Para Que Serve Pasta de Amendoim

Para que serve pasta de amendoim? É claro, você certamente já sabe que esse alimento fica uma delícia em diversas receitas (e até pura!). Mas, você sabia que ela também é ótima para sua saúde?

Cada vez mais pessoas estão buscando viver uma vida mais saudável. Assim, alimentos cheios de nutrientes e energia como a pasta de amendoim se tornaram cada vez mais queridos.

No entanto, oferecer energia para seus exercícios não é a única vantagem da pasta de amendoim! Inúmeras pesquisas recentes têm identificado propriedades incríveis nesse alimento.

Nesse artigo, você vai descobrir para que serve a pasta de amendoim e entender seus 8 principais benefícios.

Vamos falar sobre:

  • Para que serve a pasta de amendoim na saúde?
  • Para que serve a pasta de amendoim na dieta?
  • Para que serve a pasta de amendoim para quem treina?
  • Tabela nutricional da pasta de amendoim

Boa Leitura!

Para que serve a pasta de amendoim na saúde?

Rica em nutrientes, a pasta de amendoim ajuda seu corpo a funcionar melhor e se manter livre de doenças. Trata-se de um alimento rico, principalmente, em vitamina E – um poderoso antioxidante.

A vitamina E atua no combate dos radicais livres, atrasando o envelhecimento da pele e ajudando a prevenir diversas doenças crônicas e degenerativas.

E esse está longe de ser o único benefício desse ingrediente para sua saúde. Veja só:

Melhora a saúde dos ossos

A pasta de amendoim é um alimento rico em magnésio. Trata-se de um mineral fundamental para a construção óssea, em especial para crianças e adolescentes.

Previne o diabetes

Você sabia que pasta de amendoim também serve para ajudar na prevenção da diabetes? É o que mostram pesquisas recentes, como o estudo publicado no Journal of American Medical Association.

A publicação verifica que consumir porções de 2 colheres de sopa de pasta de amendoim por pelo menos cinco dias por semana pode reduzir o risco de desenvolver a diabetes em quase 30%.

Lembrando que, para isso, é importante selecionar opções de pasta de amendoim naturais e sem açúcar. Na Naked Nuts, nossas pastas são 100% naturais e quase 90% de puro Nut. Sem adição de açúcar, é claro.

Previne doenças cardiovasculares

Você já ouviu falar das gorduras insaturadas, também conhecidas como “gorduras do bem”? Pois é, nem toda gordura é um vilão: seu corpo precisa delas para se manter funcionando bem.

As gorduras insaturadas oferecem uma reserva de energia que seu corpo processa mais lentamente. Ou seja, menos calorias são acumuladas pelo corpo e você tem muito mais gás para se manter ativo.

Além disso, elas ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Você pode encontrar as gorduras do bem em vários alimentos naturais, como abacate, salmão, castanhas e amendoim. Em especial nas Pastas de Nuts Naturais!

Para que serve a pasta de amendoim na dieta?

Você sabia que a pasta de amendoim é um alimento perfeito para quem quer perder alguns quilinhos?

Sendo uma fonte de gorduras insaturadas e antioxidantes, essa é uma aliada poderosa para emagrecer sem se torturar. Veja como:

Reduz a fome

A pasta de amendoim é um alimento muito rico em fibras e proteínas, além das gorduras insaturadas que já mencionamos.

Ou seja, ela ajuda a controlar seu apetite, aumentando a sensação de saciedade. Isso evita que você consuma calorias demais.

Promove o emagrecimento

Como você se sente mais saciado e conta com energias que seu corpo consome mais lentamente, a pasta de amendoim ajuda a promover o emagrecimento.

Mas não esqueça: é importante fazer exercícios e equilibrar bem o seu consumo diário de calorias para ter os melhores resultados!

Para que serve a pasta de amendoim para quem treina?

pasta-de-amendoim-para-quem-treina

Para quem treina regularmente, a pasta de amendoim é um componente fundamental na dieta. Isso porque esse é o alimento perfeito para quem está buscando mais energia em fontes saudáveis de verdade.

