Sanduíche com pasta de amendoim

A pasta de amendoim engorda? Isso é uma pergunta muito comum, em especial agora. Isso porque a pasta de amendoim está em destaque, ganhando cada vez mais popularidade. 

A verdade é que quem está de dieta para emagrecer pode, sim, continuar aproveitando os benefícios da pasta de amendoim. E eles são muitos! 

Nesse artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a pasta de amendoim e aprender como incorporar esse alimento na sua dieta. Vamos falar sobre: 

  • Afinal, pasta de amendoim engorda ou emagrece?
  • Entendendo a tabela nutricional da pasta de amendoim
  • Qual a quantidade ideal de pasta de amendoim?
  • Outros benefícios da pasta de amendoim
  • Como escolher a melhor pasta de amendoim?
  • E aquela receita com pasta de amendoim, engorda?

Boa Leitura!

Experimente as receitas com pasta de amendoim com chocolate branco

Afinal, pasta de amendoim engorda ou emagrece? 

Comer pasta de amendoim engorda? Essa é uma preocupação entre muitos que estão fazendo dieta e ouvem falar sobre as vantagens desse alimento. 

A verdade é que, comendo a pasta de amendoim nas porções certas, ela não engorda. E, de quebra, pode ajudar na sua dieta! 

Isso porque a pasta de amendoim ajuda seu corpo a se sentir mais saciado. Então, comer uma porção de até duas colheres de pasta de amendoim depois do treino, por exemplo, ajuda a evitar o consumo excessivo de calorias. 

Entendendo a tabela nutricional da pasta de amendoim

Para quem está fazendo dieta, um dos passos mais importantes é verificar a tabela nutricional dos alimentos consumidos. Então, vamos entender melhor o que você encontra na pasta de amendoim. 

Como exemplo, estamos usando a Pasta de Amendoim com Chocolate Branco da Naked Nuts. Trata-se de uma opção 100% natural e com mais de 90% de puro Nut. E, claro, com zero açúcar! Veja:  

Tabela nutricional da pasta de amendoim

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os pontos mais importantes para você, que está de dieta.

Calorias

Quantas calorias estão em 1 colher de pasta de amendoim? Essa informação pode ser encontrada na tabela nutricional como Valor Energético. Afinal, é para isso que servem as calorias – para dar energia para seu corpo.

Calorias da pasta de amendoim

Nesse caso, o valor que você está procurando é o primeiro, 84 quilocalorias (kcal). O segundo valor é o equivalente em quilojoules (kJ), uma outra forma de medir o valor energético. 

Carboidrato

Os carboidratos são macronutrientes responsáveis pela liberação de glicose no corpo. Assim, são uma importante fonte de energia também. 

Mas quem está de dieta para emagrecer não pode abusar! Note na tabela nutricional que uma colher de sopa de pasta de amendoim tem apenas 4g de carboidrato. Isso representa apenas 1% da sua necessidade diária desse nutriente. Esse valor foi calculado com base em uma dieta de 2.000 calorias, o mínimo recomendado pela OMS. 

Ah, falando nisso: a OMS está sempre alertando sobre os perigos da ingestão excessiva de açúcar! Por isso, procure alimentos sem adição desse ingrediente, como os produtos Naked Nuts.

Colesterol

Você deve ter notado na nossa tabela nutricional acima: o colesterol não aparece em lugar nenhum. Isso não foi um erro: a pasta de amendoim é um alimento que não contém colesterol

Então, pode ficar tranquilo quanto a esse vilão. 

Gorduras

Na nossa tabela, você encontra informação sobre três tipos de gorduras: as gorduras totais (7g), as saturadas (1g) e as trans (0g). Vamos entender melhor:

A gordura insaturada, também conhecida como gordura do bem, é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Além da pasta de amendoim, ela também é encontrada em alimentos como o salmão e abacate. 

Então, de todas as gorduras presentes na pasta de amendoim, 1g são saturadas e o resto (6g) são gorduras que seu corpo precisa – e muito. Elas ajudam a prevenir doenças cardíacas e garantem que você tenha energia para o dia todo. 

Qual a quantidade ideal de pasta de amendoim?

Quem não está de dieta para emagrecimento pode consumir a pasta de amendoim à vontade. Mas, se você está preocupado com as gorduras e calorias, tudo bem! Não precisa deixar de consumir esse alimento tão saudável. 

Basta consumir uma porção de até duas colheres de sopa por dia. Lembre-se também que isso é o suficiente para se sentir saciado por um bom tempo. Então, use essa característica a seu favor na dieta.

Outros benefícios da pasta de amendoim  

Benefícios da pasta de amendoim

Esse alimento pode fazer muito mais por você do que apenas dar aquela ajudinha na dieta. São tantas vantagens que temos um artigo completo sobre os benefícios da pasta de amendoim. Confira algumas das principais características desse alimento super funcional: 

  • Ajuda a prevenir a diabetes;
  • Fornece energia que o corpo usa de maneira lenta, ao invés de armazenar; 
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas;
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Promove o desenvolvimento e reparação do tecido muscular;
  • Reduz a sensação de fome por mais tempo; 
  • Possui antioxidantes importantes para o bom funcionamento do organismo;
  • Possui vitaminas e minerais que melhoram a saúde da pele e cabelos, como a vitamina E. 

Como escolher a melhor pasta de amendoim?

Pasta de amendoim com chocolate branco naked nuts

Para aproveitar os benefícios da pasta de amendoim, não adianta escolher qualquer produto. Para começar, muitas das opções no mercado possuem adição de açúcar – um ingrediente perigoso para você e um grande vilão para sua dieta. 

Mas não se preocupe, não é difícil acertar na escolha. Procure produtos que: 

    • Sejam feitos com nuts 100% naturais;
    • Contenham o máximo possível de nut pura;
    • Não contenham açúcar e conservantes.

Conheça nossa linha de pastas de nuts! Além da clássica de amendoim, você também encontra pastas com outras nuts cheias de benefícios. Temos, inclusive, opções veganas e sem lactose!

E aquela receita com pasta de amendoim, engorda? 

Agora você já sabe que a pasta de amendoim pode, sim, ser consumida por quem está de dieta. Mas e aquela receitinha que você encontrou na internet, pode? 

Bem, se a receita não tem açúcar ou outros ingredientes pouco saudáveis, pode sim! Veja alguns exemplos de como usar pasta de amendoim na dieta: 

  • Pasta de amendoim com cacau;
  • Banana, aveia e pasta de amendoim;
  • Tapioca com pasta de amendoim;
  • Mingau de aveia com pasta de amendoim;
  • Banana com pasta de amendoim;
  • Pasta de amendoim com mel; 

Dê uma olhada também nas nossas sugestões de receitas fit com pasta de amendoim!

Conclusão

Shake de pasta de amendoim com banana

A pasta de amendoim engorda? Agora você já sabe que, nas porções certas, esse alimento pode ser um incrível aliado na perda de peso! 

Quer mais dicas de receitas fit e saudáveis? Confira esses outros artigos: 

Obrigado por ler e até a próxima!

Conheça nossas pastas de castanha de caju
sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.