Nutricionista em uma consulta, ressaltando a importância da sua atuação.

Todos sabemos que os alimentos são imprescindíveis à nossa sobrevivência. Tão antigo quanto a vida, é o propósito de ingerir nutrientes visando o suporte para uma boa saúde e, ao mesmo tempo, para sustentar seu desenvolvimento. Assim, comer com qualidade é um ponto fundamental que precisa ser mantido em vista num mundo onde, nem sempre, damos a atenção necessária para esse fato!

No decorrer dos anos, a arte de ingerir nutrientes por meio da comida tornou-se comum, a qual nem sempre é valorizada pelo consumidor, uma vez que não é detectada a necessidade de um acompanhamento — exceto na presença de “problemas nutricionais”, como no caso de doenças graves, como anemia ferropriva, diabete tipo 1 e 2, hipotireoidismo, obesidade, entre diversas outras patologias.

Dentro desse universo, existe um único profissional habilitado para a prescrição dietética para pacientes de diferentes tipos, visando a preservação de sua individualidade e o alcance das metas propostas, sendo elas estéticas ou fisiológicas. Se você está se perguntando qual profissional é esse… hoje iremos te apresentar o Nutricionista!

Fique por dentro!

O que uma nutricionista faz?

A pessoa nutricionista atua diretamente no planejamento da atividade mais trivial à vida, (além da ingestão de água): a alimentação. 

A partir da modulação de macronutrientes e micronutrientes, esse profissional proporciona a prevenção, manutenção e a melhora do estado de saúde dos indivíduos, atingindo todos e quaisquer objetivos adversos, envolvendo:

  • perfil bioquímico;
  • taxa específica;
  • situação estética desejada;
  • apenas a reeducação alimentar.

Mas não só isso! Potencializar o estilo de vida, também faz parte do dia a dia do nutricionista.

Assim, a nutrição faz parte da medicina integrativa e preventiva, as quais tem o medicamento como a última intercorrência necessária para o manejo da saúde de um indivíduo. Por ser uma área tão rica e diversa, atua em nichos que vão desde o esporte até o comportamento com o alimento, interligando-se com outras profissões da área da saúde. Legal, né?

Modulando as vitaminas e minerais, a pessoa nutricionista permite com que o organismo funcione no mais alto grau de rentabilidade, viabilizando que todos os “pequenos passos” de cada processo do corpo ocorram com sinergia e total capacidade, para que esses processos, numa visão mais ampla, ocorram.

Sendo assim, vale entender a principal importância desse profissional tão requisitado nos últimos anos.

Qual é a importância de uma nutricionista?

Mesa de um nutricionista com frutas, salada, suco, estetoscópio, prancheta e fita métrica.

Como explicitado anteriormente, sua atividade abrange diferentes cenários, demonstrando como seu papel é relevante na promoção de uma melhor qualidade de vida e no suporte à saúde. 

Com isso, vamos conhecer alguns dos motivos mais importantes para procurar uma nutricionista? Confira!

Hábitos alimentares

Os hábitos, como explicitado no nosso artigo sobre estilo de vida saudável, são maneiras do cérebro automatizar suas funções e deixá-las mais práticas de serem executadas.

Ele é aplicável à nossa alimentação, uma vez que exercemos uma rotina de alimentação, com os mesmos “padrões” de alimentos e proporções em cada refeição. 

Assim, a pessoa nutricionista tem como ponto-chave de atuação, a modulação dos costumes de cada indivíduo, visando que eles se tornem independentes e capazes de fazer suas escolhas a partir de um padrão construído no decorrer do tempo.

Com hábitos alimentares apropriados para suportar nossa saúde, a qualidade de vida e os aspectos do nosso bem-estar são mudados para melhor, auxiliando a promover saudabilidade.

Qualidade de sono

O sono é uma esfera das 3 mais proclamadas para uma boa saúde — treino, alimentação e sono. Essa atividade humana é responsável por gerenciar nosso ciclo biológico, ditando todas as atividades que prosseguem dessa.

