como fazer black friday

Pare um pouco e pense: hoje, dentro do seu campo profissional, qual seria a pergunta do milhão? Aquela que proporcionaria excelentes respostas e ideias para você vender mais. Imaginou? 

Para muitos varejistas, a questão-chave já existe e ecoa a todo tempo: como fazer Black Friday? 

Na verdade, as explicações sobre a sexta-feira de ofertas podem gerar muito mais do que um milhão. 

Só na edição de 2020, o varejo nacional conquistou R$ 7,72 bilhões entre os dias 26 e 30 de novembro, o que representou um aumento de 27,7% comparado ao ano anterior. Os dados são da NeoTrust | Compre&Confie. 

Em 2021, os resultados podem ser ainda melhores. Segundo pesquisa da Enext, 72% dos entrevistados afirmam que vão comprar algum produto na data. 

Mas, para aproveitar essa oportunidade de venda, você precisa conhecer todas as dicas para vender na Black Friday.  Então, não perca mais tempo e confira todo o passo a passo neste conteúdo!

Como fazer Black Friday: o que é e quando acontece?

Antes de tudo, vale saber e já anotar que dia é a Black Friday 2021, certo? O grande evento é feito sempre na última sexta-feira de novembro. Neste ano, será em 26/11.  

Mas, afinal, de onde surgiu a Black Friday e o que ela representa?

A data foi criada nos Estados Unidos, por volta de 1980. A ideia partiu de comerciantes locais e sempre teve o objetivo de oferecer promoções e, assim, atrair mais clientes. 

Lá nos EUA, a Black Friday é feita todo ano, um dia depois da Ação de Graças (Thanksgiving Day) — celebrada na última quinta-feira de novembro. 

Dado o grande sucesso, o comércio brasileiro também adotou a estratégia norte-americana. Então, desde 2010, o varejo nacional oferece promoções e descontos.

Sem dúvidas, é uma ótima oportunidade para aumentar os lucros da sua marca e, além disso, conquistar mais clientes. 

Como fazer Black Friday: checklist para supermercado e varejo

Aqui começa a sua jornada de sucesso para a grande data. Comece a aplicar as dicas de como fazer Black Friday o quanto antes! 

Estoque para a Black Friday de supermercado é prioridade

De nada adianta criar promoções mirabolantes e preços imbatíveis, se você não estiver atento ao seu estoque. 

Tenha em mente quais são os produtos com maior procura. Considere sempre que, na grande sexta-feira, as vendas terão um número muito maior

Neste momento, será crucial ter um bom planejamento para que a falta de produtos não prejudique as suas vendas.

Definição de preços 

Apesar do sucesso, a Black Friday também gera reclamações por parte dos clientes. Isso porque muitas marcas fazem falsas promoções. 

Mas vale lembrar que atender às expectativas dos clientes é um cuidado constante. Com isso em mente, defina preços realmente atrativos e inesperados.

Negocie com seus fornecedores e dê descontos maiores.

Política de descontos 

A política de descontos é uma metodologia para baixar preços com base na atração de clientes, queima de estoque e fluxo de caixa. 

Ou seja, faça a ação de jeito muito cuidadoso para você agradar os consumidores sem correr o risco de ter prejuízos. 

Pense nos fatores da sua realidade e coloque-os dentro da política de descontos!

Escolha certa de promoções 

Na Black Friday, intensifique algumas promoções, por exemplo: “Compre 2 e leve 3”. 

Fazer “ofertas do dia” (segunda-feira para legumes e verduras, terça-feira para frutas, etc.) também funciona bastante. 

Você não precisa concentrar as ações somente para a sexta-feira. Lembre-se que o bolso do seu cliente é um só, então antecipe a concorrência e faça promoções antes de todos. 

Uma Pré-Black Friday ou Esquenta Black Friday é uma ótima opção. 

Política de troca

Dar a devida clareza aos clientes é mais um dos modos de como vender na Black Friday. 

Sobre a política de troca, primeiramente, se adeque às regras do Código de Defesa do Consumidor.

A lei diz que quaisquer empresas precisam conceder a troca, caso o produto apresente defeito (prazo de até 30 dias para mercadoria durável, e de até 90 dias para mercadoria não-durável). 

Também é prevista a troca quando o cliente se arrepende da compra, desde que tenha sido feita virtualmente. Neste caso, o prazo para solução é de até sete dias.