Veja para que serve a pasta de amendoim no mundo dos exercícios físicos:

Aumenta sua energia

Sem dúvida, esse é o aspecto funcional mais famoso da pasta de amendoim. Essa e outras nuts são conhecidas por serem uma fonte natural e super saudável de energia.

Isso se deve, principalmente, às gorduras insaturadas. Seu corpo utiliza essa energia mais lentamente. Ou seja, isso significa muito mais gás para sua rotina de treinos!

Auxilia no funcionamento muscular

Você sabia que a pasta de amendoim também é uma ótima fonte de potássio? Esse é um dos minerais mais importantes para o metabolismo.

Principalmente, ele é essencial para a formação adequada dos músculos. Além disso, previne câimbras, dores e a fadiga.

Ajuda no ganho de massa muscular

O potássio também ajuda na recuperação e crescimento das fibras musculares. Isso significa que seu corpo precisa desse mineral para o ganho de massa muscular.

Por esse motivo, a pasta de amendoim é um integrante fundamental na dieta de quem pratica musculação.

Tabela nutricional da pasta de amendoim

pasta-de-amendoim-na-saude

Agora você já sabe para que serve a pasta de amendoim. Também conheceu alguns nutrientes e minerais fundamentais para a saúde do seu corpo que estão presentes nesse alimento.

Mas também é importante consumir a pasta de amendoim na porção certa. Para isso, você sempre deve verificar a tabela nutricional dos alimentos que consome.

Confira, a seguir, as informações nutricionais da deliciosa Pasta de Amendoim com Chocolate Branco Naked Nuts:

Como incluir a pasta de amendoim na sua dieta?

A dosagem correta para o consumo é sempre importante, porém, como comer a pasta de amendoim?

O ideal é aliar o item com outros dos seus alimentos preferidos, sem mistério, mas com cuidado para não exagerar.

A pasta de amendoim combina muito bem com carboidratos complexos, como pão – dê preferência para o integral ou multigrãos se você estiver de dieta -, ou os simples, como a tapioca.

A vantagem da tapioca é que ela tem um índice glicêmico menor que o do pão, mas ainda é um lanche delicioso.

Combinar a pasta de amendoim às frutas também é bastante vantajoso e gostoso – banana, maçã, mamão e pera podem ser boas opções.

Os shakes e smoothies são uma boa dica, já que são práticos de fazer e permitem que você inclua suas frutas preferidas. Para quem gosta de experimentar receitas, opções não faltam.

Como usar pasta de amendoim para emagrecer?

Se você pretende aliar a pasta de amendoim aos seus treinos, é importante saber como tirar o melhor proveito do alimento.Se consumido antes dos exercícios, o produto pode garantir a energia necessária para você mandar ver na malhação.

Por outro lado, se ingerido após o treino, ele ajuda na recuperação física e da massa muscular.A melhor dica, no entanto, é: faça uso da pasta de amendoim na porção correta.

Em geral, a recomendação para quem está de dieta é de até duas colheres de sopa por dia.

Caso você só queira se deliciar com o gostinho, pode consumir um pouco mais. Sem grandes exageros ela só trará benefícios.

Risco ou contraindicação da pasta de amendoim

Talvez você já tenha ouvido falar em malefícios da pasta de amendoim.

Existe sim, um risco em consumir qualquer produto com amendoim e isso se deve a uma substância chamada aflatoxina.

As aflatoxinas são liberadas por fungos encontrados em alguns alimentos, como o amendoim e outras oleaginosas, mas também no leite, no feijão e outros grãos e no trigo e seus derivados.

Quando os itens são mal armazenados, esses fungos se proliferam e contaminam o produto.

No Brasil, o amendoim é um dos alimentos mais afetados por esse problema. A contaminação por aflatoxina está associada a várias complicações no fígado, como hepatite B e cirrose.

Ela pode causar febre, vômitos, dor abdominal e de cabeça, alergias, entre outros problemas. No entanto, ainda é seguro consumir a pasta de amendoim.

Nesse sentido, uma atenção essencial é na escolha do fornecedor – a Naked Nuts, por exemplo, garante o cuidado com seus produtos, sempre oferecendo alimentos saudáveis.