Nossa atividade hormonal, muscular, cerebral (memória, fadiga, humor e capacidade de raciocínio complexo) e metabólica são grandes exemplos de como o sono influencia na nossa saúde corpórea. 

Desse modo, a pessoa nutricionista é responsável por organizar seu planejamento alimentar de uma maneira que preserve a qualidade do seu sono ou, até mesmo, melhore a mesma, tornando essa atividade mais eficaz e eficiente.

Prática de esportes

Ao praticarmos qualquer exercício físico, nossas necessidades energéticas e de macronutrientes, são alteradas. Logo, a procura por um nutricionista é extremamente importante, visando a preservação da sua saúde ao praticar um esporte e até para aprimorar o desempenho em determinada atividade.

Dependendo da adaptação esportiva, a alimentação ainda é capaz de realçar a capacidade “plástica” do organismo de se atualizar à nova realidade. Como se não bastasse, ela resguarda a qualidade de vida de diversos atletas e praticantes do mundo, independente da modalidade.

Controle de peso

A pessoa nutricionista também é responsável por auxiliar no controle de peso, por meio da via mais natural possível: a boca. 

Por meio da gestão do que é consumido, essa profissional balanceia os macronutrientes de forma que crie um déficit de energia pela menor ingestão calórica, viabilizando a redução do peso. No entanto, para a sua felicidade, nem sempre isso é acompanhado de passar fome, muito pelo contrário. 

No cenário contrário, de ganho de peso, a pessoa nutricionista também é fundamental. Nesse caso, ela aumenta a ingestão calórica, visando que o indivíduo suba alguns quilos na balança, seja por meio da massa muscular ou, em casos de um percentual de gordura abaixo do ideal para a saúde, do ganho de massa gorda.

Em casos de estabilização do peso, a dieta atende apenas o necessário para ocorrer a manutenção do peso, preservando os processos metabólicos.

Quando procurar um nutricionista?

A pessoa nutricionista é a profissional mais recomendada e capacitada para auxiliar na:

  • melhora de hábitos alimentares;
  • controle de peso;
  • prevenir dietas por meio de deficiências nutricionais;
  • potencializar certos aspectos do seu organismo.

Isso porque é a única licenciada para a prescrição de planejamentos alimentares.

Como funciona uma consulta com uma nutricionista?

Nutricionista montando um planejamento alimentar. Ao seu lado, há frutas e legumes.

Cada profissional tem seu padrão, mas em linhas gerais, sempre se faz necessário o estudo das especificidades de cada pessoa, uma vez que cada organismo funciona de uma maneira com sua própria complexidade.

Sondando esses aspectos e os atrelando com os objetivos gerais da consulta — além da identificação de possíveis fatores intrínsecos e de preocupação na alimentação —, a pessoa nutricionista elabora o planejamento dietético necessário para você. 

Além disso, exames físicos e laboratoriais podem ser requisitados por essas profissionais, buscando aprofundar seu grau de entendimento sobre o paciente. O encaminhamento a outros profissionais da saúde também costuma ser comum para uma abordagem integral da saúde e maior efetividade do planejamento.

Com isso, após um período previamente determinado com o paciente, são estabelecidos os retornos para ajustes detalhados na alimentação. Lembrando que todo o processo é individualizado e adequado ao cliente, prezando pela avaliação da qualidade e quantidade alimentar geral, levando em conta todo seu histórico e contexto de vida.

Conclusão

A forma como comemos é capaz de influenciar desde a nossa qualidade de sono até no nosso desempenho nas atividades cotidianas. Nesse sentido, o profissional nutricionista é o único habilitado para a prescrição de planejamentos alimentares, os quais também ajudam na mediação do processo de uma alimentação e estilo de vida mais saudável.

Com isso, ser nutricionista representa um papel de extrema importância na melhora da saúde da população mundial e no seu desenvolvimento!

Assunto importantíssimo, não é mesmo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também entendam sobre o assunto.