Ofereça uma estrutura adequada

Outro ponto importante sobre como fazer Black Friday sem cometer erros é se atentar à estrutura da loja, tanto física, quanto virtual.

Tenha ciência de que a quantidade de visitantes irá aumentar nessa data e sua loja precisa estar devidamente preparada.

No ambiente online, tenha certeza de que seu site conseguirá oferecer uma boa experiência.

Verifique a quantidade de visitas únicas que seu site suporta e se os meios de pagamento estão funcionando para não frustrar os clientes.

Já a sua loja física deve estar limpa, organizada e visualmente atrativa. Além disso, sua equipe de vendedores e atendimento deve estar treinada para lidar com o aumento no número de clientes.

como fazer black friday desconto

Quanto se dá de desconto na Black Friday?

O evento é uma grande oportunidade de aumentar as vendas e girar seu estoque, porém não dá para entrar na campanha sem planejamento financeiro.

Afinal, a grande característica do evento são os preços baixos e as ofertas imperdíveis, mas não dá para você sair aplicando descontos sem ter certeza de que sua margem de lucro não será comprometida.

Pensando nisso, há duas maneiras de aplicar descontos. A primeira é levando em consideração as despesas e os custos dos seus produtos. Já a segunda é calculada com base nos preços praticados no mercado.

O recomendado é que você combine as duas técnicas. Afinal, você precisa oferecer preços competitivos para atrair clientes. 

Ao mesmo tempo, é necessário saber estipular o preço de venda de um produto para não oferecer descontos que te deixem no prejuízo.

Como fazer Black Friday: Produto mais buscados 

Muitas pessoas aguardando ansiosamente a Black Friday para comprar determinados produtos. Logo, quando começa o evento, já estão com seus desejos de compra em mente.

Também há aqueles itens que são comprados por impulso por conta dos grandes descontos. 

Independentemente de qual seja o caso, determinados produtos são recordes em buscas, como computadores, celulares, eletrodomésticos, móveis, roupas e sapatos.

Os alimentos e bebidas também estão no ranking de produtos mais cobiçados na Black Friday, ocupando o oitavo lugar em pesquisa da Shoptime.

Tendências para a Black Friday 2021

Quando falamos sobre como fazer Black Friday, não podemos deixar de mencionar as principais tendências para o evento. Acompanhá-las pode te ajudar a potencializar seus ganhos!

Dentre as ações que estão sendo ou serão adotadas entre os mercados que participam da promoção está o aquecimento para o grande evento.

Antes de liberar as promoções na sexta-feira, vale a pena começar a engajar o seu público alguns dias antes, com pequenas ações.

Assim, a expectativa do consumidor aumenta, bem como a familiaridade com seu site. Logo, o cliente estará mais preparado para comprar no dia em questão.

Diversificar os meios de pagamento também é um destaque. Vale investir em diversas modalidades, como Pix, PicPay, QR code, além dos tradicionais cartões de crédito, débito, boleto e dinheiro.

Já para divulgar suas ações nas redes sociais, as lives seguem em alta e é uma ótima estratégia para atrair a atenção dos consumidores. Por lá, você ainda pode divulgar descontos exclusivos para sua audiência!

Por fim, outro fator decisivo para o consumidor realizar uma compra e que já é adotado por muitas marcas é a entrega, que deve ser rápida e grátis (ou, ao menos, ter um preço justo).

8 Dicas para vender na Black Friday

É claro que os cuidados de como fazer Black Friday ainda não acabaram. 

Veja mais algumas sugestões que podem te ajudar quanto à comunicação, atendimento e fidelização de clientes: 

1. Divulgue suas ações

Dias e até meses antes da Black Friday, informe quais serão as vantagens para os clientes. 

Fazer uma contagem regressiva também é muito bacana. Outra dica é oferecer pequenos descontos para criar o pré-Black Friday. 

Já na semana ou no grande dia mesmo, claro, aumente a margem das ofertas! 

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2. Aposte no Omnichannel

O omnichannel (integração de todos os canais de vendas) é, simplesmente, uma das principais tendências do varejo. 

Permita que os clientes possam comprar online produtos da sua loja e retirar pessoalmente ou fazer compras e questionamentos por um aplicativo próprio da marca, etc. 

Aliás, é essencial lembrar que, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o varejo ganhou ainda mais clientes virtuais. 

De acordo com uma pesquisa da empresa Neotrust/Compre&Confie, o ganho foi de mais de R$ 5,7 milhões de compradores. 

