Será que você nasceu para atuar no sistema food service? Vamos te mostrar do que se trata o termo e quais são as inovações dele para 2021. Com isso, certamente, você conseguirá responder a grande questão. 

Então, curioso para saber todos os detalhes? 

Já vale adiantar que quem se dedica ao food service colhe excelentes resultados constantemente. 

Continue a leitura e entenda tudo do assunto! 

Sistema food service: o que significa?

Sistema food service ou serviço de alimentação (no português) é a rede de fornecedores,  estabelecimentos e autônomos que comercializam comidas e bebidas. 

Sendo assim, nesse grupo entram: indústrias alimentícias, restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, food truck, hamburguerias e afins. 

Apesar do nome diferente, o conceito é assim bem simples mesmo. Mas, então, por que será que ele está em pauta? 

O fato é que grande parte da população consome bastante comes e bebes feitos fora de casa. 

De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em 2019, um terço das despesas dos brasileiros são relacionadas à compra de “comida de fora”

sistema food service naked nuts

E isso não mudou, nem mesmo com a crise causada pelo novo coronavírus. 

Muitos negócios mantiveram suas vendas ou, até mesmo, expandiram. Tudo isso graças ao delivery que cresceu 60% só de março a maio de 2020

Se mesmo diante de uma crise sem precedentes, o sistema food service conseguiu reagir e driblar os problemas, isso significa que ele é realmente interessante, concorda? 

Para você iniciar ou ampliar os seus negócios em food service no Brasil, confira ótimas ideais no próximo tópico! 

5 tendências sobre serviço de alimentação para ficar de olho em 2021!

1. Comida saudável 

Mais uma lição deixada pela crise da Covid-19 é a maior preocupação das pessoas em relação à saúde. 

Com isso, alimentos e bebidas saudáveis ganham mais espaço no sistema food service. O bacana é que há várias possibilidades de atender essa expectativa dos clientes. 

Além de produtos orgânicos, você também pode vender comidas mais nutritivas, proteicas e lights, como as veganas por exemplo.

2. Alta tecnologia 

Nem só de comida boa e atendimento eficaz se constrói um food service de sucesso. Também é fundamental investir em tecnologia. 

O que queremos dizer é que é importante ter: cardápio digital por QRcode, plataforma de delivery simples, intuitiva e rápida, além de formas mais fáceis de pagamento. 

Um exemplo muito recente deste último ponto, é a transação bancária por Pix, já aproveitada por diversos bares e restaurantes. 

sistema food service tendencias

3. Pratos personalizados 

Muitas pessoas também gostam de refeições personalizadas. Isso não necessariamente significa que você precisa criar coisas mirabolantes. 

A missão é apenas dar a possibilidade do cliente montar um lanche, por exemplo, como ele quiser (ainda que o pedido seja feito via delivery). 

Afinal, quanto mais a comida ou a bebida agradar o gosto dos consumidores, maiores as chances de você fidelizar o público. 

4. Experiência do cliente

Mais uma tendência para o mercado food service é focar na experiência do cliente. Pense em como dá para criar conexões entre consumidores, produtos ou pratos e ambientes.

Se você vende, por exemplo, pastas saudáveis, uma boa ideia é entregar um panfleto para contar a origem dos ingredientes e como esses alimentos são desenvolvidos. 

Já para quem tem um restaurante, a sugestão é deixar que o chefe explique o porquê da composição dos pratos e da ordem do menu. 

5. Responsabilidade social 

Profissionais especializados em gestão de marcas afirmam que, nos próximos anos, os consumidores estarão mais atentos à responsabilidade social das empresas

Com isso, vale rever a missão, visão e valores dos seus negócios. 

Talvez seja interessante, por exemplo, tomar mais consciência sobre a sustentabilidade e investir em produtos e embalagens que não agridam o meio ambiente. 

Você pode levantar a bandeira que quiser, desde que ela tenha valor para a mudança do mundo e, claro, que some à sociedade. 

Perguntas frequentes sobre sistema food service

Além de explicar o que é food service e suas inovações, também separamos algumas questões comuns sobre o assunto. 

Confira quais são elas e, claro, as respostas: 

Quais são alguns exemplos de food service?

Existem inúmeros exemplos de food service. Podemos citar os seguintes: 

  • mercado de produtos orgânicos;
  • doceria; 
  • strogonofferia;
  • loja de cookies;
  • pastelaria;
  • restaurante de comida típica;
  • pizzaria;
  • entre tantos outros. 

Quais são as vantagens de um sistema food service?

A primeira grande vantagem do sistema food service é poder vender aquilo que é imprescindível à vida humana: comidas e bebidas. 

Ou seja, se você souber estruturar o seu empreendimento com base em um plano de negócios, sempre haverá público. 

Outro benefício é a possibilidade de ser criativo e inovar. Para fazer parte do serviço de alimentação, não é obrigatório ter um restaurante tradicional. 

Dá para desenvolver novos pratos, focar em um tipo de comida bem específica, mesclar a oferta de produtos (orgânicos e vegetarianos) e várias outras ideias. 

Como funciona o sistema food service no Brasil?

Sem dúvidas, o Brasil é plural em vários aspectos. No sistema food service, isso não é diferente. 

De norte a sul, podemos encontrar desde indústrias a pequenos produtores de comidas e bebidas. 

Depois, todas essas produções vão parar em restaurantes, lanchonetes, padarias, hamburguerias, mercados, food truck e carrinhos de rua. 

O food service brasileiro também é muito marcado por comidas típicas.  

Conclusão

Por aqui, vimos o que é o sistema food service, como ele funciona no Brasil e quais são as inovações desse mercado para 2021. 

Gostou das dicas? 

Vale a pena tirar as suas ideias do papel, desenvolver o seu serviço de alimentação e ter todo o sucesso. 

Só não esqueça de que, antes de tudo, é imprescindível saber tudo sobre o seu público-alvo

Confira quais são os anseios, dificuldades e gostos dele. Quanto mais informações você tiver nas mãos, mais certeiras serão as suas ações. 

Boa sorte nos negócios! 

Para outras dicas como essas, continue aqui no blog Naked Nuts