Pessoa cultivando alimentos nutritivos na sua horta em casa

Alimentos cultivados em casa são muito mais saudáveis, por não conterem agrotóxicos. Disso você já sabia, né? Agora, sabia que não é necessária uma fazenda e nem mesmo um quintal gigantesco para ter sua própria horta? Pois é.

É possível criar sua própria hortinha, mesmo dentro de um apartamento. Só não imagine que vai ter uma macieira, uma amoreira e uma bananeira dentro de casa, porque aí não cabe mesmo. Mas alguns temperinhos frescos, para usar na cozinha, por quê não?

Cuidar de uma horta faz muito bem para a saúde, muito além de apenas melhorar a qualidade dos alimentos. Existem estudos sobre a hortoterapia, que é cuidar de plantas em um geral, e quais benefícios para a saúde isso pode trazer, indicam que essa prática auxilia na prevenção do estresse, depressão e sedentarismo.

Quer saber mais sobre os benefícios de ter uma horta em casa, e um passo a passo detalhado de como começar essa prática? Então vamos lá!

O que é preciso para fazer uma horta em casa?

É possível montar uma horta em casa independente do lugar! Para apartamentos, existem opções mais caras, como o que é conhecido por horta inteligente, um dispositivo eletrônico com luz e irrigação; ou opções mais em conta, como garrafas pet, vasos ou hortas verticais. Contudo, é preciso encontrar um ambiente onde as plantas possam receber sol e ar fresco em um apartamento, então confira isso antes de começar sua horta!

Já pensando em uma casa com jardim, as opções são bem mais fáceis. Todas as opções acima ainda são válidas, mas considere também montar a sua horta diretamente no solo, em algum cantinho do quintal.

Quais são os benefícios de ter uma horta em casa?

Como mencionado anteriormente, existem diversos benefícios em cultivar sua própria horta. Entre eles:

  • alimentação mais saudável;
  • terapia e uma distração para a mente;
  • criação de bons hábitos alimentares;
  • redução de gastos com comida;
  • cuidado com o meio ambiente.

Passo a passo para fazer horta em casa

Fazer uma horta em casa pode ser mais fácil, mas não deixa de exigir uma boa dedicação para a prática. Na hora de escolher o local fique atento à iluminação, pois o sol em excesso prejudica a plantação. Veja a seguir um passo a passo para montar sua horta em casa:

  • escolha o local e os materiais usados;
  • saiba quais alimentos podem ser plantados;
  • pense na iluminação;
  • conheça os cuidados com o solo;
  • saiba como irrigar sua horta;
  • conheça os tipos de adubos.

Além disso, é importante dar espaço para que as plantas cresçam, certifique-se de ter o espaço suficiente para que a planta se desenvolva de forma saudável. Outro ponto importante é a drenagem da água. 

Para que a água não fique acumulada e suas plantas sejam afogadas, no caso de manter as plantas em vasos e recipientes, faça furos no fundo para que o excesso escoe, e não esqueça de preencher o recipiente primeiro com pedras e areia e somente depois a terra e planta.

Se você gostou de aprender a montar sua horta em casa e conhecer os seus benefícios, nos acompanhe nas redes sociais Instagram, Facebook e TikTok e confira outros conteúdos como esse.