Ou seja, não dá para ficar de fora dos negócios digitais, não é mesmo?

3. Seja transparente e receptivo

Além de deixar todas as “regras” da Black Friday muito bem explicadas e expostas, mostre para os clientes a sua capacidade de ouvir. 

Diga que a marca está sempre aberta a feedbacks de quaisquer tipos. 

Também coloque equipes capacitadas e empáticas para atender em todos os meios de comunicação (telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp e, claro, pessoalmente).

4. Explore mais as redes sociais da marca

A forma de interação entre empresas e clientes mudou muito. Hoje, muitos consumidores interagem mais por meio de Facebook e Instagram, por exemplo. 

Sendo assim, faça a sua presença digital. Divulgue fotos, vídeos e descrições sobre o que o seu negócio fará na Black Friday. 

Criar enquetes simples nos stories também é uma ótima ideia para saber mais dos clientes.

5. Foque nas categorias de produtos mais vendidos

Quais são os produtos e marcas mais vendidas no supermercado ou loja virtual?  É muito válido estudar uma margem de descontos maior para esses casos. 

Além disso, também divulgue-os ainda mais com cartazes nos corredores e, claro, postagens na internet. 

6. Leve em consideração o seu público-alvo

Uma das principais dicas de como fazer uma Black Friday de sucesso é considerar o seu público-alvo. 

De nada adianta aplicar promoções que não despertam o interesse do seu consumidor. Por essa razão, entender o que o seu cliente quer ou espera da data é crucial para se destacar.

Analise históricos de compra, produtos mais vendidos e mercadorias que mais despertam o interesse dos visitantes do seu site.

7. Faça combos de produtos

Já para aumentar a incidência de vendas cruzadas e o seu ticket médio, crie combos especiais de produtos para a Black Friday 2021.

Assim, você incentiva a aquisição de mais itens do seu estabelecimento e proporciona uma experiência mais rica aos clientes.

Você pode, por exemplo, combinar produtos para serem consumidos juntos, como garrafas de vinho acompanhadas de queijo e snacks, ou criar combos de diferentes produtos com a mesma proposta, como kits de alimentos saudáveis.

8. Não esqueça do pós-venda

Aproveite que sua base de clientes estará maior por conta dos novos compradores para enviar pesquisas de satisfação.

Desta forma, você entende como foi a experiência do consumidor em seu estabelecimento ou site, pode descobrir insights interessantes para melhorar ainda mais a campanha do próximo ano.

Além disso, demonstrar essa preocupação melhora a forma como os clientes percebem a sua marca, o que contribui para a fidelização.

Black Friday supermercado: como vender na Black Friday?

Não se esqueça que a organização no supermercado também é importante para a Black Friday. Para isso, você pode seguir as ações: 

Treine sua equipe 

Nos dias de grandes ofertas, é esperado que o fluxo de clientes aumente bastante. Por isso, faça um verdadeiro plano de ação. 

Todos os funcionários devem ser treinados para garantir um bom e rápido atendimento. 

Considere, também, o uso das tecnologias, por exemplo, totens para autoatendimento. Isso ajuda a diminuir filas e esperas. 

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Mantenha os corredores limpos e arrumados 

A organização pode ser um ponto de decisão se os clientes ficam ou não na loja.

Tenha a certeza de que todos os seus corredores estão organizados, limpos e com espaço suficiente para um grande número de pessoas circular. 

Informe com clareza 

Os preços de produtos, promoções, política de troca e tudo mais podem ser divulgados em cartazes, letreiros eletrônicos, lousas na entrada da loja ou até por alto-falante. 

De qualquer maneira, tenha a certeza de que as frases e textos estão bem construídos e que nenhuma informação gerará duplo sentido ou dúvidas. 

E nunca é demais lembrar: cheque novamente o estoque. 

Conclusão

A Black Friday é um dos momentos mais esperados pelos clientes. Alguns chegam até a guardar dinheiro por meses para poder realizar compras com economia. 

Isso significa que a sua marca tem muitas chances de vender bastante, atrair e conquistar novas pessoas. 

Para isso, basta saber como fazer Black Friday. Siga todas as dicas deste conteúdo e, também, coloque-se no lugar dos consumidores. Pense, sinta, veja e escute como eles!

Nós, aqui da Naked Nuts, sabemos dos desafios que envolvem a data mais importante do Varejo. Portanto, aproveite as dicas e coloque-as em prática para aproveitar a campanha!

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