óleo de coco beneficios e utilidades

O óleo de coco caiu na boca do povo, mas ninguém sabe realmente todos os seus benefícios e utilidades. 

É o mais novo queridinho por muitos e tem sido utilizado bastante com o apelo de emagrecimento.

O que muitos não sabem é que, além de ser esse belo aliado para sua dieta, ele pode atuar de diversas outras formas, colaborando com a sua saúde e beleza! Logo, ele não só pode, como deve sim participar da sua rotina!

Confira seus principais benefícios e utilidades! 

nem tudo que é gostoso precisa ter açúcar

Ajuda a Emagrecer

O óleo de coco é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, por isso o mesmo não se acumula em forma de gordura. 

Além disso, o queridinho das dietas pode ser um ótimo termogênico, ou seja, pode ser capaz de aumentar a temperatura corporal, o que faz com que o corpo gaste energia para voltar a sua temperatura ideal, ajudando na queima de gordura e acelerando o metabolismo.

Melhora a Imunidade

Por seu um alimento formado por triglicerídeos de cadeia média, que quando entram em contato com o estômago se transformam em monolaurina, o óleo de coco é anti bactericida, antifúngico e antiviral, melhorando diretamente o sistema imunológico.

Além disso, ele também é fonte de vitaminas lipossolúveis capazes de ajudar no controle do colesterol, aumentar gordura boa (HDL) e reduzir gorduras ruins (LDL).

E não acaba por aí! O óleo de coco também pode ajudar em qualquer tipo infecção por ter como um dos seus principais componentes o ácido láurico. Sendo assim, ideal tanto para pacientes em tratamento como para prevenção de doenças em pessoas saudáveis. 

Pode Assumir Diversos Papéis Estéticos e de Higiene

Já no âmbito estético o óleo de coco pode assumir diversas funções. Tais como:

Removedor de maquiagem: passe em um algodão e use para retirar a maquiagem.

Pré/Pós barba:  passe antes e após fazer a barba, pois o óleo de coco tem o poder de hidrata a pele e alguns de seus componentes podem ajudar a diminuir muito a chance de foliculite.

Creme hidratante para corpo e face – melhora a qualidade da pele e inibe o fotoenvelhecimento. Além disso, o mesmo também pode ser um ótimo hidratante labial.

Hidratante para cabelo – quando usado antes ou depois de lavar o cabelo, ele ajuda no fortalecimento dos fios e dá brilho ao cabelo!

Creme dental – Quando misturado com o bicarbonato de sódio é possível criar um creme dental completo, ou seja, que que realiza todas as funções da pasta de dente comercializada nos mercados., uma vez que teremos a monolaurina do coco com capacidade de eliminar qualquer bactéria causadora de doenças na sua boca e ainda o pH alcalino do bicarbonato para melhora da qualidade dos seus dentes.

É um Ótimo Pré Treino

O óleo de coco é um ótimo ingrediente para você adicionar no seu pré treino, pois ele fornece energia de forma rápida, garantindo maior disposição para o seu exercício físico. Além disso, o mesmo gera uma sensação de saciedade para o seu treino e pós treino.

Uma ótima dica é misturá-lo com café, que também colabora para melhorar o rendimento do treino por estimular o sistema central e deixar o corpo mais alerta.

Pode Substituir os Óleos de Cozinha

Para quem busca formas mais saudáveis de untar panelas ou até mesmo fritar alimentos, o óleo de coco é a solução. Por ser um triglicerídeo de cadeia média, o mesmo é capaz de atingir altas temperaturas e não perder suas propriedade nutricionais.

Combina com Tudo

Devido a seu sabor neutro, o óleo de coco pode ser introduzido nas mais diversas receitas, inclusive para temperar saladas! 

Use a criatividade e explore ao máximo esse super ingrediente em suas receitas.

cocos e um pote de óleo de coco

Ajuda na Prisão de Ventre

Por ter como um de seus componentes principais o ácido láurico, suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino, favorecendo a flora intestinal e então melhorando o funcionamento do intestino.

Mas, cuidado com a quantidade consumida, pois o óleo de coco quando consumido em grandes quantidades pode causar diarreia.

Dica Extra

Mesmo sendo um ótimo ingrediente, nada em excesso faz bem, então busque consumir em média 1 colher de sopa de óleo de coco por dia e não muito mais que isso, pois isso pode causar um consumo maior de energia do que seu gasto, podendo resultar em sobrepeso.

coco partido

Conclusão 

Percebeu como não é só sobre emagrecer?

As propriedades e benefícios do óleo de coco vão muito além do que a gente imagina!

Coloque ele na sua rotina e tenha todos esses benefícios. O seu corpo e sua saúde agradecem.

Leia também:

10 Exercícios para Fazer em Casa em Qualquer Horário

6 Receitas de Doces Sem Açúcar para Sobremesas Saudáveis

12 Dicas De Filmes Para Assistir Em Casa

sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.