saude da mulher

Introdução

A Naked Nuts é uma empresa que possui um público predominantemente feminino hoje. Boa parte dos nossos consumidores é desse gênero, o qual é repleto da necessidade de cuidados constantes com a saúde da mulher.

Pensando nisso, visamos trazer uma visão geral da saúde da mulher para você hoje, então nos acompanhe até o fim!

A história da saúde da mulher no Brasil

Sabemos que mulheres são a grande maioria no Brasil…

Com mais da metade da população brasileira sendo do sexo feminino, os percalços políticos e protocolares com a saúde da mulher tem cerca de 1 século de existência e discussão.

As mulheres eram apenas pautas para gestação e partos.

Sua imagem no âmbito da saúde era fadada apenas a esse cenário, sendo muitas vezes esse assunto discutido por homens e não pelas próprias mulheres.

Lá pra perto da década de 1950, as mulheres começaram a ganhar mais espaço de discussão no cenário político, uma vez que desnutrição e cuidados no planejamento familiar tornaram-se assuntos de importante debate e, ao fim da década de 1970, temos um crescimento da assistência materno-infantil. 

Em 1983 ocorre a normatização do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), que bota fim ao termo “materno-infantil”, que norteava o cenário de saúde da mulher, o qual agora tornava-se mais abrangente no espaço nacional, principalmente pela palavra “integral”.

O programa ainda foi mais fortalecido pelo crescimento do movimento feminista pós ditadura, com maiores exigências a nível político, uma vez que ainda não existia o SUS (Sistema Único de Saúde).

Com o SUS, tal movimento e atenção à saúde mulher só se solidificou e estabeleceu-se mais no Brasil, tanto que passou a ser um dos temas mais discutidos em cursos como medicina, nutrição e até psicologia, por exemplo.

Por que se cuidar?

O propósito é sempre algo importante de estar em cena, principalmente quando falamos de saúde.

As mulheres precisam de uma atenção especial, uma vez que seus corpos passam por diversas mudanças e oscilações importantes de serem manejadas e acompanhadas de perto por um ou mais profissionais da saúde especializados na saúde da mulher.

Quando falamos em saúde da mulher, pensamos principalmente na prevenção e manutenção do estado de saúde, evitando doenças ou síndromes associadas unicamente ao gênero feminino, como a síndrome do ovário policístico (SOP) e outras. Além disso, trabalhamos com o acompanhamento psicológico, devido a diversas pressões da esfera social e trabalhista dessa mulher, assim como o acompanhamento desportivo em casos, por exemplo, de mulheres atletas, cada vez mais representativas no cenário mundial.

Logo, o trabalho na prevenção, manutenção e correção do estado de saúde da mulher é imprescindível, assim como a otimização de seu rendimento e quaisquer demandas específicas que ela tenha, como em casos de gravidez, por exemplo.

Como se cuidar?

Para se cuidar, as mulheres precisam estar sempre realizando um acompanhamento com profissionais  responsáveis que também lhe proporcionem conforto. No entanto, aqui vão algumas dicas:

  • Alimentação balanceada;
  • Prática de atividades físicas;
  • Realização de exames periódicos;
  • Acompanhamento psicológico;
  • Estudar sobre o próprio corpo;
  • Ter ajuda especializada;
  • Prezar pelo bem-estar;
  • Dormir com qualidade e quantidade;
  • Higiene íntima.

Principais pontos de atenção na saúde da mulher

Gravidez, pré-natal e neonatal

A gravidez é um dos momentos de maior atenção à saúde da mulher, uma vez que seu corpo passa por alterações e adaptações específicas que podem influenciar em sua saúde não só durante a gestação, mas para o resto de sua vida.

O acompanhamento pré-natal auxilia na prevenção de doenças específicas para a gestante, evitando riscos maiores para o bebê, uma vez que seu corpo acumula mais energia e sangue, além de surgirem possíveis dores físicas e a necessidade de preparo para a amamentação (sempre que possível), 

A averiguação da saúde da mãe e do bebê desde o seu parto, até o 28° dia de vida desse recém-nascido é essencial para evitar complicações momentâneas ou futuras de ambos os membros da família, uma vez que seus corpos ainda estão instáveis.

É estimulado o retorno às atividades físicas para a maioria das mamães fisicamente ativas.

Curiosidade: a administração de pasta de amendoim para mulheres gestantes pode evitar o desenvolvimento futuro de alergia ao amendoim pelos filhos e filhas dessas mulheres.

cocada naked nuts

Saúde ginecológica

Com o crescimento, o corpo feminino vai se modificando e, por consequência, os cuidados com a saúde da mulher também.

Com o aumento da circulação de hormônios, a menina passa a entrar na puberdade entre os 8 e 13 anos.

Ocorre o crescimento de altura e o aparecimento das mamas e dos pelos pubianos, com o começo do acúmulo de gordura no quadril e a primeira menstruação.

Após a menarca, o acompanhamento ginecológico é imprescindível para a prevenção de distúrbios do organismo!

Talvez até para a escolha de uma metodologia de regulação dos ciclos…

Com o passar da idade, o trabalho do médico na prevenção de câncer e de métodos anticoncepcionais se faz cada vez mais necessário para evitar uma gestação indesejada, assim como a presença de profissionais como nutricionistas e educadores físicos é essencial para evitar o acúmulo excessivo de gordura no quadril e outras regiões do corpo, trabalhando o desenvolvimento muscular saudável e melhorando os padrões de saúde da mulher.

Saúde reprodutiva

Uma vez que a mulher deseja engravidar, o acompanhamento reprodutivo auxilia na otimização do sucesso para a gravidez. Da mesma forma, quando em fase fértil para a reprodução, o acompanhamento para evitar a gravidez também se faz necessário, uma vez que há a opção de diversos métodos contraceptivos no mercado atual.

Nesse sentido, a saúde do endométrio e dos ovários é algo de constante observação na saúde da mulher, pois qualquer complicações podem gerar complicações extremas no organismo, uma vez que a produção e circulação hormonal é afetada.

Saúde mental

Mulheres costumam passar por diversas pressões sociais quanto à sua imagem e posição, uma vez que trabalham, em média, 3 horas a mais que homens e muitas delas ainda sofrem preconceito em seu ambiente de trabalho.

Como se não bastasse, o “machismo” rotula a mulher com base em sua vida afetiva e sexual…

Com isso, o psicológico da mulher (tanto seu lado racional quanto emocional) é afetado, pois a forma com que se pensa é abalada.

As flutuações hormonais das mulheres ainda contribuem para o agravamento ou melhora desse cenário, sendo que a saúde da mulher pode ser abalada por transtornos de ansiedade e depressão, com possibilidade de acumularem mais de um distúrbio mental.

saúde da mulher

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos:

  • a saúde
  • a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

Conclusão

A saúde da mulher é um assunto extenso e extremamente complexo. Hoje trouxemos um pouco desse cenário para você que é mulher ou apenas se interessa no assunto.

Há ainda muitos outros pontos a se mencionar, no entanto, acreditamos que os temas abordados já auxiliem com que você, se situe quanto a esse cenário.

Agora, se você quer fazer parte dessa comunidade imensa de mulheres que conhecem a Naked, se liga abaixo…

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa onde a saúde vem antes da meta!

Nosso propósito está em promover qualidade de vida e longevidade por meio de novos hábitos, pois acreditamos que o mundo precisa disso…

Para criar novos hábitos, produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos!

Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Se você não conhece a gente no Instagram, acessa a nossa página!

Ou, se preferir, confira nossos produtos no site. Com certeza você vai achar algo que é a sua cara…

Conheça a Naked Nuts