Outro cuidado importante ao comer a pasta de amendoim é em relação a possíveis alergias. 

Você deve observar bem se o seu corpo não está apresentando alguma reação incomum após a ingestão do produto.

E é bom lembrar mais uma vez: nenhum alimento em excesso é saudável.Portanto, controle bem a quantidade consumida.

Perguntas frequentes sobre pasta de amendoim

Risco da pasta de amendoim

É importante você ter segurança na hora de começar a consumir qualquer alimento ou seguir novas dietas.

A pasta de amendoim é um produto amplamente utilizado nos Estados Unidos – a “peanut butter” já está consolidada por lá, mas aqui ainda não são todas as pessoas que a conhecem. 

Por esse motivo, é comum surgirem algumas questões. Tire aqui as principais dúvidas a respeito do assunto!

Qual é o melhor horário para comer pasta de amendoim?

Não existe uma regra sobre qual horário consumir a pasta de amendoim, mas com planejamento ela pode ser ainda mais benéfica.

É comum usá-la no lanche pré-treino, já que ela é um alimento calórico e evita a hipoglicemia durante o esforço físico.

Ela também é uma fonte de gorduras insaturadas, benéficas para o organismo e ótimas fornecedoras de energia.

Ao consumir a pasta de amendoim depois de treinar, ela pode ser uma grande aliada na recuperação das fibras musculares.

O alto índice de proteínas e o potássio presente no alimento ajudam muito no ganho de massa muscular.

Pode comer pasta de amendoim todos os dias?

Com tantos benefícios que você viu até aqui, pode ter certeza de que a resposta para essa pergunta é sim!

Sem exageros e aliada a uma dieta saudável e exercícios, a pasta de amendoim pode ser consumida todos os dias.

Um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association, inclusive, afirma que comer até duas colheres de sopa de pasta de amendoim por pelo menos cinco dias da semana pode reduzir em até 30% o risco de desenvolver diabetes.

Quem está de dieta pode comer pasta de amendoim?

Muitos se perguntam se a pasta de amendoim engorda. No entanto, para quem quer perder peso ela pode ser uma ótima solução, sim – basta ingerir o alimento com cuidado e controle e aproveitar seus benefícios.

O principal deles é a sensação de saciedade proporcionada devido à quantidade de fibras e gordura insaturada que possui.

Isso ajuda você a não recorrer a lanchinhos com tanta frequência e ainda é supergostosa, suprindo aquela vontade de um docinho.

Como escolher a melhor pasta de amendoim?

A atenção na hora de escolher a melhor pasta de amendoim é fundamental. Ainda que não seja uma tarefa tão difícil, ela exige alguns cuidados básicos:

  • Confira se o produto não tem açúcar e conservantes: a pasta de amendoim é um alimento calórico, portanto evite as opções que incluam açúcares ou adoçantes para não comprometer os seus reais benefícios
  • Prefira ainda as pastas de amendoim 100% naturais: algumas pastas incorporam sabores diferentes ao usar chocolate ou outras oleaginosas para dar um sabor extra; isso não é um problema, mas apenas tenha atenção aos ingredientes utilizados
  • Opte pelas receitas que utilizam o máximo possível de nuts puras: quanto mais natural, melhor!

Se você quer ter certeza de que está comprando o melhor alimento para a sua saúde, confira a nossa lista de pastas de nuts

Temos diversas opções para quem prefere o puro gostinho de amendoim ou para aqueles que procuram um sabor a mais.

Nossas pastas são totalmente naturais e 90% puro nut. Além disso, ainda temos opções veganas e sem lactose.

Conclusão

Para que serve a pasta de amendoim? Para manter seu corpo saudável e cheio de energia! Além de perfeita para quem treina ou está de dieta, esse alimento também ajuda na prevenção de doenças e manutenção da sua saúde.

Nesse artigo, você descobriu mais sobre os 8 principais benefícios da pasta de amendoim para seu corpo.

Conheça todas as nossas pastas de nuts naturais e escolha sua favorita! Contamos com opções de Pasta de Nuts veganas, sem lactose e para todos os gostos!

Obrigado por ler até aqui!