A vida é sustentada por diversos fatores, mas o conjunto de mecanismos que protegem a nossa vida dos diferentes vírus, bactérias, fungos, cortes, dores e diversas outras ocasionalidades, é chamado de sistema imune.
O sistema imunológico, mais conhecido como imunidade, é o principal complexo de defesa do organismo e abrange todas as formas de barreira possíveis, desde a saliva ou da lágrima, até células brancas que sempre estão naquelas folhas de exame de sangue.
A imunidade é comumente dita como alta ou baixa, boa ou ruim, mas na linguagem nua e crua, o que isso quer dizer? O que é imunidade? Como posso aumentá-la?
Se você quer a resposta dessa e de outras perguntas, fique com a gente até o final!
O que é imunidade e qual o papel no nosso organismo?
A imunidade é o conjunto de mecanismos, substâncias e respostas que o nosso organismo tem a qualquer momento diante de uma possível ameaça, visando proteger e defender a integridade dos nossos sistemas.
O corpo é um maquinário complexo e muito evoluído, no entanto, há diferentes tipos de outros organismos e de situações em que ele acaba ficando em perigo. Quando treinamos ou nos cortamos, por exemplo, nosso corpo inflama para viabilizar a reparação daquele tecido.
Em casos de incidência de vírus ou de bactérias, nosso corpo também tem uma reação de combate a esses agentes. Após essas situações de inflamação, o sistema imune se encarrega com a desinflamação do tecido alvo também.
Sendo assim, de forma resumida: a imunidade é um dos sistemas mais complexos do organismo, responsável por manter a integridade da vida.
Como aumentar a imunidade?
A imunidade de algumas pessoas costuma andar “baixa”, sendo que, de forma mais clara, a imunidade dessas pessoas andam com um combate abaixo do ideal para um indivíduo saudável. No entanto, como podemos “aumentar” a sua ação?
Como dito anteriormente, o combate ideal contra microorganismos danosos ou situações de maior dano ao organismo (como após o treinamento), é referente a indivíduos saudáveis, com o sistema imunitário estabilizado, logo, fatores que influenciam o estilo de vida de alguém, influenciam sua capacidade imunitária, como a alimentação balanceada e diversificada (rica em nutrientes, com boa quantidade, harmônica e adequada para um indivíduo).
A prática regular de exercícios físicos (pontualmente, pode afetar a imunidade de forma negativa, mas cronicamente, fortalece seus mecanismos). Uma noite de sono regulada (sem interrupções, com horários fixos, pouca exposição à luz, sem a ingestão de estimulantes, por um tempo ideal e com um ambiente de clima ameno/confortável).
Além de uma boa teia de relacionamentos e comunicação, assim como um equilíbrio emocional e saúde mental muito bem trabalhados!
Algumas dicas para manter a imunidade são:
- reduza o consumo de alimentos ultra processados e aumente o de alimentos in natura e minimamente processados (no entanto, há certos alimentos processados que, no contexto certo, conseguem auxiliar);
- beba água em quantidades ideais (se ainda não sabe o quanto seria o ideal, acesse o nosso artigo sobre beber água);
- pratique exercícios físicos constantemente (pelo menos, 30 minutos por dia de caminhada, que podem ser fracionados no decorrer do seu tempo acordado);
- preze pelo seu sono;
- consuma entre 25-35g de fibras por dia (se for adulto), como a pasta de castanha de caju sabor cocada;
- reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
- aumente as porções de frutas durante o dia;
- tome banho de sol;
- higienize-se bem;
- consuma vegetais diariamente;
- cuide da sua saúde mental.
Alimentos que aumentam a imunidade e como inseri-los na alimentação
Uma das maiores falácias do mundo moderno é essa: “alimentos que aumentam a imunidade”. Entenda, com base no que expliquei anteriormente, um alimento apenas seria capaz de aumentar a imunidade?
Temos um jovem de 20 anos, que fica dentro do quarto 12h por dia, dorme 4h por noite e apenas sai para comer 3 vezes ao dia. Supondo que em 3 refeições ele consuma doses ideais de vitaminas e minerais (que sejam de fontes alimentares).
Além do suficiente de energia para o organismo, será que esse garoto poderia ter uma imunidade boa? Claro, de forma investigativa, com exames e a exposição desse indivíduo a diferentes tipos de situações no decorrer de algumas semanas, poderíamos avaliar sua imunidade e tirar nossas próprias conclusões.
No entanto, há uma maior probabilidade de esse indivíduo, pela ausência de exposição à luz solar, a falta de prática de exercícios físicos, o sedentarismo, a menor exposição ao ambiente externo e por diversos outros fatores, contrair doenças, possuir maior dificuldade de combatê-las e ainda despender de mais energia para um mesmo esforço de combate aos “malfeitores” presentes no organismo.
Mas se fossemos listar alguns alimentos importantes para “fortalecer” a imunidade, diria que seriam:
- alimentos fontes e ricos em vitamina C;
- fibras;
- carboidratos em quantidades ideais;
- proteínas de alto valor biológico (ou um misto das que possuem baixo);
- água;
- gorduras insaturadas (você encontra na pasta de castanha de caju sabor chocolate branco);
- frutas.
Sendo assim, sugerimos que preste atenção no seu contexto de vida atual e implemente as atitudes mencionadas de forma gradativa!
Esperamos que tenha gostado!
Conheça a Naked Nuts
Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10!
Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar…
Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!
Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!
Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!
Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!