o profissional possa promover uma saúde nutritiva adequada, perante seus objetivos de adaptação.

Realizar esse tipo de transição sozinho(a) pode ser extremamente perigoso e deve ser acompanhada por um profissional da área!

Com o passar do tempo, adicione novos hábitos e estabeleça objetivos para cada hábito adicionado. Sempre tenha em mente o motivo disso tudo.

Agora que você já sabe mais sobre o veganismo, apenas atente-se aos cuidados e escolha por onde começar.

Consulte um profissional de nutrição para mais informações e um direcionamento apropriado.