caracteristicas do setor supermercadista

O seu objetivo é começar a vender alimentos ou, ainda, expandir os seus negócios? Então, você precisa conhecer as características do setor supermercadista, ou seja, aquilo que está e tende a continuar em alta para os consumidores. 

Você já tem algum palpite a respeito dos atributos? 

Confira todos os detalhes sobre o assunto por aqui, assim, fica muito mais fácil estruturar e ampliar o seu investimento. 

Aproveite as dicas! 

Características do setor supermercadista: o que é o setor supermercadista?

Mas, afinal, o que significa esse termo em pauta? Chegou a hora de descobrir! 

O setor supermercadista representa todos os supermercados, sobretudo, aqueles que vendem produtos em menor quantidade e para o consumidor final. 

Sem dúvidas, é um nicho interessante para se investir, uma vez que comercializa itens de necessidade básica para o ser humano. 

A prova disso é que, mesmo diante da crise causada pela Covid-19, os supermercados tiveram excelente desempenho. 

Só de janeiro a agosto de 2020, o setor cresceu 3,94%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações da Associação Brasileira de Supermercados.

Mas, vale lembrar que o crescimento e o sucesso nunca vêm de graça, é preciso trabalhar muito e, ainda mais, buscar inovações. 

Veja quais são as características do varejo alimentício essenciais para o presente e o futuro: 

melhores pastas de amendoim

7 características do setor supermercadista

1. Variedade 

Um supermercado de qualidade precisa estar sempre de olho nas necessidades e gostos do público. Antes de você “investigar” melhor os seus consumidores, já vamos adiantar um ponto de preferência: variedade. 

As pessoas sempre prezam por diversidade de marcas e tipos de produtos. Sendo assim, tenha prateleiras com mais alternativas! 

2. Ofertas e promoções 

Quem é que não gosta de produtos bons e com preços imperdíveis? Ofertas e promoções foram, são e continuarão como grandes tendências. 

Nesse sentido, uma dica interessante é criar um calendário com datas importantes para o consumidor brasileiro, como: Natal, Ano Novo, Páscoa, entre outras. 

Assim, você não perde o timing para fazer campanhas, nessas ocasiões, que despertem atenção das pessoas. 

3. Praticidade 

A praticidade é um fator importante para qualquer varejo, mas, no caso dos supermercados, isso se torna ainda mais imprescindível. 

Com a rotina corrida, muita gente prefere alimentos e, também, um atendimento com maior agilidade. 

Pensando nisso, invista em comidas e bebidas de fácil consumo! Além disso, os totens de autoatendimento também são interessantes para evitar filas.

4. Fidelidade 

Mais uma das características do setor supermercadista é a fidelidade. Mas como assim? O ideal é que você busque sempre maneiras de conquistar a confiança e o gosto dos clientes. 

A relação forte pode ser construída por meio de: preços atrativos, atendimento, novidades, diversidade de produtos, etc. 

Antes de definir as estratégias, descubra o que tem mais valor, especificamente, para os seus consumidores! 

5. Responsabilidade social 

A partir deste quinto fator, vamos focar em novas tendências tanto para 2021 quanto para os próximos anos. 

Todas as sugestões são resultados de um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

A primeira ideia é a responsabilidade social. Os especialistas no mercado de consumo afirmam que, após a pandemia do novo coronavírus, os clientes se atentarão ainda mais para a postura das marcas. 

Por isso, vale reavaliar a missão, visão e valores do seu supermercado. Pense como é possível ajudar a tornar o mundo um lugar melhor! 

6. Sustentabilidade

Por falar em ideias que melhoram o planeta, por que não apostar na sustentabilidade? Afinal, essa é mais uma das tendências para os próximos anos. 

Vale buscar, por exemplo, produtos que tenham embalagens recicláveis e que consumam menos recursos naturais para o seu desenvolvimento. 

7. e-grocery

O termo pode causar estranhamento, mas, o significado é simples… 

Estamos falando da venda de alimentos pela internet. “Grocery” quer dizer mercearia, em inglês, já o “e” representa a comercialização por meios digitais. 

O seu supermercado não só pode como deve ter um site e, claro, um app para compras. Não podemos nos esquecer de que os clientes também adoram a praticidade. 

caracteristicas do setor supermercadista

Características do varejo: dados do setor no Brasil

Agora que você já sabe como fazer uma gestão de qualidade em supermercados, aproveite para conferir mais dados significativos do setor… 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, até 2017, existiam cerca de 90 mil supermercados de norte a sul do país. 

Já as principais marcas do nicho são, respectivamente: Carrefour, Pão de Açúcar e Big (antigo Walmart). 

Perguntas frequentes sobre as características do setor supermercadista

Qual a estrutura do setor supermercadista no Brasil?

Basta citar as maiores redes de supermercados atuantes no Brasil (como fizemos no tópico anterior), para se ter uma ideia do quanto a estrutura é grande e de excelência. 

Nos próximos anos, essa base só tende a surpreender ainda mais, visto que as tecnologias têm mudado a relação marca-consumidor. 

Um bom exemplo disso são as compras por apps e implementação do omnichannel (integração de todos os canais de comunicação e venda). 

Quais são as principais classificações de varejo?

Além do setor supermercadista, há diversos outros nichos varejistas, como:

  • lojas de departamentos;
  • lojas de especialidades;
  • farmácias;
  • lojas de vestuários;
  • lojas de conveniências;
  • lojas de móveis e decoração;
  • e mais. 

O que os supermercados precisam melhorar no futuro?

Resumindo o que explicamos nos tópicos 5, 6 e 7… 

Para melhorar o mundo e ajudar a sociedade, agora e nos próximos anos, os supermercados devem apostar em responsabilidade social, sustentabilidade e alta tecnologia. 

É preciso ter em mente que as marcas não significam só um nome com logotipo, elas também têm voz e, com isso, o poder de influenciar as pessoas e transformar o mundo. 

Não fique focado apenas em números e novidades sobre produtos e atendimentos, é preciso assumir uma postura importante diante da humanidade!

caracteristicas do setor supermercadista

Conclusão

São muitas as características do setor supermercadista. Algumas delas podem variar um pouco, conforme o seu tipo de público. 

A conclusão, então, é a de que o termômetro do seu empreendimento será sempre os seus consumidores. 

Esteja atento a ouvir e entender as necessidades deles, assim, é possível crescer de forma surpreendente. 

Gostou deste conteúdo? Não deixe de descobrir mais dicas para o seu varejo de alimentos aqui no blog da Naked Nuts