comércio virtual no brasil

Você quer abrir a sua loja virtual, mas ainda não tem certeza de como está o comércio virtual no Brasil? Pois saiba que este é o melhor momento para investir no empreendedorismo digital. 

O relatório Webshoppers 43ª edição, realizado pela Ebit | Nielsen, revelou que o comércio online atingiu um faturamento de R$ 87,4 milhões em 2020. Esta é a maior alta em 13 anos!

Além disso, a expectativa é que o e-commerce no Brasil cresça mais 56% até 2024, segundo a pesquisa “The Global Payments Report 2021” da Worldpay from FIS.

Estes dados provam que abrir uma loja virtual é uma iniciativa que pode ser bastante lucrativa. Mas, antes de tomar sua decisão, vamos conhecer mais um pouco sobre esse mercado? Então, vem com a gente!

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Comércio virtual no Brasil: qual a situação atual?

Em 2021, o comércio virtual no Brasil teve um crescimento expressivo de 48,41% em comparação com o ano anterior.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Este forte crescimento revela um novo hábito de consumo dos brasileiros: migrar das lojas físicas para os e-commerces.

Essa mudança, acelerada pela pandemia, veio para ficar. Basta analisar os dados do ano passado. Nós não enfrentamos um período de confinamento e ainda assim os números das compras online não pararam de crescer.

E não tem mais volta. A expectativa é que o e-commerce avance cada vez mais!

Como é o e-commerce no Brasil?

Para entender melhor como é o comércio virtual no Brasil, vale a pena analisarmos o relatório da NeoTrust sobre o ano de 2020:

  • foram mais de 301 milhões de compras online realizadas por brasileiros;
  • Sudeste lidera o volume de compras online, com 64,8%;
  • as mulheres são as que mais compram online, representando 57,3% dos pedidos. Os homens ficaram com 42,7%;
  • os homens gastam mais, com ticket médio de R$ 503,40;
  • os principais grupos de consumidores por idade foram de 26 a 35 anos (com 33,6% do total de pedidos) e 36 a 50 anos (com 33,2%);
  • foram 20,2 milhões de novos consumidores;
  • o número de lojas virtuais cresceu 40% em 2020 e já são 1,3 milhão de e-commerces que vendem online.
crescimento do comercio virtual no brasil

O crescimento do comércio virtual no Brasil na pandemia

O isolamento social, medida tomada para conter o avanço da Covid-19 no país, foi um dos grandes responsáveis por acelerar o crescimento do comércio digital no Brasil.

Afinal, a situação levou os brasileiros a usarem ainda mais a internet. E, além disso, quem nunca tinha comprado online antes, passou a adotar o varejo digital como uma opção.

A praticidade em pesquisar preços e comprar sem sair de casa fez de 2020 e 2021 os melhores anos do comércio eletrônico até agora. 

Comércio virtual no Brasil: 4 Vantagens de abrir seu negócio online

Antes de começar seu próprio negócio e aproveitar uma fatia deste mercado, você deve estar se perguntando quais são os benefícios de vender na internet, não é?

Por isso, confira agora as principais vantagens de abrir sua loja virtual:

1. Maior alcance

Um dos principais benefícios do comércio virtual no Brasil é a possibilidade de alcançar um público muito maior, sem limitações geográficas.

Segundo uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil, realizada em 2020, 152 milhões de usuários brasileiros têm acesso à internet. Isso significa que 81% da população com mais de 10 anos já navega online.

Desses, 88% compram online, de acordo com estudo realizado pela IDC Telecom.

2. Ampla disponibilidade

Na internet, você pode vender seus produtos 24 horas por dia e todos os dias da semana. Diferente do que ocorre nos estabelecimentos físicos, que costumam funcionar em horário comercial.

Ainda que você e seu time trabalhe em um horário específico, os consumidores podem encontrar seu site a qualquer momento e seu e-commerce continua registrando pedidos.

Ou seja, o horário não será um limitador para os seus ganhos.

3. Facilidade para começar

Em comparação com as empresas tradicionais, abrir uma loja virtual é bem menos burocrático e demanda um planejamento mais simples.

Afinal, você não precisará se preocupar com alvará de funcionamento, aluguel de espaço físico, aquisição de móveis e contratação de colaboradores.

Muito pelo contrário, basta ter um CNPJ e um site para começar a vender. Inclusive, se usar marketplaces, como no Mercado Livre, é possível dar início às vendas sem ter site próprio. 

Isso significa que em poucas semanas você poderá colocar seu negócio em operação.

Mas, atenção! Ainda que o comércio virtual no Brasil seja um caminho mais fácil, não significa que você não precisa de um bom plano de negócios!

4. Baixo capital inicial

Basicamente, o capital inicial será direcionado para formalizar a sua empresa, desenvolver um site, criar a sua marca e divulgá-la na internet.

Ainda envolve outros custos, como aquisição de estoque e, se precisar de ajuda, contratação de funcionários. Mas, ainda assim, acaba saindo bem mais barato do que abrir uma loja física.

Por essa razão, um e-commerce é o tipo de empresa mais indicada para quem deseja abrir um negócio com pouco dinheiro.

Comércio virtual no Brasil: como entrar nesse mercado?

Agora que você já tem um panorama de como está o comércio digital no Brasil, pode começar a planejar seu negócio online.

Para isso, listamos algumas etapas que você precisará passar:

  1. escolher seu nicho;
  2. analisar o mercado que deseja ingressar (público-alvo, demanda e procura, concorrência, etc);
  3. determinar sua plataforma de vendas, por exemplo, loja virtual, marketplace ou até redes sociais;
  4. selecionar fornecedores;
  5. ter um plano financeiro;
  6. formalizar sua empresa.
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Comércio virtual no Brasil: tendências para o futuro

É certo que as compras online continuarão em evidência nos próximos anos. Como vimos no início do texto, a expectativa é que o setor avance 56% até 2024 em território nacional.

No entanto, com a migração de diversas empresas para o mundo online e com o aumento de novas lojas virtuais, a concorrência pode ser cada vez mais acirrada.

Logo, para se destacar, é crucial acompanhar as tendências para o futuro do e-commerce. Nós listamos as principais para você ficar de olho:

  • foco na experiência do cliente;
  • novas opções de pagamento;
  • velocidade no tempo de entrega;
  • experiência omnichannel, isso é, digital e físico cada vez mais conectados;
  • integração de novos canais de venda e de comunicação (por exemplo, vendas pelo WhatsApp Business);
  • atendimento humanizado;
  • estímulos visuais, como vídeos e realidade virtual;
  • sustentabilidade e responsabilidade social.

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Conclusão

Neste artigo, você descobriu como está o comércio virtual no Brasil e quais os potenciais para quem deseja abrir um negócio online. 

Agora, é só pesquisar mais a fundo sobre como abrir uma empresa online e acompanhar as próximas tendências para criar um empreendimento de sucesso